domingo, abril 12, 2026

Takes

1. Os EUA acabam de anunciar que vão bloquear as entradas e as saídas do estreito de Ormuz, o qual, recordo, estava totalmente aberto à circulação antes do ataque israelo-americano ao Irão. Ao assim procederem, os EUA infringem regras do Direito do Mar, prejudicando muitos aliados.

2. Estou com alguma curiosidade em conhecer a nacionalidade dos países que irão ajudar os EUA a bloquear o estreito de Ormuz, como Trump diz que irá acontecer, numa publicação há pouco na TruthSocial. Qual será o sentimento dos profissionais do "State Department"?

3. Trump pregou uma rasteira ao seu vice-presidente — que foi uma imposição do MAGA — ao enviá-lo para uma "negociação" que sabia que não iria resultar. Vance não podia recusar e voltou com "uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma", como diria Irene Lisboa.

4. Os iranianos desrespeitaram as leis internacionais ao bloquearem o estreito de Ormuz. É verdade. Os Estados Unidos anunciaram que vão bloquear o estreito de Ormuz. Quid juris?

5. Não se admirem se alguns soit-disant líderes europeus acabarem por ceder à chantagem de Trump e vierem a alinhar numa operação militar no Golfo — onde, recordo, o estreito de Ormuz estava aberto à circulação antes de Israel, com os EUA à arreata, atacarem o Irão.

6. É minha impressão ou o que Trump disse em relação à China pode ser "a bridge too far"? 

7. Há dias, fui a Mirandela buscar alheiras. Para lá chegar, tive de atravessar Golfeiras. Nem o Irão é Mirandela, nem o petróleo são alheiras, nem o Golfo é Golfeiras, nem há bloqueio.

Takes

1. Os EUA acabam de anunciar que vão bloquear as entradas e as saídas do estreito de Ormuz, o qual, recordo, estava totalmente aberto à circ...