quinta-feira, junho 27, 2013

Mandela

É muito raro encontrar uma unanimidade tão positiva e tão sincera. Nelson Mandela é das poucas pessoas que concitou esse sentimento global. Nunca lhe poderemos agradecer suficientemente a tolerância de que deu provas, a fantástica lição que esse homem, que esteve preso durante 27 anos, que combateu em forçado silêncio um dos mais odiosos regimes do mundo, nos conseguiu transmitir.

Não tenho heróis. Mas reconheço que Mandela é um herói. Aquele sorriso bom vai fazer falta ao mundo.

7 comentários:

Anónimo disse...

Conhecem-se as razōes pelas quais Mandela passou 27 anos na Prisão. O que não se compreende é como foi possivel aos países democráticos deixarem passar tanto tempo sem uma condenação forte e eficaz do apartheid.
Duvido que fosse para forjar nele um dos homens de primeira craveira, senão o maior, do entre estes dois séculos.
José Barros

Anónimo disse...

Plenamente de acordo com a sua apreciação, Sr. Embaixador. É uma figura que, a nível mundial, nos últimos tempos, se conta pelos dedos da mão.

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

O que mais admiro em Nelson Mandela é a sua capacidade de perdoar. Perdoou e depois em conjunto com os perseguidores fundou um País novo.

São disse...

Para mim, o mais admirável é ter conseguido não retaliar e construir uma nação sem banhos de sangue.

Espero que não lhe prolonguem a vida inutilmente.

Saudações

patricio branco disse...

só um homem da dimensão moral, humana e politica como ele poderia levar adiante a transição da forma como foi, nada do que sucedeu em angola e moçambique ali se passou, uma das poucas comissões da verdade e reconciliação que funcionou bem e de acordo com a sua finalidade, uma vida cheia, um homem que tem assegurado o seu lugar na historia...

Isabel Seixas disse...

Subscrevo.

Anónimo disse...

Como perdoaram a tantos e tantos madeirenses que por ignorância e falta de preparação académica e cívica, para lá foram fazer papéis pouco dignos socialmente, só tenho que me curvar como madeirense que sou, e pedir desculpa por tudo. Aquele sorriso de Mandela salvou muita gente depois da queda do apartheid. Aquele sorriso...

Maduro e a democracia

Ver aqui .