sexta-feira, maio 06, 2011

Nós e a Finlândia

Há dias, foi aqui publicada uma modesta carta a um virtual diplomata finlandês.

Surgiu agora, na internet, um vídeo, em inglês, que consubstancia uma mensagem portuguesa a todos os finlandeses.

Ganhe seis minutos de bem-estar vendo este Portugalnomics.

28 comentários:

lfgalvao disse...

Muito bom video. Só dois reparos: "Arigato" não vem do português "Obrigado", nem o nosso Ronaldo é melhor que o brasileiro...

Helena Oneto disse...

São 6 minutos de real self-satisfaction (why not?) para "filandês ver"... temos a fama! e o proveito? onde anda ele?

margarida disse...

Gostei.
Bom para muitos: estrangeiros além dos finlandeses e também nacionais, que não fazem a mais pálida ideia do que fomos, do que somos ou para onde vamos.
Isso é que rala..

Anónimo disse...

Acabei de ver o vídeo no Expresso on-line e vinha indicar o link.

Eis que já cá está... No "duas ou três coisas" a notícia acontece!

Isabel BP

P.S. Tenho saudades do relógio :(

Ana Paula Fitas disse...

Carissimo Amigo e Senhor Embaixador
Faz, de facto, bem ao ego e ensina alguma coisa a quem tiver disponibilidade para aprender e sorrir :)
Bem-haja!
(Vou levá-lo para A Nossa Candeia com a devida indicação da Fonte)
Um abraço.

Rui Franco disse...

Mas... este vídeo é para ser levado a sério? É impressão minha ou aquilo está cheio de imprecisões (e mentiras) do princípio ao fim?

(até falhas no texto, tem)

Custa-me parecer "mal disposto" mas... ninguém repara que toda a construção da "obra" está impregnada de complexos de inferioridade? Meu Deus, nalguns momentos parece uma coisa saída dos tempos do Estado Novo!

Um exemplo: "Magalhães, foi o segundo português mais famoso a servir a coroa de Espanha. O primeiro é Mourinho".

Portanto: Magalhães e Mourinho têm valor não pelo que fizeram mas porque serviram a coroa de Espanha? Os Finlandeses devem pensar "Oh pá não temos ninguém que tenha servido a coroa de Espanha. Não prestamos para nada."? Como isso os deve deprimir...

E que coisa essa de estar sempre a puxar o lustro aos galões por causa da antiguidade das fronteiras (que, como sabem, ainda no Séc. XIX sofreram alterações por, pelo menos, duas vezes). Isso é um valor em si mesmo? Vejam lá se a Islândia não tem as fronteiras definidas ainda há mais tempo... :)

E, qual o orgulho de os Portugueses serem 20% da população luxemburguesa? Se eu fosse finlandês, respondia já: nós não precisamos de fugir à miséria emigrando...

(já agora, o que faz o Estado Português, para impor a língua oficialmente? - e pensar que os EUA estão a ser conquistados pelo Castelhano...)

Usar a imigração como argumento para nos assumirmos como melhores do que os outros... Eu nunca me tinha apercebido da grandeza de Cabo Verde, até ter visto este vídeo.

O Napoleão falhou a conquista de Portugal por três vezes? Ainda hoje passei junto ao casarão em Campolide onde um dos seus generais visitava a "namorada". Talvez ele viesse cá de férias...

Acabámos com a escravatura antes dos EUA (fomos forçados, pela Inglaterra...)? Os finlandeses diriam: nós nunca precisámos de escravizar os outros.

Finalmente, esqueceram-se de uma coisa importantíssima e que, essa sim, daria cabo do orgulho dos Finlandeses: a Virgem Maria não fez nenhuma aparição em Helsínquia!

Este vídeo é uma vergonha! Cá para mim, foi feito por um finlandês...

Rubi disse...

Espectacular!

Unknown disse...

interessante video :D

patricio branco disse...

Spot bem feito, sem duvida, convincente na maioria dos factos apresentados, mas outros, mas poucos, não os acho simpaticos, são discutiveis (não sei se o nosso ronaldo é melhor que o brasileiro, nem interessa, mas é arrogancia dizê-lo; comparar schindler com sousa mendes dizendo que este é superior é dificil e falivel, alem de tambem arrogante; dizer que comemos o porco inteiro pode causar repugnancia aos finlandeses; não sei se inventámos o bacalhau; os médicos portugueses nas cortes da europa eram na maioria judeus expatriados por motivos religiosos, não é um facto abonatório que tenham sido obrigados a refugiar-se no estrangeiro).
Mas a maioria dos factos é convincente e orgulha-nos.

Julia Macias-Valet disse...

