quinta-feira, março 17, 2016

A bala de prata


No meio do seu segundo mandato como presidente do Brasil, Lula da Silva recusou dar alento à hipótese, por muitos sugerida, de tentar uma mudança constitucional que lhe permitisse um terceiro tempo na chefia do Estado. Recordo-me de ter então dito que não queria proceder como Fernando Henrique Cardoso, que havia aceite uma reforma da constituição para fazer um segundo mandato.

O gesto de respeito pela letra da lei, por parte de Lula, foi apreciado em todo o mundo, por romper com o vício latino-americano de privilegiar as escolhas de continuidade político-pessoal em detrimento do estrito cumprimento dos normativos constitucionais.

A decisão de Lula de integrar o governo de Dilma Rousseff, com o único objetivo de escapar à instância judicial em que está a ser investigado, colocando-se sob o “foro privilegiado” do Supremo Tribunal Federal, não vai passar a ser uma linha prestigiante no currículo de um homem que, no passado, havia ganho a admiração de muitos milhões de pessoas, pela profunda transformação que protagonizou no Brasil.

É verdade que o modo como setores do Ministério Público brasileiro estavam a destratar o antigo presidente estava longe de ser aceitável, como foi flagrante na forma desrespeitosa como foi levado a prestar declarações, bem como em comentários, politicamente enviesados, feitos sobre o processo.

Porém, ao decidir entrar para o governo do país, instrumentalizando-o abertamente por um interesse pessoal, Lula terá ido longe demais. Terá assim disparado a sua última bala, aquilo a que alguns chamam a “bala de prata”. Que também passa a pertencer a Dilma Rousseff, cujo futuro fica agora, mais do que nunca, ligado ao destino de Lula. Pressente-se em tudo isto um grande desespero. E o desespero, na vida como na política, nunca é bom conselheiro.

38 comentários:

NG disse...

Lula fez muito bem aceitar ser ministro. Até aqui ainda poderiam existir algumas dúvidas sobre as verdadeiras intenções do juiz de Curitiba. Com a divulgação de escutas ilegais, irrelevantes, com a intenção óbvia de promover convulsões sociais, essas dúvidas desapareceram e ficam destapados os objectivos políticos do Juiz Moro. Nada contra esses objectivos. Só tem que despir a toga e as mordomias dessa função, encontrar fundos para a sua campanha e sujeitar-se ao voto popular.

Anónimo disse...

No Brasil, e o senhor deve saber, o significado de rebuçado é "bala". Tudo muito doce. E com "balas de prata" e doces tentou Inácio da Silva enganar os tolos. Conseguiu, enganou tolos e tolas e uma Tola maior, sua criatura, que agora tem a bala, sem doçura alguma, a amargar-lhe na boca. Não enganou com papas (ou balas) e doces, todos. É impossível, porque esperteza saloia alguns tiveram-na mais. E assim, o enganador enganou-se a si próprio e achou, no dizer brasileiro, que "lhes daria a volta". Não deu. Caiu-lhe a máscara, o último ato está prestes a terminar. Cairá o pano. E será pano pouco, pano curto para limpar tanta sujeira, tanta porcaria, tanta imundice.

Que não falte a Inácio da Silva saúde para poder pagar o que deve ao Povo Brasileiro.

Joaquim de Freitas disse...

O « post » do Senhor Embaixador é justo. Escrito com diplomacia, analisa as consequências para a reputação de Lula no mundo. Muito bem. O problema é que o Senhor Embaixador parte do princípio que Lula está a ser julgado por uma Justiça digna desse nome. Mas todos sabemos que esta coligação dos Media, da Finança nacional e internacional, e da Justiça “existente” no Brasil, é tudo menos uma verdadeira justiça. Se esta existisse, desde há lustros que ela teria agido no bom sentido da justiça.

