sábado, abril 13, 2019

Braga


Braga é uma cidade que está na origem de várias expressões. Creio que nenhuma outra localidade portuguesa terá tantas. Mas qual será a origem delas? Vejamos.

Ver Braga por um canudo”, isto é, acabar por perder as oportunidades, um pouco como “ficar a ver navios”. Parece ter origem no monóculo existente no Bom Jesus, através do qual se vê a cidade, mas à distância.

Ir abaixo de Braga”, que é como “ir à fava” ou ainda a lugar pior. Dever-se-á ao facto de, para uma zona então mais baixa do que o centro da cidade, escoarem no passado os lixos e dejetos urbanos, tornando empestado e desagradável o lugar.

É de Braga!”, diz-se de alguém que deixa as portas abertas atrás de si. A doutrina aqui divide-se. Há quem diga que tal se deve ao facto da cidade, contrariamente a outras, não ter tido nunca uma porta física na sua entrada principal, a Porta Nova, outros dizem ser uma expressão papal à chegada de um arcebispo a Roma.

Isso é mais velho do que a Sé de Braga!”, significa que é muito antigo, porque a sé, na cidade, é dos edifícios construídos há mais tempo.

Finalmente, o leitor já ouviu dizer “chove em Braga”? Não? Mas olhe que, embora não muito, está mesmo a chover em Braga!

3 comentários:

Anónimo disse...

Para quem gosta de bom queijo e das suas múltiplas variedades, por cá e lá por fora, vão ao Corriqueijo, Rua dos Biscaínhos (Nº89).
E há, a par disso, muitos e bons restaurantes. Além de um bom ambiente e atmosfera quer noctívaga, quer durante o dia. Braga só peca por ter menos árvores do que deveria ter. Mas, tem outros encantos, como o estar perto de muita coisa bonita, como Guimarâes, Ponte de Lima, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Viana do Castelo, Gerês, e até dessa extraordinária cidade que é o Porto (graças em boa parte à auto-estradas).
E depois, em boa parte devido às Universidades, tem muita malta jovem por ali. Ainda bem!
Bom Domingo!

Anónimo disse...

Os de Braga não fecham as portas porque "têm um rabo grande" ... e os que têm um rabo grande são ou animais ou diabos.
Há muitos anos que não "ouvia" essa expressão.

Anónimo disse...

"Rappelle-toi Barbara
Il pleuvait sans cesse sur Brest ce jour-la
Et tu marchais souriente
Epanouie ravie ruisselante
Sous la pluie
Rappelle-toi Barbara"

A chuva em Braga recordou-me Jacques Prevert e J. Brel. Li e ouvi

Em Londres, chove neste Domingo de Ramos. Havia amendoas e folar nas mercearias portuguesas. Ontem aproveitei uma aberta e la fui.

Bom domingo mesmo com chuva

F. Crabtree

Adeus, "Costa do Sol"!

Há já uns bons anos, alguém me disse que, em Vila Pouca de Aguiar, tinha surgido um novo restaurante. Conhecia então toda a oferta de restau...