quarta-feira, abril 28, 2010

Igreja

A assistência religiosa católica é uma atividade muito apreciada pela comunidade portuguesa em França, também pelas dimensões de natureza social que estão associadas à sua ação. Por todo o país, sacerdotes portugueses, franceses e de várias outras nacionalidades - muito em especial, de países lusófonos - prestam regulares e relevantes serviços aos nossos cidadãos.

Hoje, convidei para almoçar cerca de duas dezenas desses religiosos, que operam na região de Paris, com os quais procurei estruturar uma "rede" de interação que possa resultar de forma positiva para a nossa comunidade. A grande maioria desses sacerdotes não se conhecia sequer entre si.

No plano imediato, ficou criado um conjunto de ligações pessoais no sentido de promover uma mobilização para uma missa a ter lugar na catedral de Notre Dame de Paris, no dia 12 de Junho, pelas 18.30 horas. O objetivo é aí congregar setores da nossa comunidade católica da zona de Paris, numa grande festa portuguesa próxima da nossa data nacional.

5 comentários:

Guilherme Sanches disse...

Se calhar... se calhar até há algum ateísmo ou agnosticismo em quem promove por via religiosa católica, estes encontros aglutinadores de portuguesismo e de portugueses de várias gerações na diáspora.

Mesmo que assim seja, ou se assim for, mais digno e respeitável ainda é o espírito de missão exercida nesse bocadinho de território que é também Portugal.

É por isso e por um universo de coisas que aqui não cabem, que eu tenho há muito um enorme orgulho no supremo diplomata que nos representa em terras de França,e é pena que seja apenas nesse bocadinho de território.

Um grande abraço, meu caro Embaixador

Helena Sacadura Cabral disse...

Cada vez aprecio mais a forma independente como conduz o seu mister, Senhor Embaixador!

Marília Cunha disse...

Exmo. Sr. Embaixador,

Há já algum tempo que sigo o seu blogue, pois gosto muito de descobrir as pequenas histórias que partilha sobre o mundo (para mim) fascinante da diplomacia.

Nunca comentei, mas faço-o agora para solicitar a sua ajuda na divulgação de um evento que vamos (um grupo de alunos de Relações Internacionais e a associação de estudantes) realizar na Faculdade de Letras da U.Porto no dia 21 e 22de Maio de 2010.

A primeira edição do Model United Nations da Universidade do Porto (UPMUN), à imagem dos outros eventos académicos que seguem este conceito, consistirá numa simulação da actividade da Organização das Nações Unidas (ONU), nomeadamente do Conselho Económico e Social (ECOSOC) e Conselho de Segurança, com o intuito de proporcionar aos participantes a oportunidade de desenvolverem competências em termos de negociação e de resolução de problemas e de conflitos, bem como as suas capacidades de argumentação e o seu espírito crítico.

As inscrições estão abertas até dia 8 de Maio a todos os interessados.
Mais informações estão disponíveis no site: https://sites.google.com/site/upmun2010/

Agradeço, desde já, a sua disponibilidade.

Atenciosamente,
Marília Cunha

margarida disse...

http://www.dicta.com.br/diplomacia-e-religiao/

Anónimo disse...

Há ordenamentos de palavras que de facto são a lucidez da lucidez, e que através da constatação implícita/explicita nos fazem identificar com elas...
Só para dizer que me identifico na integra com o oportuno comentário de Guilherme Sanches.
Isabel Seixas

Maduro e a democracia

Ver aqui .