domingo, maio 09, 2010

Liga de Paris

É na tarde da próxima sexta-feira, dia 14, que terá lugar na Embaixada de Portugal, 5 rue de Noisiel, em Paris, o Colóquio "A Liga de Paris e o exílio político português em França".

Esta foi uma iniciativa que entendi dever empreender, neste ano em que se celebra o Centenário da República", e que conta com a organização a cargo do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

Especialistas credenciados, como os professores Fernando Rosas, Yves Léonard, Luís Farinha e Cristina Clímaco, falarão, respetivamente, sobre meio século de exílio português em França, a política francesa e o regime salazarista, a Liga de Paris e o "reviralhismo", bem como o exílio anti-fascista português durante e após a guerra civil de Espanha. 

O acesso ao Colóquio faz-se por convite, mas qualquer pessoa interessada em assistir pode inscrever-se através do telefone geral da Embaixada (01 53 70 12 99), por fax (01 53 70 98 37) ou por e-mail mailto@embaixada-portugal-fr.org.

3 comentários:

Julia Macias-Valet disse...

Que optimo que seria se pudessemos sempre conhecer antecipadamente as palestras da Embaixada e do Instituto Camoes e nos pudessemos inscrever naquelas em que os temas nos despertassem curiosidade ou em que partilhassemos interesses.

No outro dia a minha filha Inês (9 anos, e optima cavaleira) quando leu o seu post "Cavalos" disse-me : Gostava tanto de la ter estado...

Francisco Seixas da Costa disse...

Cara Júlia: o problema com este tipo de eventos - e não há eventos da Embaixada e do Instituto Camões, é tudo o mesmo - é que o espaço e o número de lugares são limitados, a entrada não pode ser livre e o sistema de inscrição é complexo. Veremos se o sistema criado para o Colóquio sobre a Liga de Paris funciona. Talvez o possamos utilizar no futuro.

Anónimo disse...

Uma excelente iniciativa, tendo em conta o que se celebra e sobretudo uma “certa” (monarquico-reaccionária) constestação, ou crítica a essa mesma comemoração. Este Post é interessante pelo simples facto de que muitos poucos teriam esta “ousadia” de endereçar convites a algumas das ilustres personalidades que aqui são mencionadas, pessoas aliás de reconhecídíssimo mérito no respeitante a estes temas (como, entre outros, o Prof. Fernando Rosas) e abordar este tema. A história da Liga de Paris e os exilados portugueses em França é muito interessante, só tenho pena de não poder assistir ao colóquio. Aquela mescla de socialistas e republicanos, envolvendo nomes como Afonso Costa (tão odiado pelos “novel” monárquicos , para além dos do seu tempo, e pelos saudosos do regime salazarento e Clero de então) e ainda de outros como Cortesão, Sérgio, etc, lá tentou manter a partir de Paris a “sua” resistência à Ditadura, infelizmente sem o sucesso desejado. E gostei de ler a palavra “anti-fascista”. Quem se opôs ao regime do homem de Santa Comba fazia-o tendo consciência do tipo de princípios que ele advogava e no qual se inspirou. Ainda que, hoje, muitos procurem esquecer tal facto, amenizando aquela Ditadura (que, curiosamente, está no Guiness), enaltecendo os méritos da “figura”. O que é caricato hoje é assistir-se a esse tipo de revivalismo ridículo-conservador, como se as “receitas” de então, já de si péssimas, tendo-nos deixado numa situação tacanho-provinciana durante 4 décadas, sem respeito por princípos democráticos, pudessem ser ressuscitadas, para resolver a crise que se vive actualmente.
Voltando ao Post, sinceramente, iniciativas destas são não só muito interessantes, mas revelam coragem.
P.Rufino

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...