sexta-feira, abril 17, 2015

Emergências


Na espuma dos dias, não nos damos por vezes conta de como somos subliminarmente condicionados a construir raciocínios com base em circunstancialismos que vêm a revelar-se com alguma precariedade.

Vem a isto a propósito dos "países emergentes". Por alguns anos já, assistimos à criação, no imaginário mundial, de uma espécie de deslocação inexorável do poder do velho e decadente mundo ocidental para os novos "tigres" económicos, cujas taxas de crescimento e crescente afirmação em determinadas áreas produtivas prenunciavam uma definitiva reversão dos equilíbrios de poder à escala global.

Tendo a China a servir de farol, uma “nova ordem” mundial foi anunciada, sob a pressão de níveis impressionantes de crescimento, do aproveitamento das rotas da globalização, de modelos de projeção estratégica de poder tidos por imparáveis.

Com a crise, e com o colapso das economias ocidentais, prenunciador de uma fragilidade dita irreversível, foi mesmo passada uma "certidão de óbito" ao velho G8, com o G20 (que hoje acolhe quase o dobro de países) a surgir como o modelo institucional alternativo, quase já só em busca de uma consagração institucional na ordem multilateral. Por detrás dele, os BRICS e outras “estrelas” despontavam como o eixo desse mesmo poder. Várias outras economias surgiam nesse horizonte, tido já como o do futuro, de que a Turquia ou mesmo Angola foram também heróis do dia.

A realidade, porém, tem muito mais imaginação do que os homens e, às vezes, troca-lhes as voltas.

O Brasil vive a crise que todos conhecem. A economia angolana passa por um sufoco, com a queda do petróleo. Fruto conjugado deste e de outros fatores adversos, a Rússia está em sérias dificuldades. China e Turquia, sem terem problemas de igual dimensão, e cada um à sua maneira, passam por uma redução sensível das perspetivas de crescimento e acumulam tensões políticas. E vários outros “emergentes” revelam debilidades estruturais que provam que a sustentação no tempo do seu êxito ainda não está garantida.

E o mundo ocidental? Os Estados Unidos estão a sair da crise com a economia saneada dos pecadilhos financeiros e com níveis invejáveis de crescimento e emprego. A economia europeia, não tendo a mesma pujança, mostra já uma tendência de retoma, tendo atrás de si modelos de bem-estar global e de estabilidade social que nenhum dos “emergentes” poderá, por muitos anos, vir a disputar.

Quero com isto dizer que, apesar das suas crises e limitações de competitividade, a economia euro-americana bem pode dizer, como Mark Twain, que as notícias sobre a sua morte são muito exageradas.  

(Artigo que hoje publico no "Jornal de Notícias")

2 comentários:

Bartolomeu disse...

Na realidade, as economias não crescem em modo solitário; levam sempre outras a reboque. Contudo, e dado que os crescimentos económicos (excetuando aqueles fictícios que são obtidos através da emissão de moeda ou de uma invasão militar a um qualquer país produtor de petróleo) se acham limitados ao crescimento de outras economias, portanto, sujeitas a um movimento semi-universal em espiral, as crises económicas serão uma constante. Conclui-se então que, embandeirar em arco se uma, duas ou três economias mundiais apresentam sinais de crescimento, não faz sentido. O importante é pensar de que forma as economias mundias poderiam equilibrar-se e adquirir sustentabilidade. Isso é que era de valor e não, nunca, jamais, as guerras financeiras, as especulações bolsistas e ainda menos a promução de conflitos armados e a exploração do trabalho humano.

Anónimo disse...

MORREU JOSÉ MARIANO GAGO.
País muito mais pobre hoje

Notícias da aldeia

Nas aldeias, os cartazes das festas de verão, em honra do santo padroeiro, costumam apodrecer de velhos, chegando até à primavera. O país pa...