quinta-feira, agosto 04, 2011

João Gomes Cravinho

Há em Portugal poucas pessoas com uma formação académica e uma experiência prática, em matéria de relações internacionais e de políticas de desenvolvimento, que se possam equiparar às de João Gomes Cravinho. Por isso, não me surpreende que a União Europeia tenha reconhecido essas qualificações e, por exigente concurso público, o tenha escolhido para chefe da sua delegação em Nova Deli. Só prova que estão atentos...

Com esta nomeação, há agora portugueses à frente de delegações do Serviço Europeu de Ação Externa em três dos sete países com os quais a União Europeia desenvolve "parcerias estratégicas" (EUA, Canadá, Rússia, China, Japão, Índia e Brasil).

Há quem pense que estas coisas acontecem por acaso, que é apenas pela roda da sorte que um português chefia a Comissão Europeia, que outro é Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados ou que outro ainda dirige a Aliança das Civilizações. O mérito pessoal de todas estas pessoas impôs-se, mas isso só foi possível, tal como a nossa presença no Conselho de Segurança da ONU, porque a nossa expressão diplomática, à escala europeia e global, tem qualidade e prestígio, é respeitada e reconhecida. Por isso, tal como o Porter recomendava para os "clusters" da nossa economia, devemos fazer ainda melhor o que, manifestamente, já fazemos bastante bem.

E, nesta ocasião, um forte e amigo abraço de parabéns ao João! 

10 comentários:

Rúben Sousa disse...

Antes de mais, os meus parabéns ao senhor Embaixador Francisco Seixas da Costa. Sou um olhar atento que espreita o seu blogue há muito tempo, sempre com o maior fervor entusiástico. Digo isto expressamente porque creio que, sem dúvida, o "Duas ou Três Coisas" é um blogue que transmite o que o Sr. deve ser na sua vida pessoal. Claro que isto não ultrapassa uma pequena suposição, mas arrisco e acredito não estar errado. Os meus parabéns.

Já li vários textos, artigos e excertos de João Gomes Cravinho. Sou estudante, e creio que a sua linguagem é muito clara. Mais do que clara: precisa. A nomeação que o Sr. Embaixador divulga aqui no seu blogue, é um motivo de grande orgulho para todos os portugueses. O desempenho de mais um cargo de elevada responsabilidade por um compatriota lusitano, é algo que deve ser profundamente apreciado. Mais uma "estalada" em todos aqueles cépticos que não reconhecem ou acreditam no verdadeiro potencial dos portugueses.
As minhas felicitações para João Gomes Cravinho, e que as suas novas competências sejam praticadas com o nível de excelência que lhe reconheço.

Erk disse...

Sim, como a História, nacional e não só, nos demonstra à saciedade, os Portugueses são hábeis diplomatas, não só pela inteligência, tolerância e cordialidade no trato com os outros povos, mas também, pelo respeito e (não sejamos modestos) admiração granjeados por esse planeta fora.

É tudo uma questão de aproveitar as nossas características como povo, e as colocar ao nosso serviço, ao invés de nelas ver eternamente um fado...

Parabéns a este nosso compatriota, e mais uma vez ao blog e seu autor.

E abraço a todos.

Helena Sacadura Cabral disse...

Senhor Embaixador
Apetece-me, neste caso, dizer que "quem sai aos seus não degenera". E enviar ao João Cravinho pai - com sua licença - um fortíssimo abraço pelo que ele soube transmitir aos seus. Sem depreciar, claro, nem a Anne nem o filho.

Anónimo disse...

Os casos que menciona tiveram todos, `a partida, um trampolim político, que foi bem aproveitado pelos interessados. Há um outro caso, alguém que fez carreira na ONU e chegou ao nível de USG (Secretário-geral-adjunto), sem qualquer apoio de Portugal, nem por efeitos de uma carreira partidária. Sabe quem é?

Cumprimentos, JC

EGR disse...

Apenas e só para,com o devido pedido de licença, subscrever na íntegra,o comentário de Rúben Sousa.
EGR

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Rúben Sousa: muito obrigado pelo seu comentário. De facto, como dizem os anglo-saxónicos, "what you see is what you get".

Francisco Seixas da Costa disse...

Caros EGR e Valdemar: agradeço muito as vossas notas.

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro JC:
1. Não me consta que João Vale de Almeida ou Ana Paula Zacarias tenham feito carreiras assentes em apoios partidários. Nem é minimamente crível que a escolha de João Gomes Cravinho tenha tido essa base. Caso assim fosse, seria um escândalo e levantaria protestos de outros candidatos. Não confunda com a atribuição de certos lugares a Portugal, depois da adesão...
2. Julgo que o caso que citou é o de Victor Ângelo que, tal como outros portugueses em instâncias multilaterais internacionais, fez uma brilhante carreira por si próprio, com base no seu mérito, sem grandes apoios do Estado português. Veio a fazer parte da cerca de meia centena de "undersecretaries-general", um cargo relevante na estrutura onusina.

Francisco Seixas da Costa disse...

Cara Laura C. Ferreira: perceberá, com toda a certeza, a razão peça qual não publico o seu comentário.

Anónimo disse...

Tive o privilégio de conviver com a família Gomes Cravinho, a qual me transmitiu valores fundamentais como a confiança, o profissionalismo, a amizade, a cooperação, a tolerância, a amabilidade, o optimismo e o sentido de humor! Julgo que a competência de João Gomes Cravinho deve-se ao seu desempenho profissional mas sobretudo ao seu carácter e qualidades humanas. Os meus parabéns! Sofia Busse Cerejeira Torres Rosa

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...