quinta-feira, outubro 13, 2011

Três dias

Dia 1. É preciso aproveitar melhor as oportunidades na área da construção civil que se abrem às empresas portuguesas neste país. Por isso, a embaixada acolheu, no dia 11, as largas dezenas de convidados que a Câmara de Comércio Franco-Portuguesa juntou, para um exercício de várias horas, entre promotores imobiliários franceses do setor da habitação social e um conjunto muito importante de industriais nacionais da nossa construção civil.

Dia 2. As portas da embaixada voltaram a encher-se, do dia 12, com quase uma centena de pessoas para aplaudir as dezenas de alunos portugueses premiados com bolsas de estudo para a frequência do ensino superior francês no corrente ano letivo. Trata-se de uma iniciativa lançada pela embaixada de Portugal que merece o apoio do Banque BCP, do banco BES, da Caixa Geral de Depósitos, da companhia de seguros Fidelidade, da empresa INAPA e da secretaria de Estado das Comunidades portuguesas.

Dia 3. O conselheiro das Comunidades portuguesas, Carlos Reis, foi o responsável pelo simpático convite que me foi dirigido pela Faculté de Droit, Économie e Gestion, de Orléans, para aí proferir hoje uma conferência subordinada ao tema "Le Portugal en Europe - les nouveaux défis". Seguiu-se um animado e informado debate, dentre a centena e meia de presentes, onde se contavam muitos estudantes e alguns "maires" da região. Portugal continua a ser um tema que interessa muitos franceses. Agora que as coisas não estão fáceis para nós, acho que vale ainda mais a pena praticar uma ativa "diplomacia pública" para explicar, com clareza e com todas as "cartas sobre a mesa", como estamos a trabalhar para vir a sair da crise e, de caminho, o modo como olhamos as estruturas em discussão nesta Europa. Uma jornada que valeu bem a pena.

4 comentários:

Portugalredecouvertes disse...

Sr. Embaixador
parabéns por essas iniciativas da Embaixada!
quando andava por aí, não se ouvia falar na Embaixada, e nos Consulados, quando era necessário lá ir, era sempre em ambiente "de luta", tanto do lado dos funcionários como dos visitantes.
Bom já há alguns anos! A situação deve entretanto ter melhorado.

Atentamente

Isabel Seixas disse...

Parabéns,bom saber que
Aí está uma Embaixada dinâmica, aberta, e disponivel para cooperar no acompanhamento e divulgação dos "percursos" do Seu País e dos seus cidadãos.

Helena Oneto disse...

Parabéns Senhor Embaixador pelo seu dinamismo e empenho em dar uma imagem mais digna de Portugal e dos portugueses que vivem em França! Mais vale tarde que nunca e muito tem sido feito nestes anos de "crise". Subscrevo inteiramente o comentário de "Portugalredecouvertes".

Adelo disse...

Não podemos deixar de louvar estes exemplos de diplomacia cidadã.
Que vão muito mais longe que a diplomacia econónica (tanbem necessária e louvavel), e da outra do coquete. Parabens embaixador Seixas da Costa. E saudações tanbem aos seus interlucotores e "convidantes" como o Carlso Reis....
vive le Portugal du futur!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...