sábado, março 01, 2014

As idades da diplomacia

Ontem, o meu querido amigo Mário Vilalva, sem a menor dúvida um dos grandes embaixadores do Brasil e um dos melhores que o seu país desde sempre deslocou para Lisboa, contou-me uma deliciosa definição dos três tempos dos diplomatas no estrangeiro.

Assim, um jovem diplomata, acabado de chegar a um posto, quase sempre procura conhecer as melhores discotecas e locais de convívio da gente mais nova. Com os anos, chegado o período intermédio da sua carreira, ao tempo de conselheiro, o diplomata tem como preocupação fundamental coletar a lista dos melhores restaurantes. Um dia, passa a embaixador. Chegado ao seu posto, que lista procurará estabelecer, em prioridade? A dos melhores médicos locais!

A brincar, a brincar, as coisas são mais ou menos assim. No meu caso, cuidei em nunca abandonar os meus vícios de conselheiro...

7 comentários:

patricio branco disse...

a lista dos restaurantes locais e a experiencia das gastronomias locais, dos vinhos, rituais, etc.
em roma sê romano, pois...

Anónimo disse...

Para a história dos candidatos à presidência da Comissão: esta manhã em Bxl Helle Thorning-Schdmidt é o nome em quem se aposta. O trabalho dos jornais portugueses sobre os candidatos portugueses PPE é comme d'habitude amador e mal informado. Dizem que está em risco a eleição do oitavo candidato ao Parlamento europeu. Errado. O PPE (PSD+CDS) não têm a menor chance de eleger um oitavo deputado. Com a redução do número de deputados atribuídos a Portugal o PPE conseguiria, quando muito, eleger na melhor das hipóteses, sete. Como estão em baixa é mais razoável postular a eleição entre quatro e seis. Espera-se sobretudo que não seja incluída Teresa Leal Coelho que com o estilo arruaceiro só faria perder votos. Graça Carvalho, Berta Cabral são indiscutivelmente seguras mais pacíficas e consensuais.

opjj disse...

Tb gostaria de ter feito estas colecções, mas o ditado mente- O Sol nasce para todos?
Fez-me lembrar as palavras há anos de um Juíz, sobre alguém que censurava o seu salário.
Alguém o impede de ter o meu salário?
Tb um parente meu perante o Pai, censurava o irmão porque era rico. O Pai respondeu-lhe, quem te impede de seres rico!
Cumprimentos

Isabel Seixas disse...

Perspetiva interessante, até bem excitante na sua primeira fase, aliás extensiva a qualquer profissional nómada excetuando os jogadores de futebol que não passam da primeira(sortudos)...

Agora, valha-me o 25 de abril, o Seu amigo senhor embaixador como qualquer outro deveria ser aconselhado na sua terceira fase a conhecer Também, os recursos de Enfermagem, da sua área de influência diplomática, não nego que é importante de facto, apresentar a lista de doenças, até como mote, quando já escasseiam aventuras mais picantes em conversas com os amigos:

_ Ai a minha próstata, detestei fazer o exame...

_ Eu cá necessito do azulinho, mas é uma maravilha, hum... Mantive a performance aliás acho que até melhorei ...?!

-Eu tenho diabetes agora,,,
(Olhe não larpasse tanto que não há diabetes tipo II nas populações subnutridas...)

-Eu fiz um enfarte
(o mais in na hierarquia)

-Eu fiz um ACIDENTE VASCULAR CAREBRAL(AVC) mas recuperei agora tenho uma dieta rigorosa e não posso comer carne de porco(a)

-Eu tenho a tensão muito alta, como tudo sem sal...
(Tadito deste)

Agora imagine estes senhores todos, brilhantes servidores do País, sem direito a ser tratados para além da sua doença, é transversal a todos a necessidade de educação para a saúde, orientação para tomar os medicamentos, a audição interessada das suas apreensões e respetiva orientação para diminuir a ansiedade, os períodos de repouso e relaxamento em conformidade com o seu estilo de vida e limitação... como diria o nosso amigo Patrício Branco etc etc...Além do imaginário que a maioria das enfermeiras suscita , que aliás deveria ter uma taxa moderadora ...

Agora, Senhor Embaixador, o Sr. foi logo posicionar-se na fase Inócua...Credo , nem parece Seu...

PS-Como gostaria que a minha velha amiga idónea na análise destes assuntos se pronunciasse...

Isabel Seixas disse...

Caro opjj, além dessa resposta oportuna do quem te impede , por cá dizemos :

-Olha estudasses...

Anónimo disse...

E é melhor continuar pelos "vícios de conselheiro"... É mais saudável!

Isabel BP

Anónimo disse...

Nem uma foto (de um restaurante) para ilustrar estas palavras? Estamos mal.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...