domingo, novembro 30, 2014

Socialistas

António Costa venceu, da forma esmagadora que já se presumia, o congresso do PS. A sombra da tragédia que envolve José Sócrates pairou por algum tempo sobre o conclave socialista, mas Costa foi capaz de mobilizar as hostes e de dar um sentido de forte unidade política ao seu partido. Os "seguristas" terão sido respeitados, os "socratistas" não terão sido excluídos e só Francisco Assis terá visto o seu individualismo desenquadrado da nova liderança. O discurso de encerramento de António Costa foi uma lufada de esperança, pelo que é agora de presumir que o PS exerça, neste ano que o separa das eleições legislativas, uma oposição determinada e efetiva à maioria "sortante", como dizem os franceses. Este congresso acabou por correr muito melhor para o PS do que, à partida, se poderia esperar.

À porta do conclave ficaram dois nomes: Sócrates e Seguro.

O futuro de José Sócrates não passa pelo PS, mas o contrário não é necessariamente verdade. Se Sócrates estiver inocente e impoluto, como espero e desejo, essa será uma sua grande vitória pessoal e sairá pela porta grande, com tudo o que isso representará para o prestígio da nossa Justiça. Se acaso se viesse a provar que, no exercício de funções de Estado, Sócrates tinha cometido algum delito grave, esse já seria então um problema do qual o PS não sairia incólume. Para já, e porque o reino do "achismo" só aos especuladores interessa, aguardemos. Quanto ao juízo que os socialistas fazem do trabalho de Sócrates à frente dos governos, só posso esperar que haja seriedade, isto é, destaque público para o muito que foi feito de bom e uma reflexão serena e modesta sobre os aspectos negativos que haja a apontar. O resto é "espuma"...

António José Seguro, cujo comportamento durante a campanha interna no PS não me eximi de criticar, é uma figura de bem, cujo recato atual configura uma atitude de grande dignidade, à altura daquilo que, com grande sentido de Estado e de serviço público, executou durante os cerca de três anos do seu mandato. O PS deve a Seguro a construção, num tempo inigualavelmente difícil, de um património de ideias e propostas que, sem a menor dúvida, também estarão no centro do programa de António Costa. E fica igualmente devedor de um ato de abertura democrática do partido que permitiu o sopro de legitimidade de que António Costa é hoje beneficiário. António José Seguro pode não ter o élan mobilizador de Costa, mas é um homem respeitável que também integra a história do socialistas.

Este é o primeiro dia de um PS renovado que se espera possa estar à altura daquilo de que muita gente no país hoje espera.

12 comentários:

patricio branco disse...

sem duvida que ajs se portou com enorme dignidade, retirando-se imediatamente do cargo e da politica.

opjj disse...

A realidade é bem diferente dos discursos inflamados.Penso que uns bons milhões de portugueses não caíram na real.
Quando se delapidar o aforro de 20.000M€ agora conseguido, com as apregoadas devoluções( chamados roubos)à função pública e pensionistas ( da qual ao serei contemplado), a guitarra vai ser afinada.Daqui a 3 anos veremos a afinação.Virão em força os congelamentos,cortes e as pensões limitadas a 2000€.Dou um dos exemplos pessoais na família(mas tenho mais).No governo Sócrates,Um dos meus filhos que é professor,por 6 dias ficou com a promoção congelada até hoje.
Cá estarei para ver os comentários?
Cumps.

margarida disse...

"Wake up and smell the coffee!"

Anónimo disse...

Não deixa de ser interessante notar que entre a inocência de Sócrates e a vergonha para a Justiça, o senhor prefira a primeira.

Medite...

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Anónimo das 19.14: então não acha natural que eu deseje que um amigo pessoal, acusado de um crime, esteja inocente? Seria muito estranho o contrário, não lhe parece?

Graça Sampaio disse...

Muito bem - bela análise do momento.
(E boa, excelente, resposta -que subscrevo - ao anónimo.)

Bem haja!

RFC disse...

Uma frase, se me permite. Percebe-se a ideia (fala-se de reputação, de honra, de consideração, etc.) mas seria + claro ler-se «o que isso representará para o DESprestígio da nossa Justiça». As palavras existem, usemo-las.

Anónimo disse...

acho um piadão ao exemplo mostrado pelo opinador opjj :))
ó pá, em vez de se queixar do Engº Sócrates não seria melhor pedir ao seu amigo Passos de Coelho que retire o seu filho do congelador? 3 anos são mais que suficientes para descongelar um mamute siberiano, quanto mais um professor!

Anónimo disse...

não deixa de ser elucidativo que haja quem prefira a condenação de um inocente para encobrir a maldade de pretensos justiceiros.
barrabás! barrabás!

Anónimo disse...

Um inocente condenado?! Que grande confusão que vai nestas cabeças.

A Justiça, funciona ou não?
Se funciona e condena, então não é inocente!
Se não condena e é inocente, então, não se desprestigia!

Mas, a lógica dos amigos à frente das instituições, sobretudo quando defendida por "institucionalistas", é interessante, é sim, senhor.

Se amanhã soubermos que o Salgado recebeu dicas de... amigos, veremos se a bitola é a mesma...

Anónimo disse...

Com "amigos" desses, prefiro os inimigos !

josé ricardo disse...

Estou em crer que sim, que será um PS renovado e ganhador e, sobretudo, social democrata.
Quanto à atual e indefinida situação de Sócrates, não comungo da tese que toda a situação que envolve o ex-primeiro-ministro é objetivamente prejudicial para o Partido Socialista. Em primeiro lugar, porque os portugueses não são ditosas cavalgaduras (só alguns, uma clara minoria). Depois, porque os portugueses têm uma precisa ideia do centrão político, o qual não é mais do que um avia-te se puderes ou, menos coloquial mas de igual sapiência popular, a asserção de que melhor do que ser ministro, é ser ex-ministro.
Dito de outro modo, a questão Sócrates, se eventualmente carregar prejuízos eleitorais, não serão só para o PS, mas também para o PSD. Por acaso todo o processo BPN trouxe a António José Seguro sondagens projetadamente tangíveis? Logo, os partidos que mais proveitos tirarão deste dossiê serão, precisamente, o PCP e o novel Livre (o Bloco não me parece de saúde).
Também estou propenso a crer que a morte política e irrevogável de José Sócrates é, eventualmente, exagerada. Se o homem sair limpinho disto tudo, terá mais asas do que o Red Bull.

um abraço,

José Ricardo

ps. Não sei por que razão, pensei ver 21:30 onde dizia, penso, 15:30. Daí ter aparecido, desconforme, no Teatro em Vila Real. Perda minha.

jr

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...