Porque a corrupção, no Brasil é endémica. Porque razão a justiça agiu agora? Porque o homem que querem destruir é perigoso para o “establishment. No sentido largo do termo, e não para a burguesia dos negócios só.
Vimos como a direita, quando decide de passar à acção age: No Chile, de Pinochet , massacraram o povo da esquerda e o seu líder. Farão a mesma coisa no Brasil se não conseguirem por outro meio. Cada vez que a esquerda “quer jogar o jogo democrático”, na América Latina, sabemos o que acontece. Este é o continente dos “putshs”’ e “pronunciamentos”’ de toda a espécie. Comandados sempre pelo Norte.
A prisão de Lula, com os grandes meios policiais, na sua própria casa, os interrogatórios arbitrários são uma indicação do que estão prontos a fazer..
Os sectores conservadores ganharam confiança e as suas gesticulações para retomar o poder levaram-nas a cometer um erro: quiseram pôr medo ao presidente Lula, admirado e reconhecido pelo “seu” povo e por todos os povos do continente. Sim, quem tem mais medo não é o Lula: são estas forças reaccionárias; que procuram impor-se pela força com o apoio de Washington.

Aliás esta tentativa de intimidação de Lula apareceu imediatamente após a informação que ele poderia voltar a ser candidato em 2018. O Senhor Embaixador diz que Lula e o governo reagiram em desespero de causa, eu digo o contrário: o desespero está do outro lado. A direita entrou numa crise de raiva terrível. Que pode levá-la a assassinar a democracia brasileira provocando um golpe de Estado.
Um comentador diz que Lula é o candidato dos “descamisados”! Sim senhor, é verdade. Como diz uma amiga: O problema do Brasil, tal como o problema de Portugal resume-se a uma palavra: inveja!

E essa inveja nem tem sequer origem nos mais pobres.
Tem origem nos ricos que esses sim invejam até uma camisa lavada a um pobre porque acham no direito de ter tudo e consideram que o pobre tem de morrer pobre!

Para o ccomentador que fala dos descamisados como uma peste : Os descamisados estiveram na origem do "New Deal", de Roosevelt, nos anos da depressao americana!

Anónimo disse...

Sinto-me tentado a concordar com a sua análise. Mas depois, aceitando a possibilidade, que V tb não descarta, de a iniciativa do MP Brasileiro ser um elemento de um processo mais vasto de ataque ao PT e à esquerda no Brasil, pergunto: por que carga de água teria Lula de aceitar passivamente o papel de mártir ?

Cumprimentos,

MRocha

Anónimo disse...

Tanta análise! E eu só quero saber uma coisa muito simples: se o homem roubou ou não roubou!
Mas, dado que ninguém responde, salvo melhor informação, todos têm telhados de vidro!
...A fase da porca da politica já está há muito ultrapassada!

Reaça disse...

A América Lat(r)ina só lá vai com uma boa ditadura.

Mas boas ditaduras são raras e nem todos os povos são merecedores.

Não sei quantas ditaduras o Brasil já teria aguentado, mas teve um ditador num curto espaço de tempo que deu muita dignidade ao Brasil e ao povo.

Esse homem foi o general Ernesto Geisel.

Para o localizar, foi no tempo que decorria aqui a novela Gabriela.

Anónimo disse...

É curiosa esta aliança entre a comunicação social e a justiça, que tem acontecido em vários pontos do mundo desde há alguns anos.

Lembro-me, nas questões mais viradas para a moral, de uma investigação a casos de pedofilia na Bélgica, que destruíram os dirigentes políticos de esquerda dessa altura. Posteriormente provou-se que tudo tinha sido um grande embuste. Tarde de mais.

Em Portugal, anos depois, aconteceu algo parecido, implicando ou sugerindo a participação de diversos políticos de esquerda. Claro que ficou apenas a suspeição, bem nutrida pelos pasquins, e não só, do costume.

De forma mais prosaica, o Strauss-Kahn, provável futuro Presidente de França viu-se em uniforme cor de laranja e algemas nas mãos e nos pés, por ter feito sexo com uma senhora que, depois, o acusou de violação. No final, ninguém foi violado e destruiu-se a carreira de um homem.

O ponto comum em tudo isto é o facto da população engolir o isco.

O modus operandi é sempre o mesmo: destruir a imagem da pessoa.

O caso Sócrates é a este nível paradigmático: é preso ao regressar a Portugal, depois de ter comunicado que estava disponível para prestar declarações, com as televisões por perto. Todo o desenrolar do processo é divulgado à comunicação social e é, durante o ano de 2015, ano de eleições, o principal assunto em Portugal.

