quinta-feira, fevereiro 09, 2012

As novas escutas

Os telejornais televisivos, logo seguidos da imprensa, divulgaram, há pouco, um pequeno filme de uma conversa, na abertura da reunião do Eurogrupo de hoje, entre os ministros das Finanças de Portugal e da Alemanha.

O filme foi feito à distância, mas foi captado o som da conversa, traduzida com legendas. A troca de palavras era, naturalmente, para ser mantida sob reserva, dada a extrema delicadeza do que estava a ser comentado. Estamos perante um caso flagrante de escuta, uma invasão inaceitável da privacidade dos dois interlocutores, que não sabiam que estavam a ser ouvidos. No caso do ministro alemão, o que disse pode, facilmente, colocar-lhe problemas parlamentares.

Se há limites para as práticas intrusivas da comunicação social, este era, claramente, um deles. Uma imprensa que já segue práticas deste género autoqualifica-se. O "chicospertismo" mediático tem de ter um limite.

36 comentários:

Ana Paula Fitas disse...

... veja-se o caso de Baltasar Gazón...
Obrigado!
Um abraço, com estima e admiração.

Anónimo disse...

Quem nos diria aqui há uns meses que se chegaria a isto. Para se sair disto vai ser bonito vai. Vai ser fartar vilanagem.

EGR disse...

Senhor Embaixador: não sei se terá ouvido mas permito-me referir-lhe que já se ouviram,com origem em diversos sectores politicos, comentarios sobre essa conversa tomando-a como uma posição do governo alemão.
Ninguém se preocupou com o modo como a conversa foi captada,do modo informal em que estava a ser mantida.
Por isso,em boa verdade,percebe-se que a tenham divulgado sem nenhum problema.
Enfim essa preocupação com certas regras não faz parte dos códigos de conduta dessas pessoas.

Anónimo disse...

Estou-me nas tintas para a escuta em questão. Interessa-me mais o essencial, ou seja, o que Gaspar disse ao "funcionário" da D.Merkel (que pouca ou nenhuma consideração tem por nós - a "boutade" sobre a Madeira é um exeplo inqualificável. Só a nós compete criticar o Governo Regional, não uma qualquer potência estrangeira). Haja alguém (os tais jornalistas) que nos faça ouvir o que estes governantes negoceiam nas nossas costas! À fava as escutas. Venham as revelações! O importante é saber de que modo os nossos governantes (de toda a Europa, não só por cá) nos comprometem!
o Post passou ao lado daquilo que realmente importa e está a fazer o jogo do Poder e do seu secretismo.

Aclim disse...

Qdo é de alguém importante até fica interessante ouvir, mas escuta em casa de pobre para ouví-lo cantar no banheiro...poupe-me.

Ñ se surpreenda para alguns interessa...ashuahsuah

Abraço

Francisco Seixas da Costa disse...

Só quem não teve ou tem responsabilidades públicas é que pode pensar que não se deve manter a confidencialidade e o secretismo em matérias de Estado.

Julia Macias-Valet disse...

E como se chamará essa profissao ?

Paparazzi-Sonoplasta ?

Sim, porque jornalistas nao sao certamente...

Anónimo disse...

Boa noite sr. Embaixador, sou visitante regular de há uns meses atras e gostaria de deixar a minha concordancia com o seu post e repulsa por este tipo de jornalismo. Será interessante acompanhar a repercussão política desta escuta e já agora gostaria de saber a sua opinião sobre se deve haver alguma, considerando os termos inaçeitaveis em que ocorreu.

Anónimo disse...

Bom noite Senhor Embaixador.

Sera por acaso que logo me veio a memoria o filme de Almodovar (2009, premiado em Cannes) "Broken Embraces"? Afinal nao e so nas "fitas"... Ai!

F. Crabtree

Anónimo disse...

O que é engraçado é que, ultimamente, tem havido vários casos de pessoas acusadas criminalmente de "captação ilegal de imagens" em casos de evidentes crimes. Neste caso, como é jornalista, nem se põe essa hipótese.

Já agora: "chicospertismo" ou "chico-espertismo / chicoespertismo" ?

Anónimo disse...

A censura é um mal necessário!

Quem terá dito esta “coisa”?...

margarida disse...

