segunda-feira, abril 05, 2010

Kohl

Helmut Kohl fez 80 anos. Está doente e afastado da vida pública do seu país, com a qual, diz-se, estará desencantado. Pode ser que seja só impressão minha, mas tenho a sensação que o mundo não faz suficiente justiça a este dirigente alemão que soube, no tempo certo e com a vontade necessária, tomar as decisões que a História aconselhava.

Devemos ao antigo chanceler uma visão europeia de grande alcance, alicerçada num interesse alemão que soube proteger, com vantagem para todos. A Europa que (ainda) temos deve muito à sua determinação.

Helmut Kohl foi um amigo de Portugal. Soube estar ao nosso lado em muitas das decisões europeias que nos foram importantes.

5 comentários:

Anónimo disse...

Bravo, Embaixador! É uma menção bem merecida. Haja quem reconheça.

CSC

Alcipe disse...

Inteiramente de acordo. E teve a visão histórica que faltou miseravelmente naquele momento à Thatcher e ao Mitterrand : a Alemanha teria necessariamente que voltar a ser una! Os políticos só são grandes quando não medem a vida pela bitola do passado. Como fez o De Gaulle, contra tudo e contra todos. Como fez (não adoro a criatura, um cínico pretensioso, mas reconheço-lhe a grandeza de ter percebido logo quem era o inimigo) o Churchill. Como fez (embora tenha perdido toda a sua grande aposta) o Gorbatchev. Anybody else?

Helena Oneto disse...

Não admira que Helmut Kohl esteja desencantado com a Alemanha que ele unificou. Desencantados estamos todos os que acreditaram numa Europa unida. A Europa que (ainda) temos está muito longe das esperanças nela depositadas.

Anónimo disse...

Excelente comentário o de Alcipe. Helmut Kohl foi um grande político.
P.Rufino

Helena Sacadura Cabral disse...

Anybody else, indeed.For the moment...

Na minha outra juventude

Há muitos anos (no meu caso, 57 anos!), num Verão feliz, cheguei a Amesterdão, de mochila às costas. Aquilo era então uma espécie de "M...