O video tem uma certa piada...
Gostei do comentario irascivel de Catinga : )
E do, um pouco menos irascivel de Patricio Branco : )
Tinha a certeza que Ana Paula Fitas ia fazer "link"...e sobretudo nao se esqueceria de avisar ; )

Bom fim de semana e...nao se piquem senao rebentam : ))))

Anónimo disse...

...a democracia portuguesa a aproveitar um acto de propaganda anti-comunista, promovido pelo regime fascista de Salazar, para se defender...ao qu'isto chegou, heim Sr. Embaixador !

JCM

patricio branco disse...

Continuando...
em vez de dizer que fomos nós que ensinámos os ingleses a beber chá (fomos??) melhor seria dizer que temos nos açores as duas (parece que) unicas plantações de chá da europa, gorreana e porto formoso. Pode tentar alguns finlandeses a turistear nos açores.

patricio branco disse...

Continuando...
De acordo com os comentários de catinga, visto com atenção o spot publicitario nacionalista português, com intenção de inferiorizar os finlandeses, contem factos ou argumentos ingenuos, de "propaganda de estado novo". Um país não é superior por ser mais velho que outro mais recente, a idade historica não valoriza necessariamente um país.
Timor seria então algo sem nenhum valor.
Paris ser a 2a cidade portuguesa, valoriza portugal? Se lisboa fosse a 2a cidade francesa de certeza que isso valorizaria portugal.
Separar o trigo do joio: o video tem bons argumentos, mas tambem outros que não servem.
Seria bom ter a opinião dum finlandês, tambem. E dum luxemburguês, etc.

Fada do bosque disse...

Há sempre alguém que vê o lado lunar... neste caso o Catinga foi exemplar! Ai o que eu me ri! ahahahahaha!!:))))
Deixe lá Catinga que eles não vêem a História com o seu telescópio! o prisma é outro! Valha-nos isso e esperemos que saibam pouco de História. Quanto à Virgem, nunca iria aparecer num País onde a frequência do banho é quinzenal! São o povo mais porquinho da Europa. Por isso se ficarem impressionados porque comemos o porco todo... o problema é deles!
Quanto à mensagem, o que interessa mesmo, é a estalada final! Que importa se foi durante o Estado Novo?! Eles sabem lá o que é isso! :))) ahahahaahah Catinga! esse comentário está um must! :))
Pena terem-se esquecido do outro Magalhães... o computador! aí sim, é que se roíam de inveja! :))))

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador
Pois eu devo ser Salazarista sem ter dado ainda por isso.
Cá por mim, o vídeo serve para lembrar muita coisa que anda esquecida.Nomeadamente o nosso auxílio a quem agora o nega. E já não falo na Alemanha.
Não é perfeito? Não é. Mas Sócrates também não é e todos nós o aguentamos democraticamente há seis anos.
De onde vem então arigato? Em Tóquio disseram-me que vinha de obrigado. Quem me ensina?
Quanto ao Ronaldo, ah!, na minha modesta opinião, ele é melhor, sim, que o brasileiro. Em vários aspectos, aliás...

Julia Macias-Valet disse...

Catinga e Patricio Branco, temos que ser educados e retrinuir à altura...

Há tanto para dizer sobre a Finlândia, como por exemplo ... mmmmm ... ora deixa cá ver ... mmmmmm ... bem ... hmmmmmmmmm ... pois ...

http://www.youtube.com/watch?v=7rwc3VGvlRY&feature=related

Ah! Sim... ja me esquecia eles têm o Mika Häkkinen ! ...alguma coisa haviam de ter : ))))

Finland, Finland, Finland...la,la,la

Julia Macias-Valet disse...

Pssst...Catinga e Patricio Branco !? Sabem porque é que os finlandeses conduzem depressa ???

Porque está tudo doido para sair dali para fora e, de preferência, em alta velocidade. Vroooooooooooooooaaaaaaaaaaaammmmmmmmmmm................!!!

Unknown disse...

Pois, eles dizem que têm a verdadeira casa do Pai Natal em Rovaniemi. Os suecos também, os noruegueses também, os canadianos também. São originais: têm a maior taxa de embriaguês juvenil da Europa e uma das maiores do Mundo.

Este vídeo é importante por ser mais uma resposta aos finlandeses que se estão nas tintas para Portugal. Quando aderiu à UE em 1995 teve o apoio de Portugal.

O vídeo pode ser ingénuo, auto-convencido, ao estilo da Velha Senhora, vale o que vale, tem erros crassos - mas tenta explicar o que é Portugal. Para finlandeses - creio que serve. Se não gostarem, ponham na beirinha do prato.

jvcosta disse...

Depois da finura queiroziana e deliciosa dos textos sobre o bronco Steinbroken, fiquei desagradavelmente surpreendido com este "post".

IMHO, este vídeo não merece apoio nem destaque, nem sequer a nível de “com erros, mas vale a pena”. Os erros são grosseiros, o vídeo é mentalmente indigente e é exemplo de patrioteirismo rasteiro. Estamos em tal crise depressiva que perecisamos disto para nos reconfortarmos?