Estava a ver aquilo e nem queria acreditar.
Semelhante invasão e divulgação ultrapassa todo o sentido de ética.
como se atrevem a propagar tal despautério?
Agora 'vale tudo'?!
Inaudito! Por mais que o assunto nos 'interessasse', nunca deveríamos ter acesso a tal desta foma vergonhosa. Fiquei - e estou - indignada.
A reserva é algo que cessou de existir na comunicação social.
O sentido da ética é um conceito vago ou inexistente.
O profissionalismo começa apenas a significar obter 'melhores' "cachas" antes de qualquer outro, como uns abutrezinhos obscenos (com respeito para os animais, que têm a sua nobre função).
Já sabíamos que a comunicção social anda pela rua da amargura e poucos verdadeiros profissionais ainda resistem, mas assistir a semelhante vergonha retirou-me a réstia de crédito que ainda concedia a alguns responsáveis televisivos.
É desconsolador que os valores estejam tão rasteiros...
Espero, sinceramente, que isto tenha consequências.
Tem de as ter!

MMusoni disse...

Caro Senhor Embaixador, senhores e senhora, é lamentável que tais imagens tenham sido transmitidas. Estamos perante um total abuso que aumentará certamente a desconfiança entre o poder político e a comunicação social, que há muito deixou de se pautar pelo código deontológico e ético. E confesso que me perturbou mais a indiscrição do jornalista do que a postura dos dois Ministros. Um episódio infeliz que não nos traz qualquer dignidade.
MMusoni

Anónimo disse...

Peço desculpa, sr. embaixador, se estou a ser grosseiro; aquilo foi como que uma conversa de café à frente de toda a gente. Se era para ser secreto deveria ser em lugar próprio. Pelos vistos andavam por lá jornalistas e reporteres, o campo estava minado.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Anónimo das 13.19: sei do que falo. Antes das reuniões formais da UE, os fotógrafos e cameramen são convidados a entrar na sala para tomada de imagens (sem som), por uns minutos, até que são convidados a sair. Os ministros e outros funcionários costumam, com frequência, aproveitar esse tempo para trocarem impressões sobre questões que vão ser discutidas na reunião - a qual, por alguma razão, não é aberta ao público. A recolha de som, aliàs à distância, como se viu, é um ato de má fé, falta de deontologia e digna do jornalismo a que temos direito.

Helena Oneto disse...

Num país onde falta:
profissionalismo,
deontologia
rigor
sentido de justiça
sentido do dever
sentido patriótico
civismo
educação
e muito mais de essencial numa democracia mas que tem em excesso políticos e jornalistas dos quais um numero reduzido escapa à mediocridade, é previsível mas não de estranhar que a informação veiculada pelos media sofra do mesmo défice de que sofre o pais.

O que me espanta é a aparente ausência de deontologia do(s) responsável(eis) pela informação na RTP.

Anónimo disse...

Qual a diferença entre o que vimos nas imagens e nas reproduções nos jornais de hoje e a escuta telefónica ilegal ou a gravação clandestina de uma conversa entre duas pessoas num café ou restaurante? Acresce à falta de ética e de respeito pela deontologia profissional a ignorância, quando se escreve ou diz que tal "escuta" traduz a posição do Governo alemão. Tratou-se de uma troca de impressões entre duas pessoas que, por acaso são ministros, e não de uma declaração formal de governantes. Será preciso ser um génio para entender que nada disto tem sentido? Possivelmente, muitos destes jornalistas serão os mesmos que se insurjem contra a presença de câmaras de vigilância nas cidades para combater a violência e o crime. Neste caso até são visíveis... Dois pesos duas medidas!...
José Honorato Fereira

Anónimo disse...

CAro embaixador ,

E se esta tomada de imagem e som fosse combinada de forma a parecer que foi roubada !!!

Há tanta gente que fala em off antes da reuniões que não se percebe qual a razão de "roubarem" aquela conversa que tinha tudo para ser encenado !
Porque que não captaram outros interlocutores de maior peso ! Por exemplo os gregos a falar !
Ou os Italianos!
Quem foi que captou a imagem ? Não se sabe !

Em politica nada acontece por acaso !
Ao acaso andam os carneirinhos a olhar para o chão enquanto pastam !

OGman

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro OGman: diz você: "Em politica nada acontece por acaso !". Pois não! Quem gravou e difundiu aquilo foi a TVI. A quem interessa alimentar teorias conspirativas?

Francisco Seixas da Costa disse...

