quinta-feira, maio 27, 2010

Debate transatlântico

Voltei hoje a Nanterre, a universidade mítica do Maio 68, para inaugurar um interessante colóquio sobre os olhares cruzados da intelectualidade portuguesa e brasileira, durante o último e republicano século comum. Tive o prazer de constatar, nesta organização que muito deve ao entusiasmo do professor José Manuel Esteves, os frutos da ligação da universidade francesa à UTAD - a universidade portuguesa a cujo Conselho Geral presido.

A palestra que apresentei assentou na análise das perceções mútuas entre Portugal e o Brasil, na sua complexidade e ambiguidade, para além da almofada ritual da retórica, um bosquejo histórico  e cultural que procurei conduzir desde o final do século XVIII até aos tempos da CPLP. Com alguns exemplos, defendi a tese, que há muito alimento, de que é a África - e a relação diferente de Portugal e do Brasil com a África - uma importante chave para entender muito do que tem sido o curso das relações políticas bilaterais ao longo dos últimos dois séculos.

Saiba mais sobre este interessante colóquio aqui.

4 comentários:

Helena Oneto disse...

Passei uma tarde inteira neste maravilhoso jardim que é uma das coisas mais lindas que que o Imperador deu ao (seu) Brasil. E sempre bom (re)lembrar as "perceções mútuas entre Portugal e o Brasil"...

Fenêtre du Portugal disse...

Interessantissimo... esse aspecto sobre a relação diferente de Portugal e do Brasil com a África.

Uma das "chaves" que gostaria de desenvolver a nível da compreensão, mas a menina "falta de tempo" é teimosa e não permite.


- Uma nota :
Fogo, que custa mesmo habituar o olhar às regras do aCtual novo acordo ortográfico.

Assim, a palavra "perceções" induz um autêntico choque visual durante a leitura. Tenho de pedir ao meu cérebro um pouco de tolerância :-)


Mario Pontifice

Helena Sacadura Cabral disse...

Fenêtre du Portugal, subscrevo. Só o "nosso" Embaixador me faz deglutir este acordo com a pequeno!
Admiração, a quanto obrigas!

Anónimo disse...

Sobre os olhares cruzados...

Ontem decorreu o festival da canção Eurovisão...

A Nossa Representante a meu ver reunia todas todas as condições para ganhar...

Postura...
Beleza
Juventude
Voz
Poema Lindo...
Nuances de timbre simplesmente maravilhosas...
Musicalidade invejável
Orquestração... nada a apontar
Originalidade
comparabilidade com as outras canções... A Nossa muito Melhor

Em síntese não se vota em canções nem em interpretações de canções mas sim em "Países" supostamente mais poderosos Musicalmente?!!!

Talvez o Sr. Embaixador perceba estes meandros...

Filipa Azevedo... Parabéns
Mas...
Há Dias Assim
Isabel Seixas

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...