sábado, 1 de março de 2014

As idades da diplomacia

Ontem, o meu querido amigo Mário Vilalva, sem a menor dúvida um dos grandes embaixadores do Brasil e um dos melhores que o seu país desde sempre deslocou para Lisboa, contou-me uma deliciosa definição dos três tempos dos diplomatas no estrangeiro.

Assim, um jovem diplomata, acabado de chegar a um posto, quase sempre procura conhecer as melhores discotecas e locais de convívio da gente mais nova. Com os anos, chegado o período intermédio da sua carreira, ao tempo de conselheiro, o diplomata tem como preocupação fundamental coletar a lista dos melhores restaurantes. Um dia, passa a embaixador. Chegado ao seu posto, que lista procurará estabelecer, em prioridade? A dos melhores médicos locais!

A brincar, a brincar, as coisas são mais ou menos assim. No meu caso, cuidei em nunca abandonar os meus vícios de conselheiro...

7 comentários:

patricio branco disse...

a lista dos restaurantes locais e a experiencia das gastronomias locais, dos vinhos, rituais, etc.
em roma sê romano, pois...

Anónimo disse...

Para a história dos candidatos à presidência da Comissão: esta manhã em Bxl Helle Thorning-Schdmidt é o nome em quem se aposta. O trabalho dos jornais portugueses sobre os candidatos portugueses PPE é comme d'habitude amador e mal informado. Dizem que está em risco a eleição do oitavo candidato ao Parlamento europeu. Errado. O PPE (PSD+CDS) não têm a menor chance de eleger um oitavo deputado. Com a redução do número de deputados atribuídos a Portugal o PPE conseguiria, quando muito, eleger na melhor das hipóteses, sete. Como estão em baixa é mais razoável postular a eleição entre quatro e seis. Espera-se sobretudo que não seja incluída Teresa Leal Coelho que com o estilo arruaceiro só faria perder votos. Graça Carvalho, Berta Cabral são indiscutivelmente seguras mais pacíficas e consensuais.

opjj disse...

Tb gostaria de ter feito estas colecções, mas o ditado mente- O Sol nasce para todos?
Fez-me lembrar as palavras há anos de um Juíz, sobre alguém que censurava o seu salário.
Alguém o impede de ter o meu salário?
Tb um parente meu perante o Pai, censurava o irmão porque era rico. O Pai respondeu-lhe, quem te impede de seres rico!
Cumprimentos

Isabel Seixas disse...

Perspetiva interessante, até bem excitante na sua primeira fase, aliás extensiva a qualquer profissional nómada excetuando os jogadores de futebol que não passam da primeira(sortudos)...

Agora, valha-me o 25 de abril, o Seu amigo senhor embaixador como qualquer outro deveria ser aconselhado na sua terceira fase a conhecer Também, os recursos de Enfermagem, da sua área de influência diplomática, não nego que é importante de facto, apresentar a lista de doenças, até como mote, quando já escasseiam aventuras mais picantes em conversas com os amigos:

_ Ai a minha próstata, detestei fazer o exame...

_ Eu cá necessito do azulinho, mas é uma maravilha, hum... Mantive a performance aliás acho que até melhorei ...?!

-Eu tenho diabetes agora,,,
(Olhe não larpasse tanto que não há diabetes tipo II nas populações subnutridas...)

-Eu fiz um enfarte
(o mais in na hierarquia)

-Eu fiz um ACIDENTE VASCULAR CAREBRAL(AVC) mas recuperei agora tenho uma dieta rigorosa e não posso comer carne de porco(a)

-Eu tenho a tensão muito alta, como tudo sem sal...
(Tadito deste)

Agora imagine estes senhores todos, brilhantes servidores do País, sem direito a ser tratados para além da sua doença, é transversal a todos a necessidade de educação para a saúde, orientação para tomar os medicamentos, a audição interessada das suas apreensões e respetiva orientação para diminuir a ansiedade, os períodos de repouso e relaxamento em conformidade com o seu estilo de vida e limitação... como diria o nosso amigo Patrício Branco etc etc...Além do imaginário que a maioria das enfermeiras suscita , que aliás deveria ter uma taxa moderadora ...

Agora, Senhor Embaixador, o Sr. foi logo posicionar-se na fase Inócua...Credo , nem parece Seu...

PS-Como gostaria que a minha velha amiga idónea na análise destes assuntos se pronunciasse...

Isabel Seixas disse...

Caro opjj, além dessa resposta oportuna do quem te impede , por cá dizemos :

-Olha estudasses...

Anónimo disse...

E é melhor continuar pelos "vícios de conselheiro"... É mais saudável!

Isabel BP

Anónimo disse...

Nem uma foto (de um restaurante) para ilustrar estas palavras? Estamos mal.