No jornal i de hoje:

"Os regulamentos do centro de imprensa do Conselho de Ministros da União Europeia são bem explícitos. Aliás, no ponto número 6 pode ler-se que os jornalistas que efectuam a gravação dessas ocasiões devem garantir que as câmaras captam "apenas o som ambiente (e não as conversas)". E explicita que, caso conversas sejam gravadas, as mesmas "não devem ser usadas".

jose disse...

A TVI no seu pior!
Brada aos céus esta conduta despudorada da TVI!
Não há valores. Não há respeito por ninguém.
Se, em resultado deste infeliz episódio, Portugal ficar prejudicado podemos agradecer aos Srs. da TVI.
Tenham decência...

Maria Climénia Rodrigues disse...

De facto Sr. Embaixador, segundo o código deontológico, só podem ser tomadas imagens e não as conversas, quando muito o som no geral do ambiente, nada mais e nisso, os jornalistas da TVI e não da __RTP__, como frisa a D. Helena Oneto, não podem não devem ser tornados públicos, e por isso devem ser averiguados, SE BEM que o "o caro funcionário da srª Merkell", o tenha dito em entrevista a vários orgãos de comunicação social portugueses e estrangeiros, é só ler o espresso e outros jornais estrang., nada disto no entanto desculpa o que a TVI, orgão de comunic.social dado a tantos mexericos e intrusões na vida cívica, fez tornando pública a conversa....Claro que poucas pessoas se insurgiram contra os desmandos da Srª Merkell, sobre a Madeira, e afins.
Agora dizer que no nosso País, do qual me orgulho de pertencer, e por ele ter dado um pouco da minha vida,....dizer-se isto
Num país onde falta:
profissionalismo,
deontologia
rigor
sentido de justiça
sentido do dever
sentido patriótico
civismo
educação
.....É falar á solta dum povo, que sofre na pele e sempre sofreu os atentados dos seus governantes, é um bocado forte...
Nós não somos tanto assim, os belos dos Governantes que nos têem governado talvez o sejam....
Agora "falta de ducação, sentido patriótico etc.... é um bocado DEMAIS....

Maria Climénia Rodrigues disse...

uma amiga minha postou isto no seu faceb.
....A CULPA
A culpa é do pólen dos pinheiros
Dos juízes, padres e mineiros
Dos turistas que vagueiam nas ruas
Das 'strippers' que nunca se põem nuas
... Da encefalopatia espongiforme bovina
Do Júlio de Matos, do João e da Catarina
A culpa é dos frangos que têm HN1
E dos pobres que já não têm nenhum
A culpa é das prostitutas que não pagam impostos
Que deviam ser pagos também pelos mortos
A culpa é dos reformados e desempregados
Cambada de malandros feios, excomungados,
A culpa é dos que têm uma vida sã
E da ociosa Eva que comeu a maçã.
A culpa é do Eusébio, que já não joga a bola,
E daqueles que não batem bem da tola.
A culpa é dos putos da casa Pia
Que mentem de noite e de dia.
A culpa é dos traidores que emigram
E dos patriotas que ficam e mendigam.
A culpa é do Partido Social Democrata
E de todos aqueles que usam gravata.
A culpa é do PS, do BE, do CDS e do PCP
E dos que não querem o TGV
A culpa até pode ser do urso que hiberna
Mas não será nunca de quem governa.

Portas e Travessas.sa disse...

Se fosse com o Teixeira dos Santos - TVI, prestava um trabalho jornalístico de excelente qualidade e os que agora criticam batiam palmas e durante 2 meses não de falava doutra coisa...nem do Duarte Lima que está preso

Helena Oneto disse...

Pouco depois de ler este post na noite de 9/2 fui ao site da RTP: http://www.rtp.pt/homepage/ e foi la que vi o "pequeno fime" que agora se pode ver também no Youtube. So soube que foi a TVI que gravou e difundiu o fime quando li o comentario do Senhor Embaixador publicado ontem, às 22:03. A RTP, canal oficial, também o difundiu.

Helena Sacadura Cabral disse...

Tudo lamentável: comentários sobre a Madeira e divulgação de uma conversa privada que, por ter sido tornada pública, nos pode sair muito cara.
Sinais do tempo e de um país que, por andar de mão estendida, nem sequer reage a questões de intrusão na vida interna, por quem decide se nos dá ou não dinheiro. Que tristeza!

margarida disse...