Desculpem-me, mas esta aliança entre a comunicação social e a justiça é muito, muito preocupante.

Joaquim de Freitas disse...

Exactamente Senhor MRocha! Eu digo-o doutra maneira: Se aqueles que o querem derrubar tivessem a consciência tranquila, se fossem realmente o expoente máximo da democracia e da lisura, da honestidade, e se desconhecêssemos o objectivo verdadeiro das manobras policiais e daqueles que os comandam, o problema estava resolvido : fora com o Lula, e vamos impedir o seu regresso ao poder! Mas os abutres são conhecidos: são os mesmos que se importavam pouco da situação miserável de milhões de brasileiros, do sertão e de algures nas favelas do país, e que só viam os "Esquadrões da Morte" lançados contra os jovens como a única solução para eliminar a miséria de toda a espécie que existe no Brasil.

o Merceeiro disse...

em outro dia já escrevi aqui o que se segue, mas não foi aceite, talvez por ser verdade.
volto a repetir.
é fácil:
há que acabar com os BRICS. portanto começa-se pelo mais fraquinho, depois os outros se seguirão. não tem nada que saber.

Praieiro disse...

Escreveu o Sr. Embaixador: "É verdade que o modo como setores do Ministério Público brasileiro estavam a destratar o antigo presidente estava longe de ser aceitável".

Ora, Sr. Embaixador, em uma democracia, é mesmo necessário que uma ex-autoridade tenha tratamento privilegiado? E no caso de Portugal, pergunto se manter o ex-Primeiro-Ministro Sócrates preso por muitos meses foi também inaceitável. Ou o que é aceitável em Portugal é inaceitável no Brasil?

Cito o juiz Sérgio Moro, do caso Lava-Jato: "A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras". É isto que está por trás do que acontece no Brasil hoje.

Mudando ligeiramente de assunto, mas sempre tratando de democracia, aproveito para ressaltar o comportamento elogiável do Sr. Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, que tem sido visto em lugares públicos em Lisboa sozinho, como qualquer cidadão. Isto, sim, é democrático.

Anónimo disse...

O senhor Joaquim de Freitas, o NG e outros, já vi que tem bandidos de estimação, passo a explicar, existem pessoas, que independentemente da área politica que esteja a ser investigada pela justiça, quer é enviar os ladrões para a cadeia, este é o meu caso. Depois existem artistas que tem bandidos de estimação, claramente o senhor Freitas, NG e companhia limitada, para eles existem politicos endeusados em quem não se pode mexer, são uma espécie de cristais. OR ora, senhores tenham vergonha, de virem defender um regime destes, ó senhor Freitas, não tem vergonha que o seu bandido de estimação, tenha aceite um cargo de ministro numa altura destas? já nem falo na sua variante feminina em ter feito esse convite.

NG disse...

Ó Anónimo das 19:51. Se quer enviar ladrões para a cadeia vá ter com o Juiz Sergio Moro. Ele anda a libertar aqueles sobre quem existem provas sólidas de corrupção. E, até agora, aqueles que persegue politicamente apenas têm a incriminá-los a palavra desses bandidos e a sua má fé. E acredito na justiça brasileira. Não aceito que faça diferença alguém ser julgado em Curitiba ou em Brasília. Só se algum desses tribunais tivesse juízes mal intencionados.

Anónimo disse...

Ó senhor NG, desculpe que lhe diga, se o Brasil fosse outro País, o seu bandido de estimação teria sido preso no mensalão. Nem sequer ele tinha condições de se candidatar a segundo mandato em 2006. Mas para o descansar, eu até sou social democrata, evidentemente não sou é apoiante de partidos populistas e de descamisados, isso não sou nem nunca serei. O Lula para mim foi sempre um flop que foi superinflacionado no seu real valor. O Brasil, em matéria de saude e educação, falando só destes setores está algures entre o terceiro e o quarto mundo. Onde está o dinheiro dos ditos supéravits do periodo do Lula? porque não apostou em ci~encia, cultura, educação, saude? para ele é mais fácil continuarem a existir milhões de descamisados e favelados, que é de onde lhe está agora a chegar o apoio, se lhes desse educação, hoje seriam mais uns milhões contra ele.

