Seguidores

Se quiser ser informado sobre os novos textos publicados no blogue, coloque o seu email

quarta-feira, fevereiro 04, 2026

A desgraça de Mandelson


Peter Mandelson foi uma das figuras políticas mais talentosas do Reino Unido. Membro dos governos de Tony Blair e Gordon Brown, exerceu forte influência durante essa era trabalhista antes de entrar para a Câmara dos Lordes em 2008. Durante quatro anos, ocupou o exigente cargo de Comissário Europeu do Comércio.

Em fevereiro de 2025, foi nomeado embaixador britânico nos Estados Unidos pelo primeiro-ministro Keir Starmer. Porém, apenas sete meses depois, em setembro, foi demitido quando se comprovou a sua embaraçosa proximidade com Jeffrey Epstein, o pedófilo americano encontrado morto na prisão e cujas ligações continuam a comprometer diversas personalidades.

Recentemente, surgiram revelações ainda mais graves envolvendo Mandelson. Alegadas fugas de informação económica sensível, ocorridas durante o seu tempo em Downing Street, podem ter sérias consequências judiciais. Num curto espaço de tempo, Mandelson viu-se forçado a abandonar o Partido Trabalhista e a renunciar ao seu lugar na Câmara dos Lordes. Embora mantenha o título de Lord Mandelson, nos dias que correm o Reino Unido refere-se a ele com nomes bem menos lisonjeiros.

Jaime Nogueira Pinto

Jaime Nogueira Pinto completa hoje mais uma década de vida. Há mais de cinquenta anos que somos amigos. Na política, como sabem aqueles a qu...