quarta-feira, dezembro 10, 2014

Sempre a aprender

Há pouco, na rádio, ouvi pela primeira vez a palavra "femicídio" para designar o assassinato de mulheres. No fundo, trata-se da qualificação feminina do "homicídio", embora agora me interrogue sobre o termo específico para designar o assassinato de homens.

Ontem, li uma comunicação emanada de uma "adidância" militar. Décadas de carreira diplomática, nomeadamente alguns anos de Brasil, não haviam chegado para me dar conta da existência do conceito. E, claro está!, a "adidância" também se aplicará aos adidos culturais, económicos, de imprensa, sociais, do SEF, do SIED, da PJ e outros que tais. E por que não aos "adidos de embaixada", o primeiro degrau da carreira diplomática? Não desgosto do conceito: tem "movimento"...

Aprender até morrer!

4 comentários:

Joaquim de Freitas disse...

O Dicionário Houaiss fala de "adidância" e "aditância" , sinónimos, como conjunto de atribuições da responsabilidade de adido militar ou civil quando em missão diplomática; e por extensão, grupo de pessoas que acompanha este adido.»

Em mais de 50 anos de ausência no estrangeiro perdi muitos termos da língua Portuguesa e ando muitas vezes "à rasca" para os encontrar.

Mas há termos que me espantam ! Por exemplo : "cheiíssimo ",, " seriíssimo ", que encontro algumas vezes.


Ultimamente, neste blogue, foi o termo "achismo" que descobri ! Bizarro !

Anónimo disse...

Homo (origem latim): da especie humana

Homo (origem grego): igual, da mesma especie

Femicidio: assassinato da lingua portuguêsa

Anónimo disse...

Uma senhora com prisão de ventre foi ao médico, que lhe receitou os mdicamentos adequados.
Passado dias, o médico encontrou o marido da senhora, perguntando-lhe se aquela estava melhor.
- Sim, Sr Dr, agora já está fazendo com "abundância"

Majo disse...

~
~ ~ Uma língua viva precisa que se amplie o seu léxico, atualizações que muito agradam aos elaboradores de dicionários, no entanto, a contenção seria meritória sob pena de tornar-se impossível manter a plena utilização, pela massa cinzenta, de tão vasto recurso.
~ O termo femicídio além de surpérfluo, é discriminativo...

~ Boa e pertinente proposta de debate, já que não temos outro remédio senão aprender até morrer.
~

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...