NG disse...

Onde está o dinheiro dos superavits? Está, entre outros lugares, nos 400 biliões de dólares de reservas internacionais em dólar que o Brasil possui e que permitem aguentar a estúpida crise económica que esta politização da justiça provocou. Qualquer outro país, na mesma situação, já teria ido ao fundo.

Anónimo disse...

O amigo cachaceiro do Seixas da Costa já está quase a ir de cana:

http://historiamaximus.blogspot.pt/2016/03/lula-so-se-for-frita-algarvia.html

Anónimo disse...

Ó amigo NG, acrdita mesmo naquilo que diz? olhe o Salazar conseguiu quem em 74, Portugal tivesse a segunda maior reserva de ouro do mundo, apenas atrás da Reserva dos estados unidos. Então nessa perspectiva voc~e ao que vejo considerará o Salazar um grande governante? de que servem as reservas, se o povo morre nas urg~encias por falta de atendimento? de que servem as reservas quando o Brasil per capita, deve ser o País que não está em guerra ocorrem mais assassinatos? de que servem as reservas se tem a economia paralisada?, de que servem as reservas com o desemprego a subir para perto dos 10%?, de que servem as reservas quando passou de sétima economia mundial para nona? de que servem as reservas para uma recessão de 3,8% em 2015 e por certo outra igual ou pior para 2016? de que servem as reservas internacionais para tanto corrupto' atenção que aqui não são só os do PT, de que servem as reservas internacionais quando as instalações escolares e hospitalares publicas são piores que em muitos Países do quarto mundo?, de que servem as reservas internacionais se a educação publica no Brasil é um disparate pegado, onde se formam pessoas a saber tanto ou mais do que antes de irem para lá? de que servem as reservas internacionais com toda esta descredibilização do Brasil aos olhos do mundo? olhe essa estória das reservas, é um bocado igual ao mito que os brasileiros acreditaram tem uns anos de que o Lula havia pago toda a divida externa do Brasil. Não vão chegar nem 5 reservas internacionais desse valor para colocar o Brasil de pé. Muitas dessas reservas já devem é estar há muito em of shores com toda essa gatunagem.

NG disse...

Ó anónimo das 16:03
Já vi que você conhece o Brasil por boatos. Eu vivi lá. Sei que os problemas do Brasil não começaram com o governo de Lula nem com o governo de FHC. E sei que, por exemplo, só a cidade de São Paulo deve ter mais gente com qualificações académicas universitárias do que Portugal inteiro. No Brasil existem excelentes hospitais, excelentes universidades públicas, excelentes escolas, excelentes empresas, excelentes serviços, excelente juízes e advogados, excelentes polícias, excelentes jornalistas, excelentes escritores, excelentes políticos, excelente diáspora académica,... Existe, sim, sempre existiu, heterogeneidade, mas esse é um combate que não se esgota com um governo, nem com dois ou três. Há muitas folgas. Por exemplo, os impostos sobre rendimentos de pessoa singular são muito mais baixos do que em Portugal (max. 27,5% compara com 56%) e, imagine, a dívida externa é inferior, em valor absoluto, à portuguesa. Não fique preocupado com o destino de um país onde se produzem mais de 200 milhões de toneladas de grãos por ano e mais de 2 milhões de barris de petróleo por dia e onde 73% da electricidade produzida é de origem renovável. Deixe a poeira assentar e vai ver.

Anónimo disse...

Ó NG, nao conheço o Brasil por boatos. Sou português, mas actualmente vivo e trabalho no Brasil e já tem alguns anos.

Anónimo disse...

Ó NG, nao conheço o Brasil por boatos. Sou português, mas actualmente vivo e trabalho no Brasil e já tem alguns anos. OLhe eu nem me preocupo nada, porque trabalho para uma multinacional, quem poderá estar mais preocupado é a esmagadora maioria dos brasileiros e já demonstraram que estão. Mas voc~es, tem uma visão demasiado romãntica do Brasil, tem a certeza de que esteve cá? ou então só vivia dentro de condominio.

Anónimo disse...

