domingo, maio 15, 2011

Música na Embaixada

Teve lugar na Embaixada de Portugal em Paris o 10º concerto da série "Entre-pautas/Entre-partitions". Desde há cerca de dois anos, iniciámos a apresentação, que tentámos fosse tanto quanto possível regular, de artistas portugueses, cultores de diversos estilos musicais, em sessões dedicadas, essencialmente, a convidados franceses e a setores diplomáticos. Mostrar a cultura de Portugal aos estrangeiros é uma das tarefas que incumbem às nossas representações diplomáticas.

O número limitado de lugares disponíveis impede-nos, em absoluto, de ir mais longe na abertura a outros públicos, como seria desejável. Acresce que estes espetáculos são realizados com escassíssimos meios financeiros (nem um euro sai do orçamento da Embaixada, convém notar), quase sempre contando apenas com a "prata da casa", com a colaboração benévola dos artistas e obrigando, caso a caso, a uma complexa reconversão de áreas da residência oficial portuguesa.

Na passada sexta-feira, desta vez em articulação com a Casa de Portugal na cidade universitária parisiense, apresentou-se Ana Paula Russo, acompanhada ao piano por Pedro Vieira de Almeida, com a participação de Ariana Moutinho-Russo. A soprano ofereceu, para mais de uma centena de pessoas, um excelente programa, com música e palavras de grandes autores portugueses. Um belo fim de tarde.   

6 comentários:

ARD disse...

Curioso nome!

Anónimo disse...

Meu caro Embaixador,

Só lhe fica bem.

Continue.


As representações diplomáticas devem ser algo mais do que a diplomacia do croquete.

Reparei no parentisis de que não custa um cêntimo ao orçamento da Embaixada. E que custasse?!!!

Já sei o que vai responder!...

Teresa disse...

Pedro Vieira de Almeida ou... Nuno?

Francisco Seixas da Costa disse...

Cara Teresa: veja aqui: http://www.gmcs.pt/GMCS/eventos/pedro_vieira_almeida.pdf

Teresa disse...

Muito obrigada.
Conhecia apenas Nuno Vieira de Almeida, que se especializou também como acompanhante e foi meu colega de Liceu.

Rui Franco disse...

Curiosidade inocente: na "segunda cidade portuguesa" não se arranja, sequer uma igrejinha para estes efeitos?

Por aqui, em Lisboa, o Instituto Romeno, até a Igreja da Madredeus e a Basílica da Estrela consegue ter...

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...