sábado, outubro 26, 2013

Da filosofia e da vida

1. Nos dias de hoje, ver amigos separarem-se é a coisa mais natural do mundo e, não raramente, a chave para a felicidade futura de ambos. Já assistir a isso num registo de espetáculo público, com a privacidade escancarada ao "voyeurisme", é algo muito triste.

2. Ser olhado de viés numa livraria, acompanhado por cochichos cobardolas, como se estivesse a pedir a "Penthouse", ao comprar um livro de um amigo polémico, retrata bem um Portugal menor que por aí centopeia a sua miséria moral. Aconteceu-me hoje.

9 comentários:

Anónimo disse...

Não foi à vernissage? Olhe que é grave!

margarida disse...

... e eu à espera da crónica do museu do choque...

margarida disse...

Em tempo: a Penthouse vende-se nas livrarias?
A triste novela mediática dos amigos desavindos ainda só agora se iniciou, infelizmente. E quando até jornais ditos 'de referência' a isso dão eco (e em tardios programas televisivos propagandísticos da dita publicação), nada mais há a esperar.
Verdade que os próprios assim o ditaram, quando exibiram a sua vida pessoal desde o namoro. A vaidade tem um custo doloroso, mais cedo ou mais tarde, descobrimos isso.

Anónimo disse...

A filosofia é mais Caras do que Penthouse ( hélas?)

Anónimo disse...

De facto as imagens transmitidas, em jeito de entronização rodeados de uma enorme e estranha coligação de interesses, diria que não deve ter perdido nada. Antes pelo contrário e se não foi convidado pode até ser bom sinal. Não será preciso ler Kant 10 vezes?

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Anónimo da 01.20: claro que estive lá, ora essa!

Anibal disse...

Pelo meu lado aconteceu-me "melhor". Pedi o tal "penthouse" e responderam que não tinham, nem iriam ter. ali na bulhosa não entram "coisas" dessas!

Alcipe disse...

A filosofia não dá, pelos vistos, remédio às paixões tristes, como queria Espinoza. E o ressentimento continua a mover os homens, apesar do que defendia Nietzsche. É triste, nos dois casos...

a) Feliciano da Mata, o maior filósofo vivo do Golungo Alto (quanto ao Baixo, já não garante nada...)

ignatz disse...

se comprar no pingo doce não tem problemas desses.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...