quinta-feira, abril 24, 2014

Miguel Portas

Há dois anos, a 24 de abril de 2012, desapareceu Miguel Portas. Conhecia-o pela leitura do que ele escrevia, por alguns programas de televisão e por correspondência por email que trocámos, vai para dez anos. Um dia, quis falar comigo pessoalmente sobre a Europa (como já referi aqui). Queria conhecer a minha perspetiva sobre o papel efetivo que Portugal poderia desempenhar nesse contexto.

Tivémos um longo e agradável almoço, rodeados por muitos olhos do MNE que prescrutavam, no espaço da "Tasca da Armada", ali em Alcântara, nesse tempo de "chumbo" de 2003, a conversa entre um embaixador então muito pouco ortodoxo e um conhecido deputado do Bloco de Esquerda. Depois, a vida de cada um trocou-nos as voltas. Nunca mais nos voltámos a encontrar, embora trocássemos breves mensagens.

Miguel Portas deixou natural saudade em quantos o conheceram bem, mas igualmente em outros que, como eu, apenas apreciávamos, à distância, a sua figura de homem livre, nada sectário, ansioso da vida que, por um azar, lhe iria fugir breve.

Nesta data, deixo o nosso abraço sentido à Helena e ao Paulo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ser de esquerda, centro ou direita, para o caso não interessa. Não o conheci pessoalmente, mas sempre reconheci nele uma forma de estar, bem diferente dos outros políticos. Não merecia ter partido tão novo. Que Deus o tenha em descanso!

Helena Sacadura Cabral disse...

Francisco meu amigo
Bem haja por este seu post. E um muito obrigada pelo abraço que nos envia e que, sentidamente, retribuímos.

Anónimo disse...

Tive a felicidade de conhecer o Miguel ainda antes das diatribes políticas. Antes, e depois, sempre a inteligência, o bom humor, o gosto pela vida, o brilho no olhar quando gostava mesmo das pessoas.
A justiça social acima de tudo.

Guilherme.

patricio branco disse...

não há nada como falar das coisas, trocar ideias, informar se, um bom retrato de mp, aliás, melhor, de mp e fsc...

Anónimo disse...

Não é preciso conhecer o MP ou ter privado com ele para se lhe reconhecer qualidades ímpares. Cheguei mesmo a perguntar-me como era possível existir um Senhor que - andando no meio político, misturado com tantos energúmenos, assediado por lobbies e interesses económicos, convivendo com trapaceiros e hipócritas - conseguia manter aquela honorabilidade e verticalidade? Não o conheci, nunca me cruzei com ele, mas admirava-o muito e no dia em que soube da morte dele senti uma angústia tão grande como se me fosse próximo. Basta ir ao youtube, colocar o nome do Miguel e recordar as palavras e intervenções dele, em muitas ocasiões, mais recentemente em Bruxelas, para sabermos o quanto era um Homem Grande e que, por ele e sobretudo por nós, foi muito injusto partir tão prematuramente.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...