terça-feira, junho 07, 2011

Os blogues da política

Os últimos anos viram florescer, na blogosfera portuguesa, aquilo que poderíamos designar como "os blogues da política".

Trata-se de tribunas onde o poder político vigente foi, nos últimos anos, regularmente zurzido, às vezes sem dó nem piedade, ou, numa lateralização ideológica contrária, onde ele foi defendido, com maior ou menor vigor, convicção ou até zelo oficioso.

Diga-se que, em ambos os casos, a blogosfera revelou frequentemente muito boa escrita, o que não nos deve admirar, por frequentemente se tratar de profissionais da comunicação social que, voluntária ou involuntariamente, acabaram por fazer inesperados "outings" nesta guerra de afetos políticos.

Como agora o mundo político se inverteu, vai ser muito interessante observar o modo como essas plataformas de opinião irão evoluir. E, em especial, curioso será verificar se o respetivo mercado de leitores virá a ser afetado, agora que "les jeux sont faits". 

8 comentários:

Anónimo disse...

Considero a blogosfera mais interessante do que a comunicação, por exemplo, através das redes sociais;
Acompanho com regularidade alguns blogues de referência como é o caso do "duas ou três coisas" e também eu tenho a curiosidade muito actual sobre eventuais reposicionamentos de alguns conteúdos e posições conhecidas!...

Vai ser bom de ver!...

João Queiroga

Ana Paula Fitas disse...

Carissimo Amigo,
Partilhando o interesse, faço, naturalmente!, link... e agradeço.
Um grande abraço.

Anónimo disse...

Dá que pensar...

E quando os "sempre"... Eu?!Faria melhor obviamente, se vêem a braços com a gestão do poder, a tomada de decisão pura e dura, em tempos de vacas ambivalentes e anoréticas...

Eu terei muito gosto em felicitá-los mais ainda em admirá-los pelo exercício da equidade, da renúncia aos seus suplementos a bem e à justiça dos que nada têm...

Aguardemos então...
Com confiança,Claro.
Isabel Seixas

Helena Sacadura Cabral disse...

Acha mesmo, Senhor Embaixador, que "leux sont faits"?!
Ou será antes " acabou um certo jogo"?
Pensa, acredita que Sócrates sai da política? Olhe que não.
Já se perfilam dois futuros candidatos a PR. Entre os dois que o Diabo escolha...

Francisco Seixas da Costa disse...

Cara Dra. Helena Sacadura Cabral: acho que, em prioridade, temos de cuidar dos dias de hoje. Sabe-se lá onde estaremos em 2016!

PS - posso dar-lhe os parabéns?

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

"PS - posso dar-lhe os parabéns?"

Senhor Embaixador,

Por um lado pode, e pelo outro não. Mas é assim mesmo a democracia.

Jose Tomaz Mello Breyner disse...

"Já se perfilam dois futuros candidatos a PR. Entre os dois que o Diabo escolha.."

É por isso mesmo que eu sou Monárquico Dra Helena.

Cícero Catilinária disse...

Tu quoque Helena? Até quando continuará o fantasma do "aleivoso" a atormentar as vossas almas? Quousque tandem? Almas vossas que passam, todavia alegremente, por outros fantasmas que não vedes ou ignorais, talvez por vogarem nas profundezas uns, correrem entre arvoredos outros, outros ainda gozando lá longe, por belos e tropicais arquipélagos, o produto de seus... labores.
Deo gratias, que de entre tantos fantasmas apenas um atormente vossas almas.
Quousque tandem?

Os borregos

Pierre Bourguignon foi, ao tempo em que eu era embaixador em França, um dos grandes amigos de Portugal. Deputado à Assembleia Nacional franc...