Ó NG, nao conheço o Brasil por boatos. Sou português, mas actualmente vivo e trabalho no Brasil e já tem alguns anos. OLhe eu nem me preocupo nada, porque trabalho para uma multinacional, quem poderá estar mais preocupado é a esmagadora maioria dos brasileiros e já demonstraram que estão. Mas voc~es, tem uma visão demasiado romãntica do Brasil, tem a certeza de que esteve cá? ou então só vivia dentro de condominio. Angola também produz muito petróleoa e tem muitos diamantes, vá perguntar á esmagadora maioria da população se isso lhe serve para alguma coisa. A venezuela produz muito mais petroleo que o Brasil, vá lá perguntar á esmagadora maioria da população se está a viver bem. Falei destes dois Países, porque vivi e trabalhei 2 anos em cada um deles. NO brasil tem seis anos que vivo e trabalho cá. De facto o Brasil tem grandes intelectuais, não me viu a dizer o contrário disso. O problema é que a esmagadora maioria da população tem um extrato cultural muito baixo, ou não sabe disso. O seu Brasil deve ser igual ao daquele pessoal que passa uma ou duas semanas em Pipa ou Natal e depois vai a dizer maravilhas do Brasil, pudera, vieram cá de férias, ou então quando cá vivem, quase não saem de condominios de luxo, pudera esse é outro Brasil. Por acaso sabe em que lugae está o Brasil no IDH?ESTÁ MAIS DE 30 LUGARES ABAIXO DE pORTUGAL, SABIA DISSO? O Brasil no indice de desenvolvimento humano está no lugar setenta e tal a nivel mundial, ou seja muito fraco.

Anónimo disse...

Este NG, vive claramente em estado de negação. Tem que ter muito cuidado com isso. Muitos Romenos, minutos antes de Ceausescu ser fuzilado ainda estavam convencidos que ele era um grande lider para o País. Tenha cuidado NG.

Anónimo disse...

NG, se o Brasil fosse isso tudo que diz, ele estaria bem classificado no IDH, o que não está, bem pelo contrário está muito mal classificado. Nesse caso o anónimo tem razão.

NG disse...

O anónimo das 20.49 morde na mão que lhe dá de comer. E deve pensar que uma população de índios e escravos ganha educação superior do dia para a noite. Ou então quer arredondar as estatísticas eliminando-a, como fizeram outros países. O comentário das 22.09 mostra de que massa é feito.

Joaquim de Freitas disse...

A burguesia reaccionária e a justiça , a polícia e sobretudo os media, não podem suportar a ideia que Lula possa ganhar ainda uma vez em 2018. Por isso têm que desacreditar o Estado para o derrubar, por não importa qual meio! Para eles, já foi demais que tivesse ganho duas vezes. Porque apesar de tudo não é nada mais que um operário! E isso é-lhes insuportável!
Agora que há menos dinheiro do petróleo e que as coisas serão mais difíceis para a Dilma, e o Lula, se regressar, pensam que será o momento de aproveitar estas dificuldades para derrubar a democracia. Alias, viu-se bem que as dificuldades na Venezuela apareceram desde que a renda do petróleo baixou! O fascismo só se sente bem no
no caos!

Anónimo disse...

NG, desculpe que lhe diga, a mim quem me dá de comer é o meu trabalho. Mas já vi que enquanto cá esteve devia viver de subsidios como vivem muitos dos PT e afins. O que eu tenho é um sentido critico das coisas, já lhe disse a si e ao senhor Freitas que não tenho bandidos de estimação nem Deuses. De si pouco conheço, mas do senhor Freitas que em muitos casos nos seus posts revela sabedoria e intelig~encia, nesta questão do Brasil revela falta delas. Ser de esquerda, e atenção eu também sou de esquerda, não é querer cobrir com manto gente desta estirpe, quanto a morder a mão, olhe o seu amigo Lula ainda há tempos, em mais uma das suas ilustrações ignorantes foi a Madrid, falar de colonização, falando bem da colonização espanhola das américas e mal da nossa. Não seis e tem algum conhecimento sobre o que foi a colonização espanhola da américa, mas deixe que lhe diga que Lula é ignorante, toda a gente sabe, quer aqui no Brasil, quer em qualquer parte do mundo. Se você acha que os brasileiros gostam de Portugal edos portugueses foi bem enganado, o que para mim não é novidade porque você efetivamente com esse seu estado de negação não vai longe. Por certo é daqueles que preferia uma colonização Holandesa, para ir mais vezes ao tronco.

