sexta-feira, janeiro 06, 2012

Politicamente correto

Ontem falou-se aqui de um neologismo do politicamente correto. Hoje conto duas histórias que andam por lá perto.

Há muitos anos, na embaixada em Luanda, confrontei-me com um funcionário que se recusava a fazer entrega de documentos entre os gabinetes, porque tinha deixado de ser "contínuo" e fora reclassificado como "operador de reprografia de 2ª classe". Perguntei-lhe então o que é que ele achava que deveria ser a sua atividade: "tirar fotocópias", respondeu-me. Não me contive: "Eu, se precisar de fotocópias, nunca lhe pediria a si. É que se é de 2ª classe, só deve tirar más fotocópias. Se tirasse boas fotocópias, era de 1ª classe...". 

Um dia, nos Estados Unidos, deixei dois americanos, brancos, um tanto chocados. A propósito de um empregado negro que passava, um deles utilizou, para o designar, o tradicional termo "afro-american". Não resisti e perguntei-lhes: "Digam-me um coisa: como é que eu os designo a vocês? Julgo que o termo WASP (white anglo-saxon protestant) é inconveniente. Posso chamar-lhes "euro-americans"? Não sei porquê, mas fiquei com a sensação de que não apreciaram... 

18 comentários:

gherkin disse...

Muito boa e bem aplicada!

Anónimo disse...

Ora, aí está algo que eu também já disse. E a coisa ainda se pode complicar mais se o branco tiver origem, por exemplo, no Iraque.

É asian-american, euro-american, ou eurasian-american? Branco é, quase de certeza!

Unknown disse...

Essa do euro-americanos é fenomenal, Sr. Embaixador.

Anónimo disse...

Ah ah ah ah!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fada do bosque disse...

ahahahahah!!! Bem dito! Foi a matar! :))

Catinga... apaixonou-se? :))

Anónimo disse...

Cara Fada,

Tenho andado a beber as prendas de Natal. Um dia destes passa...

Anónimo disse...

A velha senhora diz que dedica as 'quadrilhinhas' á suas 'jovens amigas Fada do bosque e Julia Macias-Valet':

sim, ó fada, apaixonou-se
o seu amigo catin-
ga. e, rei dos cons que não fosse,
apaixonou-se por mim...

'algo que eu também já disse'
diz-nos sua majestade.
'o embaixador faz copiice'
é que nos diz na verdade.

Anónimo disse...

O 1º caso não está contado até ao fim, Sr. Embaixador. Continuou o continuo a tirar fotocópias (black and white), continuou a ser continuo ou…?

No 2º caso, o Sr. Embaixador concluiu pelo incómodo dos yankees mas, parece-me, que as conclusões são interessantes para o "politicamente correto" em ambos.

Nuno Guedes disse...

Aqui há uns anos perguntaram a um famoso (muito famoso) jogador internacional de futebol português qual era a sua profissão antes de ser futebolista.
- Estofador de 2ª - respondeu
- e então, se não fosse futebolista que gostaria de ter sido?
- Estofador de 1ª - respondeu o jogador

Claro, tem que se começar por algum lado!

Fada do bosque disse...

Caro Catinga,

Quando acabar com as prendas e a ressaca tiver passado, espero que o seu avatar volte áquela doninha impertigada de nariz no ar! já disse e volto a dizer que está espectacular... e depois como o Catinga é um contestatário... não lhe podia ficar melhor a expressão desafiadora! :))

Realmente esse, só pode ser consequência dos presentes... :)

Unknown disse...

Contaram-me já há uns bons anos que o famoso Ray Charles quando se preparava para actuar num determinado teatro ouviu alguém comentar... coitadinho, felizmente não se pode ver ao espelho; além de cego é... preto.

Ele, orientando-se pela voz, voltou-se para o autor do comentário: God bless you.

Anónimo disse...

Senhor Embaixador, não faça pouco das profissões subalternas. Não fica bem a uma sensibilidade democrática como a de Vossa Excelência. Cada fotocópia custa o suor, o sangue e as lágrimas de um pobre operador de reprografia, debruçado horas sem fim sobre a máquina infernal que lhe consome a saúde e a vida.

Respeitosamente

a) Feliciano da Mata

Anónimo disse...

Senhor Embaixador, não faça pouco das profissões subalternas. Não fica bem a uma sensibilidade democrática como a de Vossa Excelência. Cada fotocópia custa o suor, o sangue e as lágrimas de um pobre operador de reprografia, debruçado horas sem fim sobre a máquina infernal que lhe consome a saúde e a vida.

Respeitosamente

a) Feliciano da Mata

Anónimo disse...

C'est cochon comme tout, la réprogaphie!

a) Dodo la Saumure

Anónimo disse...

Há também aquela de um nosso comum e querido amigo e colega, que, aquando da promoção de conselheiro a ministro, recebeu os parabéns calorosos de alguém que o julgou futuro membro do governo e quis saber:
- Ministro de quê?
- De segunda, meu caro, de segunda! - respondeu ele, com uma gargalhada.

Um grande abraço e votos de pronto restabelecimento.
FG

EGR disse...

Senhor Embaixador:nestes tempos cinzentos é bom ler histórias bem humoradas.
Sempre nos dá uma ajuda.

Julia Macias-Valet disse...

Carissima Velha Senhora...

Agradeço a sua amabilidade em me dedicar as suas 'quadrilhinhas' mas desta vez a minha boca nao se abriu !

Anónimo disse...

Esta faz-me lembrar a das "pessoas de cor". como se os brancos não tivessem cor, fossem assim como que transparentes....

Ainda Caminha

Foi um par de horas de conversa, na tarde de sábado, na Biblioteca Municipal de Caminha, tendo como anfitriã a vereadora da Educação, dra. L...