Escrevi um “post” sobre isto no Moleskine.

jvcosta disse...

Caro embaixador, um esclarecimento necessário. Quando atrás chamei de bronco ao Steinbroken, não desvalorizo que ele é muito fino, joga bem às cartas e fez boa carreira ajudada pelo piano. É que não estava a pensar nas qualidades requeridas a um bom diplomata! :-) "Sans rancune?" Estou certo de que percebe que isto é ironia brincalhona. Mas lá que há bruxas...

Anónimo disse...

Eis o que parece ser uma resposta filandesa http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=aBn7V29jFWs

Rui Franco disse...

Lá está... se é uma resposta ao "nosso" (credo!) vídeo, só demonstra ainda mais a parolice deste. Este finlandês fez um vídeo sereno, que não cai no mau gosto e que contrapõe ao Rei do Pegu, coisas como... o Linux. Palavras para quê?

Fada do bosque disse...

Eu penso que eles não leram nas entrelinhas como nós temos o vício de fazer... responderam com simplicidade que é característica deles. Não temos de nos sentir mal, até porque ouvi agora na TSF que sim a Finlândia vai participar na ajuda a Portugal. Entretanto terá sido o vídeo? não sei, mas que há bruxas há.
Entretanto os homens diriam isto:
propomos que mandássemos o Mourinho treinar um clube Finalnadês e que em sentido inverso nos fizessem chegar muitas das "belezas loiras" a que eles galhardamente fizeram alarde no vídeo :-))))

Anónimo disse...

Fujam que "Vêm aí mais vídeos made in Cascais"
O presidente da Câmara Municipal de Cascais ameaça fazer mais videos sobre o tema (orgulho nacional !?): "Este é só o episódio 1", disse.

http://www.ionline.pt/conteudo/121970-vem-ai-mais-videos-made-in-cascais-cameron-tambem-precisa-um

JCM

Anónimo disse...

O video e parolo, pedinchao, e mal educado ao lembrar-lhes que ja os ajudamos. E se queriamos fazer algo para nos darmos a conhecer, acertamos na muge!

João Felgar disse...

A primeira bandeira de D. Afonso Henriques, era azul da cruz e branca, tal e qual como Vikings da Finlândia.

É para todos pensarem, porque esta ligação da Finlândia a Portugal na monarquia ?

Desde que existe a terra Finlândia, nasceu de um reinado de Kvenland no ano 160 e daqui seguiram a sua linhagem e vidas e qual a relação desta terra à casa de Habsburgo e Bragança!!!

É algo para pensarem, eu nao posso estar sempre a colocar dados do passado a mostrar vos as ligações entre povos, eu nao tenho tudo o conhecimento.

Desde Odin, sobrenome filhos de, matrimonios entre casas e quais as ligações a Portugal

João Felgar disse...

Finlândia a Alemanha a Portugal

Da sagde Heidrek: „det synes mig at Odin har faaet een Dreng godt betalt, naar han i stedet for Drengen faaer Kong Harald og hans Sön, med hele Kongens Hær.” Derpaa befalede han at løfte Fanen i Vejret og angribe Kong Harald og dræbe ham og hans hele Felge; Kong Heidrek dræbte selv sin Svigerfader og Svoger, og dette regnes for det andet Niddingsværk, som blev begaaet med Tyrfing, i Felge Dværgenes Udsagn.

Translate

Então Heidrek disse: "Parece-me que Odin tem um menino bem pago, quando em vez do menino ele pega o Rei Harald e seu filho, com todo o exército do rei." Então ele ordenou que a bandeira fosse hasteada no ar e atacasse o Rei Harald e matasse a ele e a todo o seu aro; O próprio rei Heidrek matou seu sogro e cunhado, e este é considerado o segundo Niddingsværk, que foi cometido com Tyrfing, em Felge Dværgenes Udsagn.



Subscrever:
Siga-nos:
SAPO MAIL
E-MAIL
Det er klart, at Saxo relo haver kun antaget een Odin, hvorvel han haver blandet vor med den Sapisfe, og man ogsaa made undtage Mir.Othin og Oller, som udgave sig for Odini, og som efter Şaxo feld levede med ham; Heraf folger at alle de Kons ger hos Saxo, rom have havt med Odin som levende at bestille, thi paa nogle Stæder forestilles han som en Aand, som en Guds dom, der undertiden haver aabenbaret sig, at de siger jeg bor. ansees for, efter Saxonis egen Hypothefeom kun een Odin, at have allesammen levet paa een Sid. Ortende Deel.