NG disse...

"Se você acha que os brasileiros gostam de Portugal edos portugueses foi bem enganado"

Aqueles brasileiros que o conhecem a si, Anónimo que vive do que o Brasil produz mas comissionado por uma Multinacional, e cospe na sopa, não duvido da impressão com que ficam dos portugueses e de Portugal, nem duvido daquilo que o seu bota-abaixismo, que tantos outros como você para aí levaram e outros aqui deixaram, contribuiu e contribui para a situação actual. Felizmente, há outros. E note bem, eu nem sou de esquerda. Nem tenho afinidade política com Lula da Silva nem com José Sócrates. Simplesmente acho que foram dois grandes estadistas, patriotas, que procuraram honrar as propostas que levaram a votos, e que não merecem esta expiação medieval dos frustrados e invejosos. Merecem, eles e a democracia, que as suas ideais sejam combatidas pelo voto livre e que a justiça esteja ocupada a punir quem comete crimes.

Anónimo disse...

Ó caro Ng, você só diz barbaridades. Quem aqui falou mal do brasil, foi você, ao fazer de estupidos os milhões que querem combater os corruptos, que você aqui tanto defende. Quanto a comer o que o Brasil produz, está enganado já lghe disse, contribuo com o meu conhecimento para o desenvolvimento do Brasil, vocês não sabe os disparates que para ai diz. Realmente acredito que não seja de esquerda, porque se o fosse acima de tudo está a ética, coisa que voc~e e os ditos senhores que ai menciona como grandes estadistas não sabem o que é. Já lhe disse e vou repetir o Ceausescu poucos minutos antes de ser fuzilado ainda era um grande estadista para muitos romenos iguais a você que vivem de contas de fada e crónica negação. Ao contrário de si, não sou o tipo de portugu~es que renego Portugal para ficar de bem com outras pessoas, sei que muitos portuguesa até tentam imitar o sotaque brasileiro para o poderem parecer. Sou muito sincero nunca percebi muito bem isso. Vivi em vários Países e nunca precisei de falar com sotaque onde se fala português, a minha forma de fala r e com muito orgulho nisso continua a ser a de Portugal. Nada tenho contra o Brasil como já lhe disse, mas jamis trocaria o meu portuguesismo por outra coisa qualquer. Mas só por uma curiosidade quando diz ai que Lula e Sócrates foram apenas patriotas, como classifica Salazar ou Geizel? só por mera curiosidade. A justiça está ocupada a tentar punir quem comete crimes, mas tem muita gente como o senhor que a tenta bloquear por fanatismo, por endeusamento bacoco e serôdio de lideres de pé de barro, ou como dizem aqui no seu Brasil, fabricados no Paraguai.

NG disse...

Anónimo, fabricados no Paraguai são os que chegam ao poder por outros meios que não o voto. Quem o recebe pela via nobre merece respeito. Pior do que um corrupto só aquele que diz todos são corruptos menos eu. Oxalá você tenha conhecimentos técnicos que sejam úteis à comunidade onde trabalha. Pela formação cívica, se a sua prática corresponder aquilo que aqui escreve, pode limpar as mãos à parede.

Anónimo disse...

ó senhor NG, quer que lhe diga aqui os politicos que foram eleitos com o voto do povo e muitos foram parar atrás das grades? ouça hoje daqui só lhe chegam más noticias, rejeitado o Habeas Corpus do senhor impluto, as pessoas que querem a Dilma afastada chega a perto de 70%.Desculpe que lhe diga, mas os seus argumentos são de pessoa imbecil, primeiro defende Lula e Sócrates, por os achar patriotas, depois não respondeu se achava o Salazar ou Geizel patriotas. Depois vem com a teoria que basta ser eleito pelo povo para poder fazer tudo como quizer, porque fica tudo perdoado. Quanto á minha formação civica efetivamente é limpa, nunca tive problemas com a justiça, como os seus patriotas, nunca estive numa cadeia como um dos seus patriotas já esteve e deverá voltar e outro está a caminho. Eu é que lhe vou dizer, defendendo o senhor tanto gente desta estirpe, eu que ponho em ´seria duvida a sua conduta de vida. Desconfio ao longe de gente que diz o que o senhor diz.

