Só há pouco vi a entrevista feita a José Sócrates por José Rodrigues dos Santos, que altera de forma muito substancial o modelo plácido e de mero "compère" que vinha sendo utilizado pela sua parceira habitual de programa - modelo esse, aliás, similar àquele que é utilizado para os espaços de intervenção de Marcelo Rebelo de Sousa, de Marques Mendes, de Morais Sarmento, de António Vitorino, de Manuela Fereira Leite, de Augusto Santos Silva, de Francisco Louçã ou de Bagão Felix.
Acho que a RTP merece ser felicitada pela introdução do contraditório na conversa, que a torna muito mais animada, mais viva, mas também mais exigente para o entrevistado e interessante para o espetador. É claro que alguns dirão que aquele espaço não é, em rigor, um espaço de entrevista, mas um mero contraponto para um comentário político, pelo que a fixação da agenda discursiva é da responsabilidade essencial do titular do programa. Pode ser que assim seja, mas acho que todos têm a ganhar muito mais com o prosseguimento deste modelo. Desde logo, o jornalismo, que está praticamente ausente dos outros momentos de comentário. E, depois, o próprio José Sócrates, que é estimulado a prestações mais afirmativas e menos complacentes com a sua "narrativa", o que lhe oferece uma oportunidade para mostrar o seu espírito combativo.
Resta-me uma dúvida: como vão passar as ser as "conversas" com Morais Sarmento, que a RTP "inventou" para equilibrar politicamente a contestada presença de Sócrates? E será que os outros interlocutores televisivos de políticos "na reserva" vão aprender com a excelente lição dada por Rodrigues dos Santos?
Em tempo: tinha-me "esquecido" que, neste país de "prós e contras", o tema Sócrates é um catalizador de comentários contrastantes, como o Acordo Ortográfico, as touradas ou a República.
Em tempo: tinha-me "esquecido" que, neste país de "prós e contras", o tema Sócrates é um catalizador de comentários contrastantes, como o Acordo Ortográfico, as touradas ou a República.
21 comentários:
Comentários paraquê ?...
Assim vai a Televisão "pública"...
Alexandre
Brilhante e muito diplomática a forma como coloca a questão da utilização do estilo agressivo/jornalístico com o José Sócrates e de teleponto com os restantes opinadores.
Concordo, em parte. O convidado deveria ter conhecimento antecipado do modelo e formato da entrevista a que iria estar sujeito. Apanhado de surpresa, como parece ter sido, não é, em rigor, "uma excelente lição".
O Embaixador não dá o tiro, mas mata o orelhas com o sopro da bala do vizinho.Isto é ironia que se farta, e da boa.
Isto de ser diplomata tem as suas coisas, mas achar que o "grande" JRS deu uma "excelente lição" é um pouco ousado.
Só vi os últimos minutos. Vi José Sócrates mais nervoso que o habitual mas nada indiciava tão grande fervor nos média.
Tentei ver num blogue mas a RTP bloqueou o acesso.
Vai haver mais marés que marinheiros.Aguardo.
Cumps.
O José Sócrates deu uma entrevista à RTP? O Senhor Embaixador deve andar distraído!
The son of god is portuguese!
depois disto nada nos pode surpreender!
JRS diz na sua resposta (Banda Larga-sapoblog)que almoçou com Sócrates e o avisou que o espaço ir ser como foi. nenhuma surpresa para Sócrates.
Vi toda a entrevista. Nunca perco.
Foi sim uma grande partida do jornalista, que quis brilhar. Se calhar, ainda a lembrar-se do tempo do Dr.Almerindo. Continua, muita gente, a abominar o homem! As alternativas é que foram "porreiras". Apesar das rasteiras surpresa, acho que chegou para as encomendas. Deem-lhe os temas previamente, como fazem com os outros comentadores para o homem vir preparado. Isso é que é honesto.Mas ficou bem à vista de toda a gente qual era a intenção.
tás mesmo preocupado com o Morais Sarmento...como se tivesse sido ele a chamar a troika. O que te preocupa foi que ontem o povo portugues, ou parte dele viu a verdade nua e crua. O animal feroz não vinha preparado para ouvir a verdade. Ele gosta mais da mentir.
"Falem dele é o que ele quer"
Vox Populi
Quando se entra em campo para jogar futebol e se depara com futebol"americano",o mínimo exigível e ter sido avisado,pra trazer o capacete....JvJ
O Tudo e todos que são considerados deveras importantes e mediáticos adquiriram esse estatuto à base da capacidade de conceber e gerar grandes apoios e grandes controvérsias...
Sr.embaixador, pf nao se esqueca de se perguntar como passara a ser este programa, supostamente de opiniao. Entrevistas semanais? E os espectadores, nao deveriam ter sido previamente informados da alteracao de formatos? Para mim, foi uma desonestidade q fizeram a JS. Cts.
E o link? O link, senhores, que não consigo ver o vídeo em lado algum!
Estão bem um para o outro. Nada nos salva desta porra triste...
para o/a anónimo/a das 07:35, aí vai um link:
www.corporacoes.blogspot.pt
Ó Seixas quem não te conhecer que te compre. O teu socratismo é muito claro
Jose Gomes Ferreira teria feito melhor entrevista ao pai da 3a bancarrota. veriam um animal feroz em debandada.
ele que se atreva...
Senhor Embaixador,
Eu também vi e ouvi o Sócrates, em Banguecoque, a ser entrevistado pelo José Rodrigues dos Santos... O Sócrates é um "artista" de mérito e venha o primeiro jornalista/entrevistador que consiga levar-lhe a melhor! O Sócrates faz-me lembrar aqueles tipos que vi de quando marçano, na Cordoria e na Cancela Velha, no Porto, a vender a pomada santa de jiboia que curava todos os males.
Cada nação tem os sócrates que merece!
Cordialmente
José Martins
Enviar um comentário