Na passada semana, Elian Gonzalez, um jovem cubano de 16 anos, participou no congresso das Juventudes Comunistas, em Havana.
Há 11 anos, Elian esteve nas bocas do mundo quando a justiça americana, com algum aparato policial e contra a vontade dos seus familares na Flórida, o fez regressar para junto do pai, em Cuba. A mãe, com quem viajava, havia morrido num naufrágio, na tentativa de chegar às costas americanas.
A opinião pública do Estado da Flórida mostrou-se muito crítica desta decisão da administração Clinton e, para muitos, isso terá feito perder imensos votos ao candidato democrata, Al Gore. George W. Bush viria a ganhar a presidência por escassímos votos, precisamente nesse mesmo Estado da Flórida.
Será Elian o "culpado" da vitória de Bush? Que teria acontecido no cenário político mundial se Gore vencesse a eleição? A História não se faz de "ses", mas é irónico especular que pode coincidir na pessoa de Elian a chave de muito do que se passou no mundo na última década.
5 comentários:
"Só as Suas memórias para Lembrar uma Recordação Esquecida"
Isabel Seixas
Nota-se ...
Pelo olhar denso e de muito mais idade...
Destino?
Que pena até é bonitinho, de certeza que não merece...
Estou só a referir-me á dimensão só sóbria... Que às vezes inibe os prazeres genuínos dos 16 anos...
Nada contra!!!...A não ser a exclusão da dimensão gostosa da irreverência...
Desejo-lhe protagonismo e que não lhe soneguem o resto da diversidade...
Isabel Seixas
Não percebi bem se essa decisão terá sido da responsabilidade (exclusiva) da Justiça norte-americana, ou também da Administração Clinton, “a posteriori”. Bem sei que a Justiça nos EUA está politizada e que muitos dos altos magistrados que ocupam lugares de destaque na máquina daquela Justiça estão ali por nomeação política e muitos fazem mesmo “campanha” (política) para lá chegarem. E a ser assim, essa decisão judicial acabou pelos vistos por ter consequências (políticas), fazendo perder votos importantes a Al Gore.
Pena que o criminoso ataque, só agora divulgado (está hoje em tudo o que é “media” e creio que no You Tube), da responsabilidade das forças norte-americanas no Iraque, em 2007, que vitimou – por engano! – 9 civis, entre as quais duas crianças e dois jornalistas da agência Reuters, não tenha tido consequências (políticas) para com o homem que acabaria por vir a “derrotar” o então Vice-Presidente Al Gore, ou seja, George W. Bush. Bem sei que o acto irresponsável não foi premeditado, mas as suas consequências nem por isso deixaram de ser muito graves. E como em tudo na vida, quando se cometem erros, mesmo que involuntariamente e, neste caso, agravados com os efeitos agora conhecidos, haverá – sempre - que assumir as devidas responsabilidades. Não me consta que assim venha a suceder. Mas pode ser que esteja enganado. Oxalá.
P.Rufino
Uma das várias actividades que me diverte é essa dos "se". Tenho-me regalado a pensar o que teria sido a minha vida...se!
Onze anos já?!
Onze?!...
tempus fugit, realmente...
Enviar um comentário