sábado, novembro 02, 2013

Gérard de Villiers (1929-2013)

Morreu Gérard de Villiers. Durante anos, usei os seus livros para "antecipar" a visita a alguns países mais bizarros, onde ele ia situando as façanhas do seu herói intemporal, o agente da CIA e príncipe austríaco Malko Linge, denominado SAS (Sua Alteza Serenísima). 

aqui falei do seu curioso livro sobre a Lisboa revolucionária de 1975. Em Angola, recordo-me de ter lido, divertido, as descrições dos salões do Hotel Trópico (onde vivi quatro meses) nas páginas de um "thriller" sobre a guerra civil local onde, como era seu hábito, sempre havia muita violência e sexo. Villiers estava longe de ser um grande romancista, mesmo dentro do seu próprio género. Era um "autor de aeroporto", ligeiro, que combinava uma sugestiva realidade física dos locais - que fazia questão de visitar pessoalmente - com tramas algo maniqueístas, de onde ressaltava o seu profundo anti-comunismo e, mais recentemente, a sua atitude anti-islâmica. Honra lhe seja que sempre assumiu tudo isso com garbo e sentido de mercado.

Não sei se recomende, ou talvez o faça apenas pela curiosidade que representa, o seu livro sobre a Guiné-Bissau, intitulado "Féroce Guinée", centrado nos militares e no tráfico de droga (Villiers trabalhava com a realidade...), como habitualmente com belas mulheres à mistura, de que as capas dos volumes sempre destacavam as qualidades mais salientes. 

3 comentários:

Anónimo disse...

Gérard de Villiers era tudo o que o Senhor Embaixador escreve mas era consultado pelos serviços secretos de todo o mundo por estar sempre muitissimo bem informado. Sugiro a leitura de um interessante artigo do NY Times, disponível na Net e publicado a 30 de Janeiro último. Basta procurar no Google" Gérard de Villiers NYT".

Isabel Seixas disse...

É, para além dos livros ficam horizontes imaginários à medida de cada um.
É uma boa herança

ARD disse...

Ainda há dias tive nas mãos "Les Pendus de Baghdade" que li cuidadosamente antes de partir para o meu primeiro posto.
A satânica malvadez de Saddam Hussein já não era novidade para mim!

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...