terça-feira, 27 de novembro de 2012

Salazar e a emigração

Há algumas semanas, fui contactado pelo historiador luso-francês Victor Pereira, que me dava conta da edição do seu livro "La dictature de Salazar face à l'émigration - l'État portugais et ses migrants en France (1957-1974)". Não conhecia o autor mas, após ler o livro, não hesitei em tomar a iniciativa de convidá-lo a fazer o respetivo lançamento na embaixada, o que aconteceu ontem. 

Com uma apresentação feita por Yves Léonard, um grande historiador do Portugal contemporâneo, a sessão deu origem a um animado debate, na presença de largas dezenas de pessoas que se inscreveram para a ocasião, depois de uma divulgação feita através do Facebook. 

Espero que não tarde muito uma edição portuguesa deste excelente livro, o qual, a meu ver, marca um tempo novo na historiografia sobre a nossa diáspora.

4 comentários:

Isabel Seixas disse...

Prometido é devido.
Sem dúvida o local certo para a apresentação do livro.
Parabéns

São disse...

Obrigada pela informação.

Talvez seja boa ideia o autor começar a preparar novo livro sobre emigração, intitulado"Governo PSD/CDS e a emigração".

Os meus cumprimentos, com desejo de sucesso para o autor.

Anónimo disse...

Este verão fui avô em Munique.
Pergunto-me se, apesar de todo o trabalho que está a ser feito, algum dia viremos a ter economia capaz de alimentar 10 milhões.
Francisco Rangel

Anónimo disse...

Fico tocada com a sua atitude. Já tentei várias vezes comentar o post, mas só sinto uma grande comoção. Lembro sempre a descrição de Ferreira de Castro... que vai ganhando só outros cenários e outras vestimentas nas personagens...