segunda-feira, fevereiro 09, 2015

A sinfonia europeia


Se estiverem com atenção, nos discursos dos dirigentes gregos que por estes dias se ouvem, surge por vezes a palavra "sinfonia". 

Aprendi nas negociações europeias: em grego, a sonoridade "sinfonia" significa "acordo".

Heverá uma sinfonia europeia? 

6 comentários:

Anónimo disse...

Devia ser a nona sinfonia de Beethoven, com a Ode à Alegria, sentimento que, por mais imaginativo que eu seja, não consigo encontrar hoje em lado nenhum, a começar por Portugal.
JPGarcia

Anónimo disse...

Com o Governo grego a utilizar plenamente a demagogia não haverá certamente o acordo que os novos senhores de Atenas esperavam.
A Grécia deve primeiro concluir algumas reformas básicas, nomeadamente a fiscal e não readmitir funcionários públicos que são desnecessãrios..

Luís Lavoura disse...

Pelo contrário, a Europa está de ano para ano menos sinfónica.
Desde a crise que cada país só pensa em safar os seus bancos e os seus cidadão, e os outros que se lixem.

patricio branco disse...

até agora, a orquestra europeia não fez mais que afinar os instrumentos, o que é sempre para o espectador um momento de desordem e individualismo sonoros antes do inicio do concerto sinfónico.
pode ser que se chegue à harmonia duma sinfonia, mesmo que não seja obra prima.
uma coisa é certa, se o concerto não for adiante, que sucederá politicamente na grécia? agora votou syrisa, em quem votará a seguir, ou em que se transformará o syrisa, um partido correctíssimo por enquanto?
esse elemento, o futuro político da grécia, tem de ser pesado pela europa de merckel e doutros.

Anónimo disse...

Lido por aí:

"Ainda bem que há quem entenda que hoje em dia defender a Rússia não significa qualquer saudosismo da União Soviética e sim o contrário, na união soviética vivemos nós, rodeados de corruptos e oligarcas assumidos, que fizeram fortuna as custas do estado."

Anónimo disse...

Sinfonia! Lá haver há... mas o sistema auditivo não deverá funcionar bem...

Fora da História

Seria melhor um governo constituído por alguns nomes que foram aventados nos últimos dias mas que, afinal, acabaram por não integrar as esco...