segunda-feira, maio 03, 2010

Pina Martins (1920-2010)

Como aqui se tem referido, o Centro Cultural da Fundação Calouste Gulbenkian, em Paris, é, desde 1965, uma das "caras" mais importantes de Portugal na capital francesa. Pela sua direção têm passado figuras ilustres da nossa cultura.

Dei-me agora conta que, há dias, desapareceu o professor José Pina Martins, que durante mais de uma década (1972-1983) dirigiu aquele centro. Pina Martins, que também presidiu à Academia das Ciências de Lisboa e foi professor catedrático da Universidade de Lisboa, era um reputado especialista no período do Renascimento, com uma vasta obra publicada, em Portugal e no estrangeiro.

Há pouco mais de um ano, descobri, quase por acaso, o seu curioso "Histórias de Livros para a História do Livro", uma peregrinação erudita por livros (e não apenas por textos) que o marcaram e sinalizaram a sua vida intelectual.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Uma peregrinação "erudita"
por livros ...
(e não apenas por textos)"

Pois...

Encontrei a Sra ... com um saco do pingo doce e outro do E. leclerc, carregada além das compras, o peso da subida, com a idade o preto do eterno luto do marido que aliás seria marido?...Batia-lhe.(eu é que lhe dava o respeito...se pudesse).

Sra... Quer que a leve a casa, está tão carregada...

Oh! Menina deixe lá... Vá à sua vida... "Comasim" Já Estou Habituada...
Isabel Seixas Martins
In 25 de Abril Precisa-se...

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...