NG disse...

Quando é a própria defesa que é obrigada a publicar as escutas na íntegra para desmascarar a sua manipulação, pelo uso de fragmentos das conversas, está tudo dito. http://www.institutolula.org/o-jornal-nacional-nao-produz-grampos-mas-os-edita-e-manipula

Anónimo disse...

Ó NG, estou admirado porque ainda não fez aqui a defesa do Sarkozy que vai ser julgado. Já vi que é um paladino de defesa dos patriotas e dos eleitos com voto do povo, comece se faz favor a fazer a defesa do Sarkozy. Ou será que realmente como já toda a gente viu tem bandidos de estimação? repare na diferença, Sarkozy vai a julgamento, viu os seus antigos eleitores inflamarem a França por causa disso? quase nem se deu por ela. Sabe porque, porque a opinião publica francesa quer os corruptos atrás das grades, independentemente se votou neles ou não em tempos, ou se são ou não da sua área ideológica e politica. Tem outra coisa, o francês não vota em troco de ter mais feijão em cima da mesa, ou se lhe dão ou não autorização para poder roubar umas terras que depois são vendidas e se volta a roubar outras para vender, que é como sabe o negócio de muitos dos parasitas dos sem terra. Aliás grandes apoiantes do seu grande estadista patriota, porque será?

NG disse...

Anónimo, todos votam por mais feijão em cima da mesa. Todos votam em quem, acreditam, melhor defende os seus interesses, no Brasil, em França ou nos EUA. Prefiro os parasitas do MST e do MTST na rédea de um estadista conciliador como Lula ou Dilma do que à solta, sem liderança, em bandos quebra-quebra, semeando anarquia e incerteza.
Se a justiça francesa impedir Sarkozy de disputar as próximas eleições, o governo de França será entregue de mão beijada à extrema direita e a União Europeia acabou de vez. Tão simples.

Anónimo disse...

Hum, já percebi finalmente o seu perfil. Ao que tudo indica você imagina um "inimigo", depois para si vale tudo para que esse seu inimigo, nem que ele seja imaginário, tipico de pessoas com esquiziofrenia paranoico como parece ser infelizmente o seu caso, chegue ao que quer que seja. Resumindo para si, pouco importa os crimes de que Sarkozy, Lula, Dilma, Sócrates e o que parece todos os outros, aqui incluo que para si os terroristas de ontem em Bruxelas também são uns patriotas, afinal de contas eles estão no oposto a esse seu temor pela extrema direita. O seu caso afinal é mais complexo do que aquele que eu imaginava, afinal de contas não vive só em estado de negação crónico, será mesmo um caso mais grave de esquiziofrenia paranoica, sendo assim vou ter que o passar para a ala de psiquiatria, pois realmente sou um bom analista sociológico, mas o seu caso é do foro psiquiatrico. Passe bem amigo NG, oxalá o psiquiatra que o atender lhe atenue um pouco essa doença, já que como sabe ela não tem cura.

NG disse...

Então e o nome do Lula? Cadê o Lula, esse corrupto!
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/222405/%E2%80%9CList%C3%A3o-da-Odebrecht%E2%80%9D-tem-mais-de-200-nomes-de-pol%C3%ADticos-Nenhum-%C3%A9-Lula.htm

Anónimo disse...

Aumentem a dose do Prozac para o NG se faz favor.

NG disse...

... e mandem calar quem desconfia que a operação lava-jacto vai declarar missão cumprida, depois de parar o Brasil e substituir o PT do governo, com os corruptos a sério em liberdade.

NG disse...

Ops, faltou o link http://www.brasil247.com/pt/247/parana247/222389/Apoio-do-PSDB-a-Temer-visa-conter-Lava-Jato.htm

Anónimo disse...

Programem por favor uma sessão de eletrochoques para o senhor NG, visto que mesmo o Prozac já não lhe resolve o seu problema de esquiziofrenia.

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...