quinta-feira, março 06, 2014

Conversas

Patrick Buisson foi conselheiro especial de Nicolas Sarkozy. Descobriu-se agora que o cavalheiro, uma figura oriunda da extrema-direita, que misteriosamente tinha caído nas boas graças do antigo presidente, gravava todas as conversas mantidas com ele. A revelação está a provocar o natural escândalo. E, uma vez mais, há dois "tempos" nesta história.

O primeiro é a atitude "de Estado", a rejeição indignada deste atentado à esfera privada, ainda por cima, de um chefe de Estado e do seu círculo íntimo. E, pelas televisões francesas, logo se viu o país político a reclamar "decência", "privacidade" e respeito pela "intimidade pessoal". E punição exemplar.

Chegou depois, mesmo logo de seguida, o segundo e espectável momento: o "voyeurisme" guloso do conteúdo das conversas, às vezes travestido de clamor pelo "interesse público", que é uma coisa que o jornalismo moderno identifica com "o interesse que temos em vender isto ao público". A ilicitude primeira do ato passa imediatamente para segundo plano, ao se deparar com comentários saborosos sobre figuras políticas, intimidades do serralho, mais aquilo que não se sabe e estará ainda para vir, no seio das centenas de horas de gravação que parece existirem.

Enfim, um "déjà vu". Nada que as escutas telefónicas que a nossa Justiça é tão useira em "preservar" não nos tenha já ensinado e que pendor coscuvilheiro de alguma imprensa a que temos direito nos não tenha também já ensinado. Porque, como diria o grande Eça, "Portugal é a França traduzida em calão".

8 comentários:

Rui C.Marques disse...

Caro Francisco ,
Retenho : " Interesse público , que é uma coisa que o jornalismo moderno identifica com " o interesse que temos em vender isto ao público".
E assim nos vamos perdendo em interesses públicos.E onde o interesse público ? E o que é que se faz do e para o interesse público ?
O abraço de sempre.

Isabel Seixas disse...

Quem revela as conversas dos outros à má fé deveria ver as suas intimidades (conversas intimas incluídas) reveladas, no mínimo, claro.

Subscrevo o post.

Anónimo disse...

O "interesse público" é sinónimo de inveja e maldade para obter fins obscuros, normalmente políticos com o ego "inchado".

Alexandre

Defreitas disse...

Habitualmente são os grandes que espionam os pequenos! Um monarquista espiona a República. Buisson, um maurrassiano detestava a Republica. O Pai era um "Camelot du Roi". Mas que Sarkozy convide um tal espécimen para conselheiro do Presidente! O famoso inspirador da grande viragem à direita! Para ir ceifar nas terras de Le Pen. Quem janta com o diabo precisa duma grande colher! Mas também prova que a direita não conhece exactamente os limites da ....direita. A promiscuidade é grande nestes últimos tempos. A caça aos lugares, às benesses da Republica, autoriza tudo. Mas também é verdade que a imprensa, as duas orelhas bem estendidas para captar todas as vulgaridades venenosas ou miseráveis, e se possível algum escândalo mesmo delicado para a segurança nacional, a imprensa o que quer é vender ! Mesmo produtos mal cheirosos!
L'homme n'est ni bon ni méchant, il naît avec des instincts et des aptitudes.
Balzac (Honoré de)

Anónimo disse...

Recordem-me: quem era o PR e PM portugueses que se gravavam mutuamente e que o cartoonista Cid retratava?

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Anonimo das 20.34: Ramalho Eanes e Pinto Balsemão.

Anónimo disse...

Estas conversas do Sarkozy, registadas a coração aberto, são conversas muito esquisitas. O agente da primeira confiança do Sarkozy é um agente muito esquisito.
É uma vergonha vergonhosa. Mas é bem feito, como dizem os adolescentes. É bem feito! O Sarkozy tinha meios para saber de onde aquele agente vinha quando o chamou para trabalhar junto de si como conselheiro previlegiado, se faz favor...
Talvez pensasse que a gente vinda daquelas áreas pode evoluir para o bem... Então agora que se arrependa.
Tradicionalmente, na familia politica do Sarkozy, ninguém se atrevia a "brincar" com aquela gente até com medo de "perder a Alma". O Presidente pensava que não havia qualquer perigo a namorar com fascistas quando se tem certezas adquiridas. A verdade é que não se pode brincar com pessoas daquela índole...
É verdade que quem nunca jogou nunca perdeu nem ganhou. O Sarkozy jogou, se aquilo era um jogo, e ganhou! Ganhou ou perdeu. É bem feito.
José Barros

Anónimo disse...

consta que eanes também gravava as conversas com soares porque deixou de confiar na sua palavra.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...