terça-feira, abril 30, 2019

O Brasil por cá


A minha interlocução com brasileiros, a propósito da situação política no seu país, tem vindo, nos últimos tempos, a passar muito por motoristas de táxis e, em particular, de Uber. Raramente sou eu a puxar a conversa, porque, as mais das vezes, eles próprios se encarregam, quando perguntados há quanto tempo por cá estão e de onde são originários no Brasil, de deixar claro o que pensam sobre como as coisas vão por lá. 

Em regra, são anti-Lula, mesmo que não necessariamente pró-Bolsonaro. Falam imenso da corrupção e da insegurança. Pela minha parte, nunca comento, mesmo quando estimulado a isso. Digo que o país é deles e explico que também não me agradaria ouvir estrangeiros a comentar criticamente o que por cá se passa. E ouço-os, desde logo a constatar que “os portugueses gostam mais do Lula do que os brasileiros”.

Hoje, tive uma surpresa: um motorista confessou-me que era militante do PC do B, um partido “irmão” do PT. Uma raridade! Falou-me, claramente emocionado, da recente entrevista de Lula à Folha de S. Paulo e ao El País. Elogiou Manuela d’Ávila, que foi a candidata a vice-presidente com Fernando Haddad, e confessou-me que gostaria de “regressar em breve a um Brasil sem Bolsonaro”. Não comentei, claro, mas acho que bem pode esperar sentado... no Uber!

7 comentários:

Anónimo disse...

Também em pouca de minha experiência, apresenta uma perspetiva ampla e certíssima da receção da política brasileira nos brasileiros cá residentes! Brasil está inviável é "de fato" (grafia brasileira)a perpexidade de quem já cansou (com semântica brasileira). Há pouco menos de 30 anos, um antigo "gerente" máximo da TAP no BRasil me descrevia, sem adjetivos(!) o seu dia-a-dia e o panorâma social (sem adjetivos!) no Rio. (Sim, creio que, se me lembro bem me falou do apenas do Rio de Janeiro). Sem adjetivos também comentei, apenas acentuando com tristeza um verbo «Ingerível...!» a partir da atuação das instituições então em campo. Não me disse que sim ou não, mas senti que partilhámos tristeza.

Portugalredecouvertes disse...

Cada qual descreve as suas mágoas! não precisa que os "estrangeiros" venham por azeite na fervura ! então acho que faz bem :)

Armando Pires disse...

A postura que o Embaixador tem é a correta, não teve a mesma postura o Ministro sem Moral que nos visitou.

Anónimo disse...


Sr. Embaixador, sabe disto ?
Destruído todo o Parque Natural do Sudoeste Alentejano

https://navegantes-de-ideias.blogspot.com/2018/02/destruido-todo-o-parque-natural-do.html

https://navegantes-de-ideias.blogspot.com/

https://navegantes-de-ideias.blogspot.com/2019/04/quimicos-e-morte-povoam-milhoes-de.html

https://www.ambientemagazine.com/quercus-alerta-para-a-destruicao-de-montado-de-azinho-face-a-instalacao-de-olival-intensivo-em-avis-e-sousel/

Lúcio Ferro disse...

Desculpe, mas não resisto, o Brasi por cá e a Venezuela por um canudo, certo? ^_^

Anónimo disse...

o lucio nao deve ter visto q o post foi feito a 1 da manha de ontem... bem antes de saber alguma novidade sobre venezuela
e q o embaixador esteve a comentar esse nesmo assunto durante bom tempo na rtp...

Anónimo disse...

Dar ouvidos e perder tempo com esse criminoso, essa praga não existe mais, está acabado, sua biografia é a mais porca possível.

Parabéns, concidadãos !