quinta-feira, novembro 13, 2014

Juncker

 
Não é uma boa notícia a fragilização do novo presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, logo no início das suas funções. A natural polémica, que tudo indica que se vai prolongar por algum tempo, não ajuda à criação de um ambiente de reforço da autoridade da nova Comissão, elemento da maior importância para um desejável retoque no equilíbrio interinstitucional de poderes para o qual o programa de Juncker parecia apontar.

Dito isto, "à quelque chose malheur est bon". Se desta crise puder nascer uma nova vontade política, assumida a nível europeu, para se caminhar para uma aproximação - já não serei tão otimista para falar de harmonização - dos regimes fiscais dos diferentes Estados, isso seriam muito boas notícias para a Europa. Logo veremos.

5 comentários:

Anónimo disse...

Em tempos deixei aqui comentários sobre os vistos gold que são uma medida discriminatória e altamente polémica. Tiveram uma cabeça de cartaz que andou durante dois anos a dizer que eram bons. Provavelmente agora assobiará para o lado e a dizer que isto não é com ele.

Premonitoriamente disse também há pouco tempo que Juncker não tinha fibra para este lugar. A falta a uma conferência sobre a Europa à última hora e as desculpas atabalhoadas e nada convincentes que deu não auguram nada de bom.

Duraram portanto uma noite ou nem isso os comentários "desassombrados" de Jean Quatremer a dizer que agora, com Juncker, havia finalmente política de comunicação da UE e que "tínhamos homem". Na manhã seguinte era publicada na imprensa a bomba antónia sobre os paraísos luxemburgueses...

Volta Durão, que como sempre disse, não foste mau como te quiseram pintar.

Nuvorila disse...

E o cheiro,senhores? E o cheiro? Quem,honrado,vai poder estar ao lado daquela podridão? A menos que sejam todos iguais,o problema é sério.

Joaquim de Freitas disse...

Dei a minha opinião sobre Juncker no momento da eleição deste à cabeça desta pobre Europa., onde vimos Juncker ser apoiado por Angela Merckel, por razões opostas às de Cameron que o combatia.

O ex primeiro ministro do Luxemburgo, de 1995 a 2013 , esteve à cabeça dum dos principais paraísos fiscais do mundo , no qual milhares de milhões de euros defraudados aos Estados, que vão tão mal, vieram abrigar-se para "fugir à república social"! (Os Portugueses devem ter um sorriso amarelo quando souberam que Salgado levou , semanas antes da queda do BES, centenas de milhões para a ilha de Jersey ou Man !) .

Juncker eleito para "defender" os interesses dos Europeus! Se não fosse trágico, seria risível.

Na Europa temos grandes tenores da defesa da finança internacional. Juncker hoje e sempre, e Durão antes dele, mas que se apresentam sempre como defensores dos cidadãos.

O escândalo das arbitragens, por exemplo, demonstra de que lado estão estas autoridades supranacionais. O sistema de arbitragem dos diferendos entre Estados (ISDS) e os investidores, é a espada de Damoclés , este tratado permitindo de atacar os governos perante um comité de juristas de empresas, os únicos a ser representados.

Mesmo o "The Economist" , portanto campeão das empresas e dos tratados comerciais qualificou este tratado das arbitragens entre Estado e investidores de "meio permitindo às multinacionais de serem ainda mais ricas em detrimento dos cidadãos".

Agora, quando se descobre que as multinacionais podiam negociar a taxa de imposição antes de se implantar no pais, é obra !!!!!

A evasão fiscal na Europa , à qual Juncker participou efectivamente, o que ele nega , claro está, mesmo se admite a "responsabilidade politica" , devia levá-lo à demissão imediatamente.

Quem poderá ter confiança na promessa do combate futuro contra a fraude e a evasão fiscal de alguém que escondeu os contratos passados pelo "seu" governo luxemburguês com a AIG, Amazon, IKEA, Apple, Verizon, Pepsi ou Heinz, privando assim de milhares de milhões de euros de receitas fiscais os governos europeus, que morrem à mingua ?

Claro que era mais fácil exigir dos cidadãos europeus de apertar mais um furo do cinto, em nome duma austeridade "salutar" para a economia e "pagar" a dívida soberana, que exigir o pagamento dos impostos às sanguessugas da economia.

E que Juncker venha agora encarregar Moscovici de preparar um texto sobre o sujeito (Durão devia tê-lo feito antes !) sabendo que todos os países europeus continuam a bater-se numa concorrência mortal para atrair os investidores, prometendo taxas de imposição cada vez mais competitivas, "me laisse songeur" , porque toda e qualquer decisão em matéria fiscal necessita unanimidade!

Neste contexto de milhares de milhões de euros que valsam ao sabor dos ventos da fraude generalizada nesta defunta União (?) Europeia, o governo Português aparece-me como um "gagne petit" com o seu "Golden Visa" . Embora , simbolicamente, o impacto moral na consciência dos cidadãos Portugueses seja também devastador.

Anónimo disse...

Se Juncker tivesse honorabilidade, ter-se-ia demitido já.

Anónimo disse...

"Atrás de mim virá quem bom de mim fará"
José manuel Durão Barroso

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...