sábado, abril 24, 2010

Abril (3) - Fazer a festa

Em Portugal, o 25 de abril é oficialmente celebrado com uma sessão de discursos políticos e partidários na Assembleia da República. Todos os anos, para além da aturada observação jornalística de quem leva ou não um cravo ao peito, a atenção pública volta-se para o tom e exegese dessas intervenções, que invariavelmente utilizam a comemoração abrilista para tratar a realidade da conjuntura política do presente. Assim, aquilo que poderia ser um espaço de proclamação de elegias à liberdade conquistada nessa data acaba por se transformar numa arena de severo combate político, com as diversas leituras de "abril" a servirem de arma de arremesso, mais ou menos subliminares. Julgo que ninguém, com sinceridade, acreditará que essa maratona declaratória contribui minimamente para louvar as virtualidades da Revolução e para cativar novas gerações para o culto desse momento fundacional da nossa democracia.

Noutro registo, menos plural e um pouco mais "biaisé", um grupo de muito respeitáveis militares que fizeram a Revolução de abril, acompanhados por figuras da nossa história política (quase sempre já) passada, acolitados por incontornáveis representantes de forças políticas e sindicais de lateralização óbvia, desce a avenida da Liberdade, aí já com total abundância de cravos e com a exibição de slogans que fazem parte do património típico da memória revolucionária. Ninguém negará, contudo, que o tom peculiar dessa manifestação acaba por excluir muitos outros, para quem a memória da Revolução se exprime em moldes mais serenos e menos polítizados.

Na simples mas inalienável qualidade de cidadão, quero deixar aqui expresso, com a total consciência do peso do que escrevo, que considero que ambos os eventos acabam por funcionar, objetivamente, contra o 25 de Abril.

Comemorar o 25 de Abril, celebrar essa magnífica Revolução que, por uma vez, quase que fez o milagre impossível de unir o país, deveria consubstanciar-se apenas na organização de festas populares por todo o país, com música, com bailes, com juventude, com alegria e, sempre, sem discursos e sem slogans. Como, aqui em França se faz com o "14 juillet". Ah! e com muitos cravos, para quem os quisesse e os apreciasse. A liberdade também se faz da possibilidade dessa opção.

Mas que não reste a menor dúvida: nesta data, estive, estou e sempre estarei de cravo vermelho ao peito.

8 comentários:

Julia Macias-Valet disse...

Tenho por habito comprar cravos vermelhos no dia 25 de Abril para decorar a minha sala. Mas por vezes tenho que ir a mais do que uma florista para os encontrar.
Em França o cravo é uma flor que tem uma conotaçao de azar e esta associada à morte.

Alcipe disse...

No nosso hotel em Goa deixaram-nos ontem à noite um cravo vemelho no quarto.

Anónimo disse...

"Comemorar o 25 de Abril, celebrar essa magnífica Revolução que, por uma vez, quase que fez o milagre impossível de unir o país, deveria consubstanciar-se apenas na organização de festas populares por todo o país, com música, com bailes, com juventude, com alegria e, sempre, sem discursos e sem slogans" - O libération dizia há dias que Portugal é um país de gente triste; Será por isso ou porque os nossos políticos são incrivelmente obtusos e ultrapassados? O 25 de Abril foi uma festa da rua, de facto.

Anónimo disse...

Simplesmente...
Eu que fui, sou e espero continuar a ser bafejada pela legitimidade/dignidade direito e dever universal humano ao 25 de Abril.
Subscrevo tudo Tudo Tudo.
Isabel Seixas

João Antelmo disse...

É preciso preservar a memória.
A memória do 25 de Abril mas também - sobretudo - daquilo que o antecedeu, dos crimes, da mesquinhez, do bafio, da pestilência da guerra e das resistências - a orgânica e cultural e a do quotidiano, a da "oposição" e a do cidadão comum, da resistência activa mas também da resistência passiva do cidadão comum.

Helena Oneto disse...

Excelentissimo Alcipe,
Em troca de tão gentil presente, espero que o tenha posto na lapela!

Hoje, na Assembleia da Republica, os senhores estam (quase) todos de fato azul (+ ou - escuro). Muitos cravos à esquerda, poucos ao centro e nenhuns à direita.
Muitas gravatas verdes na banca PS.

Gostei de ver os "capitães"!

Alcipe disse...

E foi devidamente festejado o 25 de Abril por todos os embaixadores da União Europeia na Índia, em viagem oficial a Goa (para mais explicações, ver meu blog timtimnotibet.blogspot.com)!

Carlos Cristo disse...

Francisco, você usa o cravo vermelho todos os dias na alma, tem o direito de usá-lo ao peito, mesmo que seja só no 25 de abril!

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...