sexta-feira, abril 03, 2015

José Silva Lopes


José Silva Lopes, o economista que agora desapareceu, não era um homem tranquilo. Profundo conhecedor da realidade económica portuguesa, pouco dado a edulcorar os factos, notava-se que vivia inquieto com as fragilidades estruturais endémicas do país e que isso o angustiava. Se havia alguém no mundo económico cuja palavra eu gostasse de ouvir, mesmo que dele pontualmente discordasse, essa pessoa era Silva Lopes. E, em Portugal, se a independência tinha uma cara, essa cara era a sua. 

Sendo uma figura pública marcante nos anos da Revolução, só vim a conhecer melhor José Silva Lopes ao tempo em que ambos coincidimos em Londres, nos anos 90, quando ele era representante português junto do BERD. Ouvi-o então com grande proveito, por várias vezes, na serena e fundamentada análise que sempre fazia das questões económicas.

Já em Portugal, tivemos mais contacto ao tempo em que ele chefiava o Conselho Económico e Social. Nesse domínio, desenvolveu um trabalho muito profundo sobre a integração europeia de Portugal, tendo eu tido o ensejo de nele colaborar, a seu convite, como membro do governo do setor. Era um privilégio escutar a sua perceção informada sobre o processo de adesão, tanto mais que Silva Lopes fizera parte dos precursores desse movimento. 

Começa a ser um lugar-comum dizer das pessoas desaparecidas que fazem falta. Mas, sendo bem verdade, como o é para José Silva Lopes, trata-se apenas de uma constatação óbvia. 

5 comentários:

São disse...

Para mim, que não entendo nada de números nem de Economia /Finanças, era sempre um gosto ouvi-lo e a impressão que tenho dele é a de ser um Homem honesto e sabedor.

Que esteja em Paz!

(Merecia o silêncio de Aguiar Branco, mas lamentavelmente o actual ministro da Defesa fala sobre tudo...)

Para si e família, Páscoa feliz :)

Anónimo disse...

Os media nunca gostaram dele. «et pour cause»...
Grande economista, mas, sobretudo, grande Homem!

patricio branco disse...

um homem que tinha o perfil de presidente da republica, um senhor da economia

Anónimo disse...

Procurava sempre ser o mais honesto possível.

José Neto disse...

Senhor Embaixador

Só por mera curiosidade, sabe que, antes de frequentar o ISCSPU, o Dr. Siva Lopes foi lá professor? (suponho que dois ou três anos letivos)?

O outro lado do vento

Na passada semana, publiquei na "Visão", a convite da revista, um artigo com o título em epígrafe.  Agora que já saiu um novo núme...