segunda-feira, agosto 22, 2011

Arbitragem

"A star is born", ainda que por pouco tempo. Chama-se Fernando Idalécio Martins, é árbitro dos escalões inferiores de Aveiro e provou que, com modéstia e bom-senso, se pode exercer uma eficaz arbitragem, como ontem fez no Beira-Mar - Sporting, superando uma crise criada pelas vedetas do apito do nosso futebol.

Devo dizer que esta polémica me parece saudável. A arbitragem não é um tema sacrossanto e os erros e desvios humanos que entendermos relevantes devem ser denunciados, porque falseiam os resultados dos jogos. O início de uma nova época configura exatamente o tempo certo para se apontarem publicamente, e com destaque, as falhas de isenção que se considerarem assinaláveis, para que algumas coisas se clarifiquem um pouco mais. Com efeito, o passado demonstra que alguns são, por sistema, mais prejudicados do que outros ou, se lermos as coisas de outra forma, que alguns são quase sempre mais protegidos. O que ocorreu na época futebolística passada deve servir-nos de alerta para o futuro, pelo que me parecem sensatas e razoáveis as denúncias de que, no campo da arbitragem portuguesa, "o rei vai nu".

Compreendo que o facto de ser sportinguista torne esta minha observação um tanto "biaisée", mas é isto que penso e, por isso, é isto que aqui digo.

7 comentários:

O COSMOPOLITA disse...

Sendo eu Benfiquista - Apoio !!!

Unknown disse...

Sportinguista também eu sou e lamento esta atitude de prima donna do Sr. Major João Ferreira. Pelos vistos o árbitro/militar sentiu-se objecto de insinuações, sabe-se lá até de insultos. Mas, pelos vistos, foi ele próprio que os personalizou...

Vi o jogo, vi que o Sporting tem de arrepiar caminho, vi que o Domingos Paciência não pode pedir aos adeptos muito mais paciência.

Mas vi igualmente um Senhor calmo, competente e modesto, com a intervenção necessária e suficiente no relvado, de seu nome Fernando Idalécio Martins. Obrigado.

Depois da sua actuação, quem quiser que enfie a carapuça...

Anónimo disse...

Homem, ja pensava que fosse alguma estrela do sporting!


bem haja

:)

Anónimo disse...

Pois eu sinceramente acho que o Sporting podia ser benzido, pronto só para ver vamos que lhe tenha faltado alguma palavra no credo...

É que não saimos da sala de espectantes...

Não me custa nada ver assim como assim o meu marido a espumar (por deformação conjugal),,,
Mas o meu filho já de pijama devotamente com o cahecol e o boné de pala caida doi muito...
Isabel Seixas

Guilherme Sanches disse...

Como dizia um dos nossos heróis "subvinteanista", à chegada ao aeroporto:

- isto é um abrolhos!

Um abraço

Anónimo disse...

Sabe, Senhor Embaixador, nestas coisas das arbitragens - como em quase tudo na Vida - são todos iguais, mas há uns que são mais iguais do que outros...

Anónimo disse...

Todos os anos, já é certo, assistimos a, pelo menos, uma destas novelas caliméricas entre o sporting e a arbitragem: nuns é o luto, noutros é isto...noutros aquilo. Este ano foi o que se viu.
Ou seja: todos os anos o sporting quer tapar o sol com a peneira, tentando, com o “barulho das luzes”, disfarçar o indisfarçável.
Eu, se fosse árbitro, também não ia querer apitar em Alvalade. É que, depois de cemitério de jogadores e de treinadores, compreende-se que os árbitros também não queiram ser lá enterrados. Chiça …!!
It's an injustice, it is!
JR

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...