sexta-feira, março 15, 2013

À entrada

A América Latina, agora também terra de um novo papa, é um continente complexo, onde sobrevivem fortes tensões. As últimas décadas testemunharam a consolidação de importantes processos democráticos, mas, infelizmente, não estão totalmente afastadas as raízes da perturbação social e política.  

Esta imagem, que tirei à entrada de um edifício público de uma capital sul-americana, aliás uma das mais sólidas democracias da região, parece-me ilustrativa de que ainda há muitos mundos por este mundo.

10 comentários:

jj.amarante disse...

Não é preciso ir tão longe, por exemplo em Sófia em 2005 também existiam edifícios onde era proibido entrar armado.

Anónimo disse...

Será uma placa com futuro nas próximas décadas na América do Norte quando as armas ali forem, também, proibidas.
José Barros

patricio branco disse...

sim, um continente, como dito, complexo e cheio de tensões internas sociais e politicas em muitos dos países que o formam, mas tambem externas, por vezes entre eles, embora tudo fique pelas acusações e retoricas.
o narcotrafico, a guerrilha, as mafias, a corrupção, o populismo, a pobreza e as desigualdades económicas e a insegurança (deixar as armas à entrada...) talvez sejam alguns dos males principais dessa zona.
mas tambem ali existe um tremendo e enorme país, hoje uma grande e exemplar potencia, o brasil, cuja história nasce da e se une com a nossa e que em 2016 acolherá os jogos olimpicos
tambem existem curiosidades nesse continente, como colónias francesas sobretudo a guiana e tambem holandesas.
e donde agora chegou um papa.

São disse...

Se até nos EUA existem massacres em jardins de infância...qual o espanto ?

Bom final de semana

Anónimo disse...

É a tipica sonolência latina...a uns dá para dormitar....outros para grandolar.....!





Alexandre

Anónimo disse...

Que aqui en la Sierra Maestra del Centro Norte-Sur tambien necesitamos municiones. Vuelve, compañero!

a) El che de la Orangerie

Julia Macias-Valet disse...

Mas é só a pessoas armadas...com armas de pum ! pum ? Ou será que as pessoas armadas em parvas, armadas ao pingaró, etc. etc. também não têm entrada ?

Helena Sacadura Cabral disse...

A utilidade do aviso está na proporção do sono do recepcionista...

Isabel Seixas disse...


Ó Júlia teve piada.
Penso que serão exceção as forças da ordem...

Fez-me entretanto lembrar do risco que se corre quando se faz aconselhamento , do despertar consciências adormecidas para experimentar o implicito e logo os efeitos nocivos algo velados no conselho, no caso concreto uma minoria de entre os civis que não lhes passaria pela cabeça tal coisa senão aquando de uma qualquer estimulo colombiano ...
Por exemplo as pessoas detentoras de personalidades batizadas por Cloninger como novelty seeking...

Já me estou a imaginar a entrar num hotel a ser equacionada( versus revistada)se eventualmente "sigo" invisivelmente armada...

margarida disse...

... parece que só eu acho que a recepcionista está a olhar para algo - um ecrã de computador, talvez - enquanto lança o braço esquerdo para alcançar qualquer coisa - um crachá identificativo, quem sabe -, já que à sua frente se perfilam (enviesados) algumas almas para atender, inclusive o autor da foto que, aproveitando o momento, lança tamanha confusão?

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...