Seguidores

Se quiser ser informado sobre os novos textos publicados no blogue, coloque o seu email

sexta-feira, janeiro 23, 2026

"Porque morreram os blogues"


Há pouco, dei conta de uma conversa, entre quatro pessoas, na Rádio Observador, sobre tema em epígrafe. Foram 40 minutos de diálogo, um tanto a reboque de a Sapo ter anunciado que vai acabar com a plataforma em que hospedava blogues. Quem tiver paciência, pode ouvir aqui.

Achei graça à troca de opiniões e à avaliação feita ao papel que os blogues desempenharam no início deste século. Foi curiosa a observação de que o Bloco de Esquerda terá sido potenciado pela blogosfera, mas igualmente a nota de que os blogues foram relevantes na discussão pública sobre a questão do aborto. 

A conclusão a que a conversa chegou foi a de que os blogues de opinião passaram definitivamente de moda. Falou-se da transferência do debate para o Facebook, da explosão das redes sociais como lugar de confronto - do Twitter/X, do Threads, do peso da imagem com o Instagram, etc. Mas, curiosamente, ninguém falou do Mastodon ou do Bluesky.

A conversa assentou muito nos blogues coletivos e menos nos "lobos solitários", como é o caso deste "Duas ou Três Coisas". Com razão: os primeiros tiveram muito mais importância e influência. O modelo que utilizo, assinando textos com o nome por baixo, acaba por ser uma espécie de coluna de opinião, muito presa à permanência do autor no espaço público e àqueles que têm paciência de irem lendo o que escreve. 

Os blogues morreram? Nem todos, como aqui se prova, mas a sua popularidade decaiu imenso. Resistirão?

Sem comentários:

"Porque morreram os blogues"

Há pouco, dei conta de uma conversa, entre quatro pessoas, na Rádio Observador, sobre tema em epígrafe. Foram 40 minutos de diálogo, um tant...