terça-feira, maio 03, 2016

Nações Unidas

Jorge Moreira da Silva, um dos mais competentes políticos que passou pelos governos de Passos Coelho, é candidato a um lugar equiparado a subsecretário-geral das Nações Unidas. Tenho por ele consideração e sincero respeito pelo modo como está na política. 

Faço votos para que seja eleito: seria mais uma consagração internacional da sua qualidade pessoal como técnico e um orgulho para o nosso país.

Nas redes sociais alguns têm, contudo, dado a ideia de que se trata de um lugar "logo abaixo" daquele a que concorre António Guterres - secretário-geral.

Sem minimamente pretender subestimar a importância do lugar a que Moreira da Silva é candidato, convém deixar claro que o título de subsecretário-geral é atribuído a mais de 70 lugares no quadro das NU e órgãos dependentes, sendo que alguns desses lugares foram ou são já ocupados por alguns portugueses.

Repito: não se veja aqui uma menorização de um cargo que seria sempre muito importante e prestigiante para Moreira da Silva e para Portugal, mas não se confundam ou equiparem as coisas.

7 comentários:

Anónimo disse...

Não percebo porquê que a esquerdalha dá um valor especialmente positivo a este político!

Anónimo disse...

Mas estao a gozar comigo? O que foi o Guterres durante oito anos senao subscretario geral da ONU (USG) exactamente igual, sem por nem tirar, ao que o Moreira da Silva esta a concorrer?!

Ser candidatos todos podemos ser... agora se-lo e' outra coisa... Ainda nao sabemo se o Guterres o sera' (espero que seja por Portugal e nao por ele porque os portugueses nao lhe devem nada - foi um pessimo primeiro-ministro), mas acho que daria um bom Secretario Geral..

Anónimo disse...

Ao Anonimo das 14:34.porque é um político sério e inteligente que em vez de destruir tudo que vinha de trás continuou como Ministro do Ambiente o que de bom e inovador foi começado em governos anteriores. Subscrevo o que o Francisco diz sobre ele.
Fernando Neves

Anónimo disse...

"Esquerdalha" não me parece um termo próprio para ser usado num fórum de debate.

Anónimo disse...

A esquerda não apoia certamente a preparação das empresas públicas de saneamento básico para a privatização. Nem eu que sou por uma economia de mercado (sã claro. Não como a atual) apoio a privatização de serviços públicos em "mercado" onde só se vê monopólio. A esquerdalha tem outra qualquer coisa que me escapa para o considerar um bom politico.
Esquerdalha é um termo bem antigo. O Sr. Embaixador sabe bem o que é! Pode explicar!

Anónimo disse...

A concessão ao sr. Sousa Cintra - concessão para esburacar o Algarve de cabo a rabo à procura de petróleo - foi autorizada pelo sr. Moreira da Silva, poucos dias antes das últimas eleições.
Onde se enquadra essa concessão?
Na competência?
No frete?

ignatz disse...

"Jorge Moreira da Silva, um dos mais competentes políticos que passou pelos governos de Passos Coelho"

acho que esteve ao nível dos outros governantes de passos coelho em matéria de competência e honestidade, começando pelos sacos de plástico e acabando já em fase de prolongamento com a portfuel. videirinho & low profile quanto basta para uma grande carreira política. quando a coisa não cola, pode sempre justificar com ironia incompreendida.

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...