A França é um país atento a quem, sendo originário de uma outra cultura nacional, contribui positivamente para a diversidade que o país integra.
Há cerca de um ano, numa conversa com o então ministro da Cultura português, Pinto Ribeiro, o seu homólogo francês, Frédéric Mitterrand, informou-nos que era sua intenção condecorar a cantora portuguesa Mísia, que disse muito apreciar.
Esta semana, o meu colega francês em Lisboa, Pascal Teixeira da Silva, vai fazer entrega das insígnias de "officier des Arts et des Lettres" a Mísia.
Esta é uma merecida distinção a uma figura que tem mantido, desde há muitos anos, um percurso musical de exigência e rigor, com uma atenção preferencial a um fado servida por poetas de grande qualidade, estilo que muito ajudou a conhecer em França. Ainda há semanas, aqui em Paris, Mísia encheu, em seis espetáculos consecutivos, a sala "Les Bouffes du Nord", para um público essencialmente francês, mas onde uma fiel presença portuguesa era bem evidente.
6 comentários:
Merecida distinção quer pela forma como canta quer pela sua própria história de vida, que há alguns meses, li na revista do Expresso, se não me engano.
Não é a que mais gosto de ouvir, mas é alguem por quem tenho bastante admiração.
"Atão?!..."E o fadito da praxe...?!
Isabel Seixas
A expressão deleitada e embevecida, o voil vendador de esvoaçante...
"Atão"...?
Só falta mesmo o fadito.
Isabel Seixas
Muito bem merecida!
A França é bem esperta...
Isabel Seixas
Vejamos aliás como se faz deslumbrar com modelos... De torres a rasgar o Ar... Arcos a persuadir dinamismos deambulantes, explosões sensoriais únicas(continuo a sonhar ir ao louvre patrocinada por mim e só por mim)
Mas a maior dádiva é a partilha a do trabalho que se transforma em emprego quando as pessoas Querem...
Pensando bem esperta e não só...
Muito inteligente.
"Dans le cadre de la candidature du FADO au Patrimoine Immatériel de l’Humanité à l’Unesco, l'exposition FADO permettra au public français de se familiariser avec ce genre performatif qui intègre musique et poésie."
http://www.unesco.org/new/fr/unesco/events/unesco-house/cultural-events/?cHash=a0d19441c6&tx_browser_pi1%5BshowUid%5D=3334
É necessario um pouco de BUZZ se queremos la chegar...
PS As distinçoes (Mariza, Misia, ...) também contam para a pontuaçao ? ; )
Enviar um comentário