Tem razão, Helena, eu também assisti primeiro na SIC e não havia nota sobre a origem. Por isso acabei a mencionar na generalidade.
Quanto à sua análise lúcida sobre o povo que somos, concordo inteiramente. Falta (e o 'falta', no contexto, é importante) tudo o que elencou. Assisto a essas lacunas diariamente, e não apenas do chamado 'povo', que podemos sempre 'desculpar' com faltas variadas na génese da sua identidade, digamos, plebeia.
As faltas de (sic) "profissionalismo,
deontologia
rigor
sentido de justiça
sentido do dever
sentido patriótico
civismo
educação
e muito mais de essencial" são transversais na sociedade portuguesa, com as sempre honrosas excepções, também transversais, obviamente.
Uma nação que se permitiu espatifar a base educacional, que aceitou a rebaldaria a muitos níveis, que abdicou da exigência e privilegiou a preguiça, e o mais que 'se sabe' e acaba por nem valer a pena repetir, de tão... triste, é um país que lamentavelmente 'merece' o estado a que chegou.
Salvaguarda-se, mais uma vez, as excepções. Mesmo que menos, são boas.

Maria Climénia Rodrigues disse...

A vida ensinou-me que devem sempre verificar-se a origem das Fontes antes de as citarmos, não tenho nada de especial a favor da RTP, bem pelo contrário dado as últimas trapalhadas que por lá se vivem, agora Hoje e Desde sempre o género jornalistico da TVI tem muito a desejar, e claro foi esta a estção a estalar com esta noticia, se bem que todas as outras estações, abram os telej e apareçam no you tube com esta "caixa alta". Para quem é português dos costados como eu, denegrir o povo português, com tantos impropérios...falta de civismo, de sentido patriótico etc,etc, custa um pouco, como disse Mário Soares na reunião da CPLP, nem dos gregos nem de nenhum Povo, se dve falar dessa maneira.De facto não gosto....
E já agora citando a noticia dada pelo Destatis alemão, com base em noticias do Eurostat. Entre 2001 e 2010 exitem estes dados interessantes:
Anos de Trabalho...e..% em relação á esperança média de vida:

Dinamarqueses--39,5----50,4%
Britânicos-----37,9----47,7%
Alemães--------36,8----46,3%
Franceses------34,4----42,4%
PORTUGUESES----36,8----47,1%
---Quem mais trabalha?
Tendo em atenção que para os nossos governantes somos um POVO PIEGAS, seja qual for o contexto em que depois se disse que foi dito, o que é certo é que foi dito..
E eu, permita-me SR. Embaixador, usar a sua coluna para dizer isto..
Francamente Não Gosto...

Mas, já agora falando de coisas interessantes que em Portugal se vão fazendo..Quem neste País está ou Por cá passa, é importante dar um salto á Gulbenk, e saborear a exposição daquele que nasceu Fernando, mas foi também Alberto Caeiro,Ricardo Reis, Álvaro ce Campos, e tantos outros....Mas sobretudo o Nosso Fernando Pessoa, a exposição abriu na 6ªf, o bilhete custa 4Euros, e o sol que apesar do frio se espalha durante o dis nos belos jardins da Gulbenk. faz-nos esquecer, todos os desencantos que estamos sofrendo, se quisermos não olhar só para o nosso umbigo, mas para aqueles com quem nos cruzamos na rua, na farmácia no supermercado...

Anónimo disse...

Curiosamente, a divulgação da conversa não nos saiu caro. Bem pelo contrário: os juros baixaram..

Anónimo disse...

A nossa velha Senhora ficou horrorizada e disse, entre ímpios e impiedosos palavrões sem pieguices:

condeno indiguinado embaixador amor
a indignidade de tais sics e tvis
mas mais condeno a indignidade bem maior
de quem governa e fala assim do meu país.

Maria Climénia Rodrigues disse...

Não a conheço D. Margarida, não sei se vive ou alguma vez viveu e trabalhou em Portugal, se conhece bem as nossas raízes, e se viveu cá antes do regime Salazarista...Mas, se me permite a ousadia, depois de lêr estes comentários sobre o nosso Povo e o nosso País, fico sem palavras, eu , com 65 anos assumidos, sempre tendo vivido, não de olhos fechados,sem nunca ter estado ligada a nenhum Partido, mas participante activa,na vida deste País, aos 15 anos em vez de brincar com bonecas dáva aulas de alfabetização a adultos (a minha mãe era professora, sempre atenta ás dificuldades dos seus alunos e das suas familias), oriunda duma classe média ( e não vou contar aqui a história da minha vida )acabo a pensar que afinal não vivo neste País...
....Uma nação que se permitiu espatifar a base educacional, que aceitou a rebaldaria a muitos níveis, que abdicou da exigência e privilegiou a preguiça, e o mais que 'se sabe' e acaba por nem valer a pena repetir, de tão... triste, é um país que lamentavelmente 'merece' o estado a que chegou.
Volto a parafrasear Mário Soares numa sua palestra na reunião da CPLP ...
Nenhum Povo deve ser tratado com a falta de respeito nem a sua história....nem a Grécia que foi o palco da Democracia e muito menos o Povo Português...
...Será que a Comissão Europeia só subsiste aos mandos e desmando de Frau Merkell e Sarkozy?

margarida disse...

Sossegue D. Climénia, porque - no caso em apreço -conheço aquilo sobre o que falo.
Por mim, também me tranquilizo, pois tendo ministrado alfabetização, estou certa de que compreenderá aquilo que escrevi. Tudo o que escrevi.
E, assim sendo, ficaremos na paz dos anjos.
E, como proferem os castiços causídicos anglo-saxónicos: I rest my case.

Maria Climénia Rodrigues disse...

Como da minha vida não faz parte ser compulsiva seguidora de blogues,e, o ter dado há tantos anos aulas de alfabetização,o que se tornou um bocado incómodo quando iniciei outros "oficios", nomeadamente no MNE, não faz de mim ninguém "desassosseguada", agora o que me deixa muito incomodada, é as atitudes e opiniões sobre o povo português, tão pouco sou um "velho do Restelo", mas continuo a fazer da minha vida, que foi demasiado bem vivida, um acto útil de ajuda a quem me cerca, aos velhos que vão morrendo abandonados neste dificil País, não estou inactiva perante o que se passa ao meu lado, e também me quedo por aqui nesta troca de mimos que só pessoas sensíveis poderão entender. A sra Merkell porém, essa sim preocupa-me muito, mas mesmo muito....Fiquem bem...

Anónimo disse...

Por muitos anos de vida e muita experiência que tenham nada perceberão sobre o vosso país se não conseguem vislumbrar as grande corrupção que mina as altas instâncias do Estado.
Se vocês não entendem como o Povo foi traido ao longo de todas as eleições com promessas não cumpridas e com negociatas que nos retirou riqueza e capacidade de produzir seja aquilo que for , ao ponto de o ministro da economia , não vislumbrar nada mais valioso para exportar que os pasteis de nata!
A corrupção é tão grande que vocês não a conseguem ver! Vocês são muito pequeninos perante a sua envergadura e por isso não conseguem ver os seus contornos, tal qual uma formiga não distigue a pata de um elefante de um poste de iluminação !

OGman

Armando Pires disse...

Há sempre alguém que gosta de chafurdar na lama!...
...um dia, alguém classificou este jornalismo de sarjeta...
Eu diria de pocilga, pois o cheiro sempre é mais intenso.

Maria Climénia Rodrigues disse...

Pois Caro Ogman é mesmo disto que eu falo,
Por muitos anos de vida e muita experiência que tenham nada perceberão sobre o vosso país se não conseguem vislumbrar as grande corrupção que mina as altas instâncias do Estado.
Se vocês não entendem como o Povo foi traido ao longo de todas as eleições com promessas não cumpridas e com negociatas que nos retirou riqueza e capacidade de produzir seja aquilo que for , ao ponto de o ministro da economia , não vislumbrar nada mais valioso para exportar que os pasteis de nata!
A corrupção é tão grande que vocês não a conseguem ver!

Mas penso que o Povo consegue ver, a corrupção de tantos e tantos governos, simplesmente um Povo que aguentou tantos anos o Salazarismo, e tudo o que daí adveio, não é mais, infelizmente do que um Povo AMEDRONTADO e ALGEMADO, é só lêr o livro de Stéphane Hessel INDIGNAI-VOS e passo a citar...o fosso crescente entre muito pobres e ricos, a injustiça social, a ditadura intolerável dos mercados financeiros... são um estigma do nosso povo, que tantos anos viveu debaixo dum grande obscurantismo
e do qual no fundo, só muito poucos se conseguem libertar e INDIGNAR SE. Até um dia, porque num dado momento, em qualquer breve instante, irá dar-se o tal click,e o povo saberá dizer...BASTA....

Um texto sobre a Rússia, já com 20 anos

Publiquei este texto, em agosto de 2004, há mais de 20 anos, em "O Mundo em Português", uma publicação do saudoso IEEI (Instituto ...