Odin og hans Folge fornemmeligen opholdte sig , og om Hellesponten , hvilke jeg paa et andet Sted ( 50 ) , og Schön- năng ( 51 ) have viift , at bør søges ved Duna - Floden i Curland

Folge für den Prinzen verhängnißvoll wurde . --- Der portugiesische Infant Dom Duarte , geboren 1611 , war 1611 der jüngere Sohn des Herzog Theodosio v . Braganza . Nachdem er sich früh dem Waffendienst gewidmet hatte , be = schloß er ...


Jacob Baden · 1767 · ‎Ler · ‎Mais edições
... folge , en , Pl . følger , Folge . følgelig , Adv . folglich , mithin . felger , følger , jeg , folge , begleite . følgeskab , 171.


Desde a Finlândia até Portugal o sobrenome mantem se, os Folge ou Folger ou Felger ou Felgar é o mesmo. O João v é o meu 8 avô paterno.


Johann V. Als König Pedro II . während des spanischen Erbfolgekriegs aus dem König Leben schied , trat in Portugal eine Friedenspolitik ein . Sein Sohn und Nach- 1706-1750 . Folger João V. betheiligte ...


Tudo nesta vida está interligado, as casas de Savoie, Guigues, Albon, Forez vem de Saxo.

João Felgar disse...

Senhor Embaixador Francisco Seixas da Costa, o meu sobrenome pertenceu a França desde Louis I a Louis XVI.

Quando li a queda da bastilha, chorei por encontrar muitos milhares de meus famíliares de muitas casas que foram executados, por uma questao de capricho por parte dos bourbons e orleans e jacobinos, querem ter o poder.

A França perdeu tudo, e tudo é muita coisa, isto das Repúblicas nao veio dar segurança ao povo, pelo contrario.

Os bourbons e orleans e vendome sao originarios da casa do sultao Solimanus em 1522.

Os reis França criaram condições para as populações habitacoes com saneamentos, exustem documentos desde Louis XIII, mesmo de François e de Jean de Valois.

Todos tiveram o meu sobrenome até Louis XVI.

Da casa de Valois, Bourgongne, Montagu, Montfort, Dauphin de viennois, Faudoas irmao a Louis XIII, uma senhora de Faudoas casou com Louis XIV

Felgariis filhos de Philippus Augustus Rex

Charta quâ - Raymundus Rogerius, vicecomes Biterrensis, ætatis annorum xiv et ampliùs, tradit in feudum Salomoni filio Guillelmi'de Felgariis, castrum de Lunacio. Anno' à Nativitate ejusdem (D. N.) Mcci, regnante rege Philippo, nonis Apr. Hist. de Languedoc, tome III, pr. col. 191; ex castro Fux. fragm. Même date. Charta quâ Raymundus Rogerius, vicecomes Biterrensis, major xiv annis, tradit in pignus Salomoni filio Guillelmi de, Felgariis, quidquid habet in mineriis le Villamagnâ et de Bociagnis. Anno N. D. MCCI, etc. (sic) nonis Aprilis Hist. de Languedoc, tome II, col. 192; ex castro Fux. fragm. ; Charta quâ nota fit compositio amicabilis inter Berengarium abbatem et probos homines ac populum Villæ-magnæ et Minariorum et Monetatis ex unâ parte, ac Salomonem dominum castri de Felgariis ex alterâ de diversis exactionibus nomine guisatici et pedatici, quas præfatus dominus extorquebat. Anno à Nativitate ejusdem (Domini) mcxcvii, regnante Philippo rege Francorum.;

Felge hvilket Kong Ludvig XV. billigede hendes Hensigt at rejse til Konstantinopel for der fra i et Manifest at fremsætte sine Fordringer paa den russiske Trone. ;

Este Itinerário não caiu no Gosto do Príncipe de Limburg; mas submissão a uma princesa daquele kej. especialmente a casa russa e a perspectiva de sorte com o plano, que poderia lhe trazer grandes vantagens, levaram-no a consentir. A princesa mostrou-lhe uma carta da condessa Sangusko em Paris, em Felge, do rei Luís XV. aprovou sua intenção de viajar a Constantinopla para reivindicar o trono russo em um manifesto. Por meio de uma patente escrita, o príncipe permitiu que ela, após sua morte, assumisse o título de princesa de Limburgo-Styrum

Ainda tenho familiares em França que se aliaram se a napoleão, outros como a casa de Polastron do Monaco, outros foram dizimados e os Tavora eram parte dos aliados aos bourbons

Em Portugal d. José I sabia destas ligações familiares aos bourbons de Lavedan, e vingou se da morte dos seus primos reis de França.

Eu nao me esqueci disto. E um dia vou ter a minha vingança contra todos os bourbons, Orleães, vendome aonde esta gentalha estiver

Só para lembrar

Porque estas coisas têm de ser ditas, irritem quem irritarem, quero destacar a serenidade construtiva demonstrada por Pedro Nuno Santos e pe...