domingo, maio 29, 2011

Barcelona

A frase do treinador do Manchester United, Alex Ferguson, ao considerar este Barcelona a melhor equipa com que se confrontrara na sua longa carreira futebolística, diz muito sobre a qualidade, verdadeiramente rara, deste grupo. Há por ali um estilo de jogo, apoiado num conjunto com grande homogeneidade técnica, que, inevitavelmente, traz à memória a "laranja mecânica" holandesa dos anos 70. Eu diria mesmo: para melhor.

É com espetáculos desta qualidade que o futebol se promove. 

12 comentários:

Fada do bosque disse...

É, sr. embaixador! deu-me gosto ter visto ontem o jogo de futebol! Realmente esta equipa trucida tudo o que lhe aparecer à frente! Uma equipa maravilhosa. Nem em tudo são maus os "PIGS"... ou lá como eles nos denominam.
Se são bons, tanto eles como nós no futebol, porque será que no resto ficamos a milhas dos outros? Talvez este filme Debtocracy
explique o porquê de muitas coisas... legendado em português, é só escolher em subtitles.

Helena Sacadura Cabral disse...

Ai! Senhor Embaixador, fico sempre siderada face à qualidade. Seja no que for. Arte, escrita, bondade, futebol. E Deus bafejou-me, porque pôs no meu caminho pessoas excepcionais!

Mário Machado disse...

Há quem defenda que não se dê o visto de entrada para Messi para a copa de 2014.

Esse argentinho é grande, verdadeiramente grande.

Unknown disse...

É um deslumbramento, ainda que me seja penoso; sou do Manchester, sou do Real Madrid, sou contra o FêCêPê, não gosto dos que vivendo nas segundas cidades atacam os que vivem nas capitais.

Mas, que jogam muito, lá isso jogam. São, também para mim, uma Laranja Mecânica no patamar acima.

Fada do bosque disse...

Sr. Henrique Antunes, ora dê lá um argumento para ser assim tão contra o FCP. Manchester, Real Madrid?! gosta mais dos estrangeiros do que dos bons clubes portugueses. A isso se chama um patriotismo fora de série. Se tivesse ido assistir à final na Irlanda,ía torcer por quem?! Seria difícil sem equipas estrangeiras...
Os meus parabéns pela sua visão cosmopolita! Nós pessoas do norte "adoramos" essa forma de pensar. É como os nossos sucessivos governos, são capazes de vender o País para ver os alemães e estadunienses a prosperar!

Unknown disse...

Sr.ª Dona Fada do Bosque

Não precisava de lhe responder, mas acho que o devo fazer.

Primeiro que tudo, cada um tem a liberdade de ter opiniões. Isso para mim já seria o suficiente. Não gosto, ponto.

Mas, deixe-me que lhe diga, minha Senhora, que o sr. Jorge Nuno Pinto da Costa (estava eu no Ministério das Finanças, como adjunto do Prof. Sousa Franco) pediu nos jornais, na rádio e na televisão a minha cabeça numa bandeja, tal como a do São João Baptista.

E só por eu, de acordo com o indicado pelo ministro, ter declarado, na minha qualidade de porta-voz do Ministério, que o sr PC lá se tinha dirigido por carta, mas que o Estado não tinha vocação para gerir estádios. Só isso.

E apesar do sr. em causa me ter chamado mentiroso e anti-portista primário, eu só dissera a verdade. Confirmado por dois secretários de Estado do MF.

Quer mais, minha Senhora? Penso que já chega. Por mim, fica encerrado o assunto. E nunca mais me esqueço que a ser émulo do Santo, a cabeça era a minha. Penso que não teria sido muito agradável.

Melhores cumprimentos

PS - Quanto a nacionalismos e quejandos, nem me pronuncio; quanto a governos e governantes, cada um pensa com a sua.

patricio branco disse...

Gostaria de ter ouvido um comentario ocasional e voluntario do mourinho, elogiando a qualidade do barsa. Mesmo sem obrigação, e já não tendo nada que ver com esta final, não lhe ficava mal.

Rui Franco disse...

Triste... torcia pelo Manchester. Uma coisa é o campeonato e a identidade Catalã; outra coisa são as competições internacionais onde, para todos os efeitos, leva tudo o mesmo "passaporte".

O Manchester foi uma desilusão...

Anónimo disse...

Pois cá em casa a claque apaixonada "berrou" os golos, triplamente como catarse aos que o Sporting não marcou...

O Messi enche-lhes todas as medidas "Qual mulher fatal desejada e conseguida"no seu contexto com coração cabeça e corpo... Que inveja...

Ai é a vida... Gostava que fosse Português, também não se pode ter tudo.

Mas o Guardiola é aliciante de Sensato... Hum... Também é pena não ser Português.

Oh!?:::

Isabel seixas

Fada do bosque disse...

Sr. Henrique Antunes... as minhas sinceras desculpas. Quem não se sente não é filho de boa gente!...
Eu é que não pensei que atribuísse a todo o clube, a culpa de um só... mesmo que esse seja o presidente.
Tem razão. lamento tê-lo feito falar no que não queria...
Os melhores cumprimentos.

Unknown disse...

Sr.ª Dona Fada do Bosque

Registei. Agradeço que me tenha respondido e respeito e aceito as suas desculpas.

O presidente é a face visível de um clube, como o são o seu treinador e os seus jogadores.

O Futebol Clube do Porto, reconheço-o tem estado a jogar muitíssimo bem; os resultados estão à vista. Mas, reafirmo: não gosto do sr. PC e também do FCP. Não se pode ter tudo...

Anónimo disse...

Aqui neste Brasil onde o futebol é rei e onde os comentadores dão 10-0 em competência e isenção a muitos que eu conheço, tive o prazer de assistir ao jogo e de ouvir os comentários.
Todos eram unânimes em colocar esta equipa do Barcelona no grupo das que fizeram a história no futebol mundial como – diziam eles – entre outros, o Real Madrid e o Benfica dos anos 60.
Laranja mecânica? Até pode ser. Mas porque será que teimamos em procurar fora quando temos melhor em casa?

JR

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...