sábado, abril 27, 2019

Laranjeira


Olhando para trás, dou comigo a pensar que devo ser cliente do Laranjeira, um dos mais seguros poisos gastronómicos de Viana do Castelo, vai para mais de seis décadas. Comecei a ir por lá almoçar em criança, com os meus pais, no verão, quando na antiga “casa de pasto” preponderava a figura do senhor Francisco, com a dona Maria a dirigir a cozinha. 

Ao longo dos anos, a casa evoluiu. E a ambição, felizmente, também. Da pequena sala e da pensão, a família passou a ter um hotel e, depois, a bela residencial Melo e Alvim, meu pouso preferido na cidade. O casal fundador - que, por décadas, continuei a rever na mesa ao fundo, à esquerda - deixou entretanto as rédeas ao filho José. Levei por ali dezenas de amigos, recomendei a casa a muitos mais. 

Com o José, desde há muito, estabeleci uma relação pessoal que fazia com que, mesmo numa passagem breve pela cidade, nunca deixasse de o visitar, ali naquele início da rua Manuel Espregueira, à saída da Praça. Era com evidente alegria que, à minha vista, ele disparava do fundo, da zona do balcão, naquele seu passo curto e estugado, com o sorriso a aflorar no bigode cada vez mais branco, para o nosso abraço sempre amigo.

Há uns anos, falou-me da doença. Que, a certa altura, se lhe pressentia na cara. Creio mesmo que me disse ter ido a uma consulta ao estrangeiro. Depois, recuperou e tudo parecia bem. Passei, há pouco tempo, por Viana e olhei para dentro do restaurante. Era a meio da tarde. Nem o José, nem sequer a simpática empregada Maria Eugénia, estavam à vista. Perdi assim a última oportunidade de encontrar o meu amigo José Laranjeira, que hoje desapareceu. Para mim, Viana, sem ele por ali, não será mais a mesma coisa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Embaixador, o meu comentário nada tem que ver com este seu tema. Mas sim, com a questão dos Gatos, num páis troglodita e incivilizado chamado Austrália.Como é possivel o Mundo não reagir contra esse povo descendente de criminosos e vagabundos trazidos da Inglaterra? como é possivel aqueles governantes apoiarem este tipo de barbarie? até prova em contrário, considerarei este pai´s como o pior e mais incivilizado do Mundo. Não tem dignidade para continuarem a ser chmados de país, deveriam regressar á condição de colónia para serem civilizados. Quando ao porco que aparece com um gatinho que matou pelo rabo, deveriam fazer o mesmo com ele e com todos os que pensam como ele. O Gato é o expoente máximo daquilo que a natureza produziu. Porcos australianos.

Roberto Wider disse...

A minha relaçao com José Laranjeira é de poucos anos,talvez uns 15 anos, sempre no restaurante da rua Manuel Espregueira! Mas nem por isso foi menos importante e gratificante. Quando o citei no meu livro Viana, o Amor da minha Vida, ele demonstrou uma gratidão, que na verdade devia ser apenas minha, porque ele servia o alimento e o afeto conjuntamente!. Tenho para mim que Viana do Castelo, que na verdade é o amor da minha vida, empobreceu no seu conteúdo humano, com a partida deste ser especial!
Roberto Wider

Vou ler isto outra vez...