segunda-feira, agosto 21, 2017

As mulheres de Viana

Foto de Antero de Alda

Ontem, ao passar por algumas quelhas de Viana do Castelo, fugindo ao calor, vi frases feministas sujando o branco das paredes, com aquela "coragem" com que o anonimato impune permite a alguns (neste caso, devem ser algumas) estragar a limpeza da propriedade dos outros. E achei estranho. Por ser em Viana.

É que estávamos nas Festas da Senhora da Agonia. E as Festas são da mulher. A romaria é feita em torno da mulher, dos seus trajes, da sua música - as vozes femininas predominam em absoluto, nos cantos folclóricos vianeses ou vianenses (com alguma "doutrina" a dividir-se no uso do adjetivo).

A etnografia em torno dos trajes dedica muito pouco espaço e atenção aos homens, como ficou bem patente na Festa do Traje e no Cortejo - ambos agora renovados na linguagem, no ritmo e nas prioridades reveladas. É que, tirando o colorido de algumas faixas, o homem de Viana que acompanha as lavradeiras "distingue-se" apenas imensa simplicidade da roupa que veste (a exceção é o bordado das camisas típicas - este ano ganhei uma, belíssima, que ostentei com grande orgulho num dos dias).

Por isso, repito, a festa é das mulheres, elas é que são as donas da romaria. Para quê encher as paredes de Viana de sisudos apelos feministas?

7 comentários:

Portugalredecouvertes disse...


Também acho que é a festa bem merecida do poder das mulheres do norte que ficavam nas quintas a cuidar dos filhos, da lavoura, das sementeiras, das vinhas, dos animais, dos criados, das missas e das festas da aldeia, das tecelagens, dos bordados, das procissões, da limpeza das igrejas e dos cemitérios, da aprendizagem e do ensinamento do acordeão e da gaita de foles...
durante esse tempo os homens tinham ido para a Africa, para o Brasil ou para a India, quando regressavam ofereciam-lhes de presente um colar ou uns brincos de oiro para agradecer o cuidado delas, e na medida do possível, deixavam-lhes um novo bébé a caminho, quando eles se iam de novo embora !

https://www.youtube.com/watch?v=parhFW8GB2Q


Anónimo disse...

Senhor Embaixador, Mas e este ano? O Ignatz tem andado por aí?

Anónimo disse...

Nao de importancia ao que nao tem, sr. Embaixador.

Anónimo disse...

Cheguei ontem de lá e também reparei no "fenómeno". As mensagens estão por todo o centro histórico e há até um boneco que mostra um número de homens a serem enforcados (!!!).

As pixagens fazem-se num instante (é usar um molde e passar tinta por cima). O que não se aceita é que a Câmara Municipal não apague aquela porcaria, sempre feita em paredes brancas (logo, muito fácil de fazer desaparecer). Fosse uma mensagem machista perdida numa parede e teríamos logo um banzé!

Eis algumas imagens:
https://www.facebook.com/mapadomundo/posts/1425456420902454

Antero de Alda disse...

Caro senhor, a imagem que ilustra este post faz parte de uma sequência de três fotografias da mordomia de Santa Marta de Portuzelo captadas no dia 8 de agosto de 2014 em Viana do Castelo. Agradeço que retire ou refira a fonte: anterodealda.com/fotografia_lavradeiras_do_minho.htm
Obrigado.

Francisco Seixas da Costa disse...

Peço desculpa a Antero de Alda pelo facto desta sua bela fotografia ter sido publicada sem créditos ao autor. Ela surgiu-me na net sem essa referência, razão do lapso, por que me penitencio.

Anónimo disse...

O fotografo Antero de Alda já faleceu...ficam os seus rgistos...daí ser necessário os evidos créditos ao autor da foto

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...