"Quando a ‘Standard & Poor’s’ notifica a degradação da nota de um Estado 15 minutos antes do fecho dos mercados isso é incitação ao crime. É a garantia de que todos os que têm títulos se vão desfazer deles, sem ter tempo de refletir, para não serem apanhados pela hora de fecho. Vou aproveitar a diretiva europeia sobre as agências de notação, que entra em vigor a 7 de Junho, para pedir à Autoridade dos Mercados Financeiros para assegurar a sua vigilância, examinar as condições em que elas funcionam, exigir que elas notifiquem e façam validar o seu modelo, demonstrem a maneira como respeitam as regras de conflitos de interesse, separação de atividades, a maneira como distinguem entre as cotações de riscos privados e riscos públicos. As agências de notação devem obedecer a códigos de conduta que sejam operacionais.”
Declaração da ministra francesa da Economia, Christine Lagarde, ao "Le Monde", hoje
3 comentários:
O Sr.!!! ...
Na minha vida...
obriga-me a fazer pesquisa
Vai-me dizendo subtilmente
"Cresça e apareça"
"A classificação que atribuem às empresas e às finanças dos Estados mede o risco corrido pelos investidores. Quer isto dizer que se um país tiver uma boa nota, o risco para os investidores é reduzido. Quanto pior for a classificação maiores são as taxas de juro. Ao degradar as notas das dívidas soberanas da Grécia, Espanha e Portugal as agências de rating tornaram o acesso ao dinheiro mais caro."
"Um relatório do senado sublinha os conflitos de interesses numa actividade onde o avaliador é muitas pago pelo avaliado."
Copyright © 2010 euronews
Isabel Seixas
É que ainda vou estender uma bacia de roupa...Ah!Pois Não lhe interessa.Não se preocupe que eu também não descuro a sensatez dos passos de tartaruga, muito menos prelúdios os passos de coelho.
De Vila Real também tenho a experiência dos meninos bem bonitos, diga-se de passagem, que vinham para cá... Bem contam-se pelos dedos os que casaram...É bairrismo é.
Só para lhe lembrar que o governador civil é flaviense.
Acho que a Sra.Ministra tem muita razão.
Agências de Notaçao ? ou de Destabilizaçao ?
Christine Lagarde acordou agora.
Aliás, parece acordar tanta vez que já se nem se sabe quando finge dormir ou quando anda mesmo acordada.
É de reparar que o verbo "acordar" em português pode ter um duplo significado, o que não deixa de ser um aspecto interessante no presente caso.
Afinal, ela anda "acordada" com quê ou com quem ? :-)
Mario Pontifice
Enviar um comentário