sábado, outubro 18, 2014

Gabriel Espírito Santo (1936-2014)

Perdi mais um amigo: o general Gabriel Espírito Santo. Com uma brilhante carreira militar, que o levou ao posto mais elevado da hierarquia - chefe do Estado-maior General das Forças Armadas -, cruzei-o pela primeira vez em outubro de 1974, quando servi sob a suas ordens na 2ª Divisão do EMGFA, instalada então no Palácio da Ajuda. 

Eram tempos político-militares complexos e para sempre recordarei a sua ousadia de levar o Aspirante a Oficial miliciano que eu então era à primeira reunião da Assembleia do MFA, numa apresentação (polémica) sobre a situação partidária da época. Ficámos amigos desde então.

Ainda tenho alguns dos cartões, com letra muito bem desenhada, sempre com uma palavra amiga e personalizada, com que me mandava, com regularidade, a "Revista Militar", que dirigiu por muitos anos. Nela me convenceu a publicar um dia um artigo.

Voltei a encontrar o general Espírito Santo no Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, que ambos integrámos em 2008. Quando passei a presidir àquele Conselho, meses mais tarde, disse-me com simpatia: "Invertemos posições. Agora, você passa a ser "meu chefe"..."

Era um transmontano sereno, que apreciava e praticava o humor, que olhava o país com grande dedicação patriótica, um democrata, um militar culto. Uma pessoa de bem.

Deixo aqui uma saudação sentida e de grande respeito ao "meu general" e amigo.

7 comentários:

zpf disse...

Alguém de quem nunca esquecerei um telefonema tão surpreendente como amigo - mesmo sem nunca nos termos conhecido pessoalmente…

Zé Paulo Fafe

Franco Caruso disse...

Devo-lhe especialmente ter-me dado seu apoio em duas ocaaiões muito importantes para mim. E recordo a cordialidade no trato e a inteligência dos seus comentários. Não o esqueço.

Anónimo disse...

Jornal do Eexército, e não revista.

Publicação com 54 anos.

Unknown disse...

Caro Francisco

(Uma vez mais o blogger pregou-me uma partida: apagou tudo o que tinha escrito; mas o gajo não me vencerá! Aqui vai de novo)

A) Não conheci o nosso general, mas dizem-me os que o conheceram que era um homem bué fixe. Por isso me inclino em sua memória.

B) Mas hoje o nosso Sporting foi ao Dragom meter três batatas e podiam ter sido mais. Bibó Purto e bibó Lá te guie ou lá o que é. Biba!!!!

Ninguém nos agarraaa!!!!!!!


Abç

Anónimo disse...

Também o General Costa Gomes e outros grandes oficiais do Exército Português eram de Trás-os-Montes! Paz às suas almas!

Acácio Conde disse...

Desapareceu sem poder ter-lhe dado um sempre adiado abraço de amizade. Por ele tinha uma admiração pessoal incondicional e sem limites, pela sua postura, inteligência e verticalidade. Com ele convivi intensa e estreitamente o quotidiano sob o mesmo tecto, no Leste de Angola, durante muitos meses nos já distantes anos setenta. Sei que perdi também um amigo sincero de quem continuarei para sempre a guardar gratas recordações . Deixo aqui o preito do muito respeito pessoal pela sua memória que bem merecia e que sei também era partilhado! Aos seus familiares apresento as minhas mais sentidas condolências.

Vasco Valente disse...

Um militar prestigioso, com uma carreira distinta, que só não foi o primeiro Presidente do Comité Militar da União Europeia porque, na votação final, e na sua imensa presciência - que talvez explique o estado a que UE chegou também nesse domínio - os nossos parceiros optaram por escassa maioria por um finlandês...

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...