sexta-feira, março 01, 2013

Grillo

Eu tinha à volta de vinte anos. Numa madrugada, o Sud-Express em que seguia a caminho de França parou, por alguns minutos, numa estação espanhola. 

Dado que a "couchette" que me cabia era grandemente incómoda, há horas que eu vagueava pelo corredor do comboio, espantando o sono. Era Verão e abri uma janela, na noite quase deserta de gente, no meio da meseta. Perguntei a alguém que passava onde estávamos: Medina del Campo, foi a resposta.

Foi então que, de alguém que viajava duas carruagens adiante, ouvi, num tom arrastado, num registo de óbvio gozo, uma voz gritar: "Grilo! Ó Grilo!". Ao meu lado, um viajante, também sem sono, comentou: "Quem será este Grilo?". Eu sorri.

Não expliquei, talvez porque era uma longa história, que o passageiro aos berros era, com toda a certeza, um queiroziano de mérito. Numa noite ferroviária em Medina del Campo, repetir o chamamento do "Grilo" era, garantidamente, alguém a reproduzir a cena famosa de "A cidade e as serras", quando um desesperado Jacinto temia que o criado negro, que tinha a seu cargo as milhentas bagagens destinadas a confortabilizar Tormes, se viesse a perder na mudança de comboio. O que acabou por acontecer, com as 27 malas a irem parar a Alba de Tormes...

Lembrei-me deste episódio ao ouvir ontem, em toda a comunicação social, imensas notícias sobre um Grilo. Este Grillo tem dois "ll", é italiano e parece que vamos ouvir falar muito dele no futuro, para mal dos nossos pecados - para quem os tenha, claro.

10 comentários:

Anónimo disse...

A prestação "Grillo" está a incomodar muito boa gente.

Porque será?

Povo italiano sábio...

Aguardemos pelas cenas dos próximos capítulos,sem conventos, claro.

Isabel Seixas disse...

Ora então, cantemos de grilo...

Anónimo disse...

agora no sud express nem a janela se abre...

ja viu, como é possivel?


entre outras coisas é porque
na europa se decidiu que os comboios internacionais nao podem ter janelas que se abram...

maravilhas do continente

"para mal dos nossos pecados"





Defreitas disse...

Dos dois respeitáveis seniores , o do Vaticano e o do Quirinal, que chegam ao fim duma vida repleta de acontecimentos extraordinários, que o destino respectivo lhes proporcionou, se o primeiro lançou a esponja e declarou não querer continuar um combate traiçoeiro recheado de golpes interditos da parte dos seus próprios discípulos, o segundo não tem outra alternativa que de continuar até ao fim dum combate inglório , perante um Parlamento ingovernável, um sistema político formado de partidos fortes demais para permitirem aos outros de governar e fracos demais para governar sozinhos, enquanto que o primeiro partido lhe é hostil.

O Presidente Napolitano vai pagar caro o erro de ter convidado para presidente do conselho um dos piores economistas da península, Mario Monti, da equipa da Goldman Sachs, bem visto da Troïka e do FMI, que desceu à arena eleitoral para tomar o lugar, cria ele, do reptil berlusconiano, que ele pensava completamente gasto na luxuria e nos excessos, mas que ganhou o direito de veto !
Mario Monti, que vinha à TV com um cão alugado para fazer "popular", paga o erro de calculo tremendo de ignorar que os Italianos não lhe perdoam de ter semeado a miséria de norte a sul, numa política de austeridade brutal, da qual os Italianos não vêm os resultados .

Os cidadãos não perdoam aos políticos de lhes terem exigido sacrifícios terríveis, quando a única porta de saída que lhes deixam é a emigração ou uma vida vegetativa na Pátria, que vêm desaparecer todos os dias aos poucos, vendida aos estrangeiros . Os cidadãos teriam aceitado os esforços se os resultados estivessem à vista, e não em dez ou vinte anos, como parece ser o caso. E os cidadãos não perdoam a deliqüescência política que é visível por todo o lado.

E então veio o Grillo! Verdadeiro cimento das oposiçoes de todo o gênero, movimento verdadeiramente nacional, implantado em todo o pais, o que é extraordinário, mesmo na Sicília.
Vencido o Bersani e as suas ilusões neo liberais, que se esforçava de esconder, sob cobertura da esquerda democrática.
Vencido o Vendola, o inventor da quadratura do circulo: ala esquerda dum centro esquerda que ocupa o centro liberal. Dores de cabeça!
Vencido o Gianfranco Fini : outrora poderoso, humilhado com 0,4% dos votos. . Sic transit gloria mundi.

Grillo vai fazer cantar os outros, mas ainda não é um movimento capaz de chegar ao coração do Estado, para governar. Será para mais tarde! Mas já começou a dar suores frios à Europa e ao Euro, e só o seu resultado eleitoral já custou algumas centenas de milhões de euros ontem, no mercado onde os Estados vão levantar capitais, porque os especuladores jà começaram o trabalhinho que consiste a semear a duvida para ganhar mais ....

Sim, a Europa vai sofrer, até não poder mais.

J. de Freitas

patricio branco disse...

boa história esta passada no sud-express e belo cartaz.
assim como nasceu pode desaparecer ou morrer politicamente. na verdade BG parece que quase não tem um programa, para alem de 2 ou 3 coisas...a italia sair do € ou da UE algo assim e mais qualquer coisa. mas será sem duvida um voto de rejeição dos outros partidos e irá contar nas camaras...
era um bom comediante, de monólogos satiricos !!

Anónimo disse...

Em terra do Pinóquio, fala agora o Grillo. Nada que não tivéssemos já visto.

Anónimo disse...

Ontem, Manuel Alegre disse que o atual Governo é insensível e indiferente às manifestações populares. Mesmo na ditadura o governo atendia às manifestações e até recuava.
Grillo não é tão limitado! É muito mais “abrangente”, ao dizer o mesmo de todos os governos.

Defreitas disse...

De anonimo:
"Grillo não é tão limitado! É muito mais “abrangente”, ao dizer o mesmo de todos os governos.

1 de março de 2013 11:49"

Sim, devemos esperar para descobrir melhor este Grillo. Mas, depois das experiências sexuais de Berlusconi e tecnocraticas de Monti, parece que os Italianos não aguentam mais e pedem outra coisa que os partidos, a divida, as combinações, a submissão e o rigor eterno. Enfim uma parte dos Italianos. Com os outros, como diz Sartre, isso pode continuar !
O Estado somos nos, diz o Grillo. E estamos bem de acordo. Hoje o Estado, não é Luis XIV com Molière, o Estado é a grande Comissão de Bruxelas encarregada de nos ruinar e de nos destruir e é perfeita neste trabalho !

Anónimo disse...

O presidente Napolitano não convidou Monti foi "obrigado" pelo banco que governa o mundo, através do sr.Draghi (ex-Goldmamn Sachs) !

Por aqui iremos de queda em queda e com um bocado de "sorte" seremos uma Região administativa da UE-RAP:
RAP, EU-Região Administrativa de Portugal

Alexandre

Defreitas disse...

" A Alexandre,1 de março de 2013 21:54" :

Sim tem razão! Napolitano não convidou, Monti foi imposto. Mas Napolitano podia recusar. Mas o pobre octogenário não tinha energia para isso. E hoje, o calamar gigante da finança internacional pode tudo, enquanto que os povos não saírem em massa para a rua e fizerem a limpeza que preconiza o Grillo: varrer todo o sistema e não só os políticos!

Foi assim...