quarta-feira, dezembro 14, 2016

Petróleo & etc


O governo cancelou duas concessões de prospeção e exploração costeira de petróleo, alegando razões diversas. Manteve outras duas, mas fica no ar a ideia de que não tem, pelo tema, um apreço por aí além.

Sem prejuízo da necessidade de se preservar uma forte exigência no tocante aos critérios ambientais, espero que o Estado assuma que, no tocante aos recursos necessários para sustentar, no futuro, a nossa dependência energética, vivemos numa permanente navegação à vista, pelo que nenhuma opção é de excluir, em definitivo. Repito, nenhuma.

É muito fácil e popular sustentar opções demagógicas neste domínio, baseadas no clássico "nimby" ("not in my backyard"). Mais difícil, contudo, é ter soluções realistas, suscetíveis de apoiarem o crescimento do país, produzindo riqueza e bem estar.

8 comentários:

Ferreira da Silva / Maia, Portugal disse...

Caro Sr Embaixador,

Julgo que a opinião que expressa é a avisada.
Os Espanhóis têm explorações no golfo de Cádis que, ao estarem tão junto das nossas águas e praias algarvias, comportam em si os mesmos riscos.

No caso português, e para além do "NIMBY" que refere, será que estamos perante um "NIMET" ( Not In My Electoral Term ) ?

Anónimo disse...

De acordo. Temos muito a mania de ir atrás de modas, esquecendo que a maioria dos países fazem o contrário "disfarçadamente" como os nossos vizinhos espanhóis.

Anónimo disse...

Não é bem assim.
"Há petróleo no Beato" é bem capaz de ser mais popular (ou populista) do que jovens a empunharem cartazes ecologistas (ou moralistas, segundo as novas definições).

Anónimo disse...

O outro vai dizer que, se descobrirmos petróleo, os americanos invadem o Algarve.

Anónimo disse...

LP os ignorantes continuam a expressar o que agrada aos popularuchos da geringonça.
Quando chegar novo resgate mandam imprimir notas em folhas de figueira

Anónimo disse...

Bem, agora que os bancos foram parar a mãos estrangeiras, os "ladrões"; perdão alguns "empresários" cá do sitio já querem ver se descobrem petróleo. Os Bancos já foram, o sangue parece que também já está a ir, a propósito embaixador, não sai nenhum post desta matéria do sangue? será melhor não, porque se podem levantar outras lebres e outros nomes.

Anónimo disse...

Entretanto.....

"A moeda única europeia está a deslizar mais de 1%, tendo recuado para valores de 2002. A queda do euro está associada à subida de juros da Fed e às perspectivas de novos aumentos."

Anónimo disse...

etc, sangue e derivados....diz-me com quem andas e dirte-ei quem josés...

A Europa de que eles gostam

Ora aqui está um conselho do patusco do Musk que, se bem os conheço, vai encontrar apoio nuns maluquinhos raivosos que também temos por cá. ...