quinta-feira, maio 20, 2010

"Apéro"

Está-se sempre a aprender. Até há algumas semanas, a palavra "apéro" era, para mim, uma versão simplificada da palavra "apéritif". Por isso, quanto li, num título de jornal, que alguém tinha morrido num "apéro", tive a curiosidade de tentar perceber se se tinha engasgado com alguma azeitona ou coisa similar.

A surpresa foi saber que os "apéros" são a designação contemporânea, aqui em França, para ajuntamentos de jovens (não me consta que as pessoas de mais idade tenham vocação para isso) que decidem reunir-se, por vezes aos largos milhares, a certa hora e num determinado local público, para conviver e, em especial, para... beber. A convocatória é feita através das redes sociais da internet e, durante horas, passam a ter lugar vastas libações, quiçá como "aperitivo" para outras subsequentes atividades lúdicas. 

Ao que agora se sabe, este tipo de eventos tem vindo a acontecer, com crescente frequência, um pouco por toda a França (e. provavelmente, noutros países), tendo já dado origem a incidentes com alguma gravidade, por descontrolo alcoólico. Por essa razão, as autoridades estão já a proibir alguns "apéros", procurando reconduzi-los à legislação comum sobre reuniões em lugares públicos.

Há cerca de um ano, falou-se aqui de outro estilo de "apéro". Alguém sabe onde será este ano?

3 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Embaixador,

a Bangkok c l heure de l apéro!!
un petit pastis ou un petit jaune
até um verdinho passava.
cumprimentos pelo excelente blogue.
um simples admirateur.
mv

Julia Macias-Valet disse...

Tem piada que quando ouvi falar do "Apéro Géant" organizado pela rede Facebook...também me veio à memoria o 'Dîner en Blanc" e o post que fez no ano passado (e que comentei : )
"Promis-Juré" que caso saiba onde se passa este ano "je vous ferais signe (très) discrètement...

Julia Macias-Valet disse...

17 de Junho 2010 : Cour carré do Louvre.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...