Hoje, comemora-se o dia da Europa. Sei de algumas pessoas que, nos dias que correm, sentem escassa vontade para o celebrar.
Aqui em Paris, as instituições europeias tiveram a bizarra ideia de o fazer no passado dia 5. Não percebi muito bem porquê. Um amigo, que não renega ironicamente algumas heranças, aventava que talvez tivesse sido para aproveitar a boleia do aniversário de Karl Marx...
Percebo que, com a "zizanie" no euro, com as divisões na Líbia e com as hesitações em Schengen, entre tantas "eurochatices" recentes, alguns possam ser tentados a não dar muita importância a esta data.
Como português, eu dou. Com toda a convicção, comemoro este fantástico projeto de paz e liberdade que, para além de todas as hesitações e contradições, contribuiu para manter largas décadas de convivência democrática. E que, naquilo que nos toca, ajudou a fazer de Portugal um outro país.
Nota: utilizo, como imagem, uma fotografia que me acaba de ser mandada, de Brasília, pelo meu amigo Hermínio de Oliveira.
Nota: utilizo, como imagem, uma fotografia que me acaba de ser mandada, de Brasília, pelo meu amigo Hermínio de Oliveira.
8 comentários:
Excelente imagem para retratar um dia importante para a maior parte dos Europeus.
Também como portugues e, tal como o Sr. Embaixador, eu dou.
Hoje estamos todos os europeus de parabéns.
Francisco F. Teixeira
Eu também dou Senhor Embaixador porque, apesar de todas as viscistudes do processo estamos perante uma construção unica na história dos povos.
E congratulo-me, como português,com o facto de hoje sermos membros,por inteiro, desse projecto e grato a todos quanto o tornaram possível.
E como sei que o Senhor Embaixador também deu,para isso,contributo permita-me que o inclua no reconhecimento.
EGR
Senhor Embaixador,
Nem me lembrei do dia...Ainda vivo na era de antes das invasões napoleónicas.
.
Como a Europa nunca me deu nada a não ser a compra (nada em conta) do "luxo" de um passaporte "União Europeia - Portugal - Passaporte, passou para o lado da minha amnésia.
.
Pois preferia possuir aquele documento de viagem de capas de cor verde que me dava esperança.
.
Este de cor vermelho dá mau agoiro... Analise-se o que tem acontecido a Jesus que não consegue levar o Benfica à vitória!
.
Não sei se por aqui, hoje, em Banguecoque a efeméride é festejada, como assim foi de quando Portugal, há 25 anos anos, foi integrado, ao som dos "cornetins".
Saudações de Banguecoque
José Martins
dia da europa? connais pas...
Nem uma referencia nos telejornais, nenhum programa comemorativo, artigo informativo, entrevistas, por aqui.
Desprezo completo pelo dia.
Só soube, e já depois dele passado, pelo blogue
Para Patricio Branco com saudaçoes europeias ; )
http://europa.eu/abc/symbols/9-may/euday_pt.htm
Bem que me parecia conhecer aquele céu! E logo vi que, de tão azul, não podia ser na Europa. Só em Brasília mesmo!
JR
para JM-V, embora com atraso, agradeço e retribuo. Vou ver.
Enviar um comentário