sexta-feira, abril 23, 2010

Abril (1) - Baptista de Matos

Chama-se Baptista de Matos. Tem 76 anos. Está em França desde 1963, tendo hoje direito a um espaço memorialístico próprio no Museu da Imigração francês, escolhido como símbolo da nossa comunidade em França.

Em Fontenay Sous Bois, nos arredores de Paris, Baptista de Matos anima uma associação portuguesa que, há quase três décadas, teima em realizar uma original comemoração do 25 de Abril, uma marcha com centenas de archotes que atravessa a cidade em direção a um monumento comemorativo da nossa Revolução, um espaço celebratório da liberdade dos povos, onde hoje figuram já placas de memória de outras experiências de resistências à opressão. Este evento anual congrega portugueses e franceses, muitos eleitos locais e imensa juventude, que sempre protagoniza momentos culturais alusivos à data.

Tal como no ano passado, fiz questão de estar presente na bela festa que teve lugar na noite de ontem - tendo para lá ido quase diretamente do aeroporto, logo que chegado de Marselha. Nas palavras que então disse, lancei a sugestão de que, no próximo ano, a festa de Fontenay Sous Bois possa ter um carácter mais inclusivo, reunindo outras associações portuguesas da região, numa comemoração conjunta da festa de abril. Será isso possível ou o espírito de "luso-capelinha" acabará por prevalecer? A ver vamos. 

2 comentários:

Anónimo disse...

"luso-capelinha"
Bem também podemos considerar a possibilidade de perder a dimensão pano de fundo da nossa identidade, transversal...

Agora que será bonito de se ver...
Também é disso que falamos quando falamos de 25 de Abril... Não é?!!!
Isabel Seixas

Anónimo disse...

Mr. L ambassadeur je vien de faire connaissance avec votre blog.
Voici une forme non protocolaire de savoir "o que lhe vai na alma".
Les portugais qui resident en france on besoin de votre vision aussi large du monde ...

Muinto bom dia.
AIDA CERQUEIRA ( RGB)
responsable de l espace lusophonne de la radio.geracao.portugal@gmail.com

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...