Há pouco, dei conta de uma conversa, entre quatro pessoas, na Rádio Observador, sobre tema em epígrafe. Foram 40 minutos de diálogo, um tanto a reboque de a Sapo ter anunciado que vai acabar com a plataforma em que hospedava blogues. Quem tiver paciência, pode ouvir aqui.
Achei graça à troca de opiniões e à avaliação feita ao papel que os blogues desempenharam no início deste século. Foi curiosa a observação de que o Bloco de Esquerda terá sido potenciado pela blogosfera, mas igualmente a nota de que os blogues foram relevantes na discussão pública sobre a questão do aborto.
A conclusão a que a conversa chegou foi a de que os blogues de opinião passaram definitivamente de moda. Falou-se da transferência do debate para o Facebook, da explosão das redes sociais como lugar de confronto - do Twitter/X, do Threads, do peso da imagem com o Instagram, etc. Mas, curiosamente, ninguém falou do Mastodon ou do Bluesky.
A conversa assentou muito nos blogues coletivos e menos nos "lobos solitários", como é o caso deste "Duas ou Três Coisas". Com razão: os primeiros tiveram muito mais importância e influência. O modelo que utilizo, assinando textos com o nome por baixo, acaba por ser uma espécie de coluna de opinião, muito presa à permanência do autor no espaço público e àqueles que têm paciência de irem lendo o que escreve.
Os blogues morreram? Nem todos, como aqui se prova, mas a sua popularidade decaiu imenso. Resistirão?

Sem comentários:
Enviar um comentário