domingo, janeiro 12, 2014

Gastronomia

O excelente blogue de gastronomia "Mesa Marcada" anunciará, no próximo dia 20 de janeiro, os nomes dos "10 restaurantes e chefes preferidos de 2013". Tive o privilégio e o gosto de integrar o júri desses prémios mas, infelizmente, vou estar fora do país na data dessa cerimónia.

Nessa semana, estarei em Paris, onde, no dia 22, farei parte com José Bento dos Santos, uma figura sem par no nosso país no que à gastronomia diz respeito, da "representação" portuguesa numa "session de travail" da "Académie des Psychologues du Goût", uma renomada confraria gastronómica, criada em 1922, de que ambos somos membros há vários anos.

14 comentários:

Isabel Seixas disse...

Com tão tão bom paladar
é um desperdício
não passar a cozinhar
e deixar-nos a provar
tão saudável vício...

Anónimo disse...

A ler,

"Confraria Gastronômica do Barão de Gourmandise®

É pra se comer bastante esta idéia de combinar gastronomia, cultura e história unidas num lugar acessível. Principalmente numa época onde as pessoas se entopem de gorduras trangénicas e não alimentam a alma. Sabendo que o homem não nasce da fome, mas do apetite. Convido a conjugar o verbo comer em todas as suas possibilidades. Um brinde a você por estar aqui! "

Alexandre

Anónimo disse...

Eu cá não sou de invejas, mas acho que o Senhor Embaixador é uma pessoa bem feliz. Como seu leitor regular isso nota-se em todos aspectos da sua vida que soube construir à medida dos seus gostos e dos seus interesses. Em alguns comentários nota-se que a sua felicidade irrita muita gente. Mas não mude. Seja autentico como tem sido

margarida disse...

E aquela ideia da dieta? Ou cede ao 'deliciosamente-rechonchudo-e- mai'nada!' ? ;)

Defreitas disse...

Há já uns anos que assisto ao "mercado" das trufas , num domingo de manha, na comuna de Richerenche, que se situa próximo de Orange, em Provence. Este "mercado" é organizado todos os anos e no fim do mercado, quando todas as trufas desapareceram nas malas dos automóveis (muitos clientes são os restaurantes prestigiosos do sul) há uma missa na igreja próxima ,onde os vendedores das trufas, que fazem sempre bons negócios , oferecem um presente ao pároco, no fim da missa : A mais bela trufa da reserva!

Eu compro sempre mais ou menos 100 gramas (uma trufa !) que guardo conscienciosamente num frasquinho em vidro, ou junto com os ovos, para fazer umas omeletas ou "oeufs brouillés" ! O preço médio é de 400/500 euros /kg. Compro sempre as minhas trufas a jovens estudantes , que as vendem para"financiar" os estudos.

O espectáculo por volta das 10 horas da manha é cómico. Dezenas de automóveis com a mala aberta, e não se vê uma cabeça de fora, porque estão todas dentro das malas, com o nariz nos sacos de papel a absorver o" perfume" das trufas! A análise do produto é importante! São dezenas de corpos debruçados nas malas dos carros, alguns saindo de lá com dores nas costas! Nesse dia, os restaurantes da região servem bons almoços à base de trufas.


Imagino facilmente os Membros da Académie des Psychologues du Goût , num restaurante parisiense eleito para a "festa", mergulhados nos pratos, curvados longamente até ao ah! final. Gostaria de ouvir os comentários, da ementa e dos vinhos, porque não há festim sem critica. E isto de "casar" os vinhos com o que se come tem algo que se lhe diga! Basta ler Rabelais!

E se há um molhinho bem confeccionado, com aquela arte francesa reconhecida, tenho a certeza que haverá também o espectáculo daqueles que esquecem por alguns momentos as boas maneiras e rapam o fundo do prato com bocados de pão, para não perderem uma gota do precioso néctar ou mesmo, que vão lamber os dedos sem vergonha, Alguns fechando os olhos em êxtase.

opjj disse...

Advertência. "No melhor pano cai uma nódoa".
Há uns bons anos, fui almoçar a um bem badalado e frequentado restaurante de luxo.
Tive duas surpresas.Na 1ªsurpresa precisei duma informação de um quadro das Finanças de quem eu tinha sido colega. A meu convite fomos almoçar e não é que chegada a sopa, este meu ex-colega enfiou uma taça de vinho tinto nela!
2ª Surpresa- Ao levantar o pão do pratinho, não é que debaixo do pão dormitava um granjola cabelo preto!
Fui ingénuo, não chamei à atenção do facto.
Claro, idas a este "restaurante de luxo" findaram.
V.Exª. já lá tem ido, certamente tem sido mais felizardo.
Cumprimentos
opjj

Anónimo disse...

Psicólogos do gosto. Estou nessa.

Tudo é físico.

Como psicólogo que sou, comportamentalista, tenho pena de não estar presente.

Silva.

margarida disse...

"tudo é físico"? Tudo é mental. Pavlov explica.

Anónimo disse...

O que Pavlov explica é exatamente o que é um reflexo condicionado.

Um ato físico, com saliva e tudo.

Não há cemitérios/crematórios de mentes, mas sim de corpos. As mentes vão logo para o Céu.

Siva.

Anónimo disse...

"Session de travail"? Mas que lata!
E a sesta pós-prandial será a
"session de récupération"?
La vie est belle, Excellence, é pena que só para alguns...

Francisco Seixas da Costa disse...

Caro Anónimo das 23.38: tem toda a razão.

margarida disse...

"céu"?! ó deuses, um psicólogo crente é refrescante...
E mantenho: a coisa é mental. Ponto final.

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

Também fiz parte do Juri, mas ao contrário do Senhor Embaixador vou lá estar. Tenho pena que falte pois seria uma oportunidade para nos encontrarmos.

Anónimo disse...

Quanto ao Céu, era meramente um toque de humor.
No que concerne à mente tudo se resume à conotação semântica dada ao termo.
Ponto finalíssimo.

Silva.

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...