sexta-feira, janeiro 16, 2015

O nosso país


Há uns anos, referi-me por aqui a um dos "pecadilhos" tradicionais de alguns diplomatas: ficarem convencidos com os argumentos dos países onde estão acreditados e tenderem a explicar ao seu próprio governo as razões dos seus anfitriões. Chama-se a isso, na gíria diplomática, "to go native". Quando um diplomata se deixa cair nesta atitude, a melhor solução é retirá-lo de imediato do posto. Não se paga a ninguém para representar os interesses dos outros, porque a regra primeira da diplomacia é "my country, right ou wrong". Ao longo da minha carreira foi-me sempre perfeitamente indiferente se o país que me acolhia tinha ou não razão numa questão bilateral connosco. Eu estava lá para defender a nossa posição, por mais absurda que ela fosse. Quem não perceber isto e assim não pensar é melhor escolher outra profissão.

Lembrei-me disto hoje, ao almoço, ao ouvir o embaixador americano em Lisboa, Robert Sherman, que tive o gosto de ter como meu convidado para uma tertúlia de amigos. Contava ele que o antigo "Secretary of State" (designação dada ao ministro dos Negócios Estrangeiros, nos EUA), George Shultz, tinha no seu gabinete um grande globo, com o desenho de todos os países do mundo. Quando recebia alguém que havia sido nomeado embaixador dos Estados Unidos da América para um determinado posto, costumava pôr o globo a rodar e, quando ele parava, perguntava ao recém-designado chefe de missão: "Aponte aí o seu país". O homem (ou a mulher), que havia estudado bem a sua lição, até para poder passar no exigente escrutínio pelo Congresso, logo descortinava e designava no globo o Estado em cuja capital iria servir nos próximos tempos. Shultz corrigia-o de imediato: "Está enganado! O seu país chama-se Estados Unidos da América!".

Uma bela lição!

5 comentários:

Anónimo disse...

"to go native": diplomatas afectados pelo síndroma de Estocolmo.
Eduardo

Isabel Seixas disse...

Faz sentido.

patricio branco disse...

boa história.
houve em 1975 um embaixador de portugal no maputo, o primeiro aliás, que levou essa posição do go native ao extremo, pois tornou-se, conta quem viveu isso, um defensor a ultranza de moçambique contra portugal.
houve finalmente uma rebelião dos seus colaboradores diplomatas na embaixada, que denunciaram a lisboa a cumplicidade intolerável do homem com o governo moçambicano e o embaixador (de nome albertino, nomeação politica)acabou por ser afastado (ou se demitiu) e regressou a lisboa.
não lhe foi mandado fazer antes o teste do globo.

Joaquim de Freitas disse...

O que sempre me admirou na função de embaixador, não é tanto o facto que ele defenda os interesses do patrão! Mas quando os interesses do patrão vão até ao desprezo do regime que dirige o país no qual é acreditado, complotando para eventualmente o fazer cair por meios violentos , isso sim, revolta-me.
Um embaixador americano é frequentemente um espião ao serviço dos interesses do seu país. Como o é também um embaixador russo ou doutras nacionalidades, mas estes sem o mesmo poder.

Em Portugal qual foi a influência de Carlucci no desenvolvimento da Revolução de Abril?
E na América Latina, por exemplo em Santiago do Chile?
A associação das noções de espionagem e de diplomacia , frequente no caso dos USA, concede ao embaixador duma grande potência uma imagem ambígua, de honorabilidade e de interferência criminosa.

Mas a diplomacia duma grande potência pode acusar falhas espectaculares como aquela que se verificou há dias em Paris. A arrogância americana que considera que quando a América é atacada pelo terrorismo internacional o mundo inteiro deve reagir para a defender, não permitiu à sua diplomacia de considerar que a presença em Paris de Obama, Kerry ou Biden se impunha. A presença da embaixatriz americana em França, Jane Hartley, passou despercebida num cortejo de 1 milhão de pessoas.
O que levou Kerry a vir ontem a toda a pressa depor algumas flores em frente do supermercado kasher onde os Judeus foram assassinados, e a fazer uma visita ao Eliseu. Il vaut mieux tard que jamais! Mas , o mal está feito!

Anónimo disse...

"complotando" é uma palavra linda!

Entretanto, e como é hábito do seu fanatismo, o Freitas, no meio de tudo isto, só se consegue preocupar